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Apple enfrenta obstáculos em movimento para impulsionar a produção na Índia – 🌎 Radar Global

Desafios da Apple na Índia, Tesla ajusta preços pela quarta vez nos EUA e ambições chinesas no e-commerce americano.

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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem levemente positivas (EUA +0,2% e Europa +0,5%) enquanto investidores aguardam os dados da inflação ao consumidor (CPI) nos EUA. O consenso do Dow Jones espera uma variação anual de 6,2% no índice de preços e, caso a inflação venha acima do esperado, a narrativa de um possível “soft landing” pode perder força. Na Europa, o destaque ficará por conta da prévia do PIB da Zona do Euro. Analistas esperam que a região será capaz de crescer 0,1% vs. o trimestre anterior e seguir escapando, por pouco, de uma recessão. Na China, o índice de Hang Seng (-0,2%) encerra em leve baixa, com o tom ainda cauteloso do mercado devido às tensões geopolíticas.

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EMPRESAS

Apple enfrenta obstáculos em movimento para impulsionar a produção na Índia

A Apple está enfrentando desafios enquanto tenta aumentar a produção na Índia, informou o Financial Times na terça-feira, citando pessoas familiarizadas com as operações da fabricante do iPhone. A empresa com sede em Cupertino, Califórnia, está transferindo a produção para fora da China depois que as rígidas restrições relacionadas ao COVID afetaram as cadeias de suprimentos em todos os setores e à medida que as tensões comerciais e geopolíticas entre Pequim e Washington aumentaram.

Em uma fábrica de embalagens no sul da Índia, administrada pelo conglomerado Tata Group, apenas cerca de metade dos componentes da linha de produção estão em boas condições para serem enviados ao fornecedor da Apple, Foxconn, informou o FT. Esta ineficiência de qualidade não atende à meta da Apple de zero defeitos, informou a FT, acrescentando que o processo de expansão da empresa na Índia também tem sido lento, em parte, devido a desafios de logística, tarifas e infraestrutura.

A Apple apostou muito na Índia desde que iniciou a montagem do iPhone no país em 2017 por meio da Wistron Corp e posteriormente da Foxconn, em linha com os interesses do governo indiano para alavancar a produção local de eletrônicos. No mês passado, o ministro do comércio da Índia disse que a Apple quer que a Índia responda por até 25% de sua produção, de cerca de 5 a 7% atualmente. Mas até o momento, o cenário não parece tão positivo como o planejado.

Tesla altera preços de seus veículos nos EUA pela quarta vez em dois meses

A Tesla alterou os preços de versões de seus veículos Model 3 e Model Y, sendo este o quarto ajuste de preço da fabricante de veículos elétricos desde o início do ano. A companhia aumentou o preço da versão de seu crossover focada em desempenho do Modelo Y em US$ 1 mil e a cortou em US$ 500 o preço da versão de seu modelo 3 mais barata. Ambos os veículos se qualificam para $ 7.500 em créditos fiscais federais.

Em janeiro, a Tesla começou a realizar cortes de preços em toda a sua linha de veículos e em todos os seus principais mercados. A empresa vem ajustando os preços online desde então com uma cadência incomum em um setor onde o benchmark ainda é descrito como um “preço de etiqueta” na janela de um veículo em estoque.

Musk disse que a forte demanda levou a empresa a fazer seu primeiro pequeno aumento de preço para o Modelo Y, mas que a empresa continuaria focando no ajuste fino de preços para impulsionar a demanda com a economia caminhando para o que ele acredita ser uma recessão.

Os profundos cortes de preços da Tesla em janeiro provocaram protestos na China de compradores da Tesla que compraram antes e perderam a economia. Alguns proprietários de Tesla nos Estados Unidos reclamaram que os cortes de preços também corroeram o valor de revenda de seus veículos. Os cortes de preços da Tesla este ano ocorreram depois de quase dois anos em que ela estava pressionando os preços para cima e não conseguia acompanhar a demanda.

Gigante chinesa do e-commerce, PDD Holdings, anuncia no Super Bowl

Temu, o aplicativo de compras dos EUA de propriedade da gigante chinesa de e-commerce PDD Holdings, antigamente conhecida como Pinduoduo, exibiu um comercial durante o Super Bowl. É raro uma empresa chinesa comprar um anúncio no principal evento esportivo dos Estados Unidos, que custa milhões de dólares. Mas o esforço da Temu destaca sua ambição de entrar no mercado de e-commerce dos EUA.

A empresa tende a se concentrar em consumidores de baixa renda, oferecendo produtos com grandes descontos. E tem se concentrado em trazer produtos agrícolas, como vegetais, para sua plataforma para se diferenciar dos rivais.  A PDD Holdings lançou silenciosamente seu site de compras internacional Temu nos EUA em setembro. Contudo, o aplicativo ganhou popularidade rapidamente e está em segundo lugar na App Store da Apple e em primeiro lugar na Google Play Store.

Vale lembrar que as empresas chinesas de e-commerce, como Alibaba, JD.com e agora a PDD Holdings, procuraram se expandir no exterior nos últimos anos. A PDD Holdings disse na segunda-feira que começaria a enviar pedidos para o Canadá neste mês

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