XP Expert

Chegou a hora de investir em ações globais

Com uma oferta cada vez maior de produtos de qualidade, o investimento em ações globais é uma ótima alternativa de diversificação

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

A teoria da alocação de ativos fala à exaustão da importância da diversificação como uma maneira de se reduzir o risco: é o famoso “não coloque todos os ovos na mesma cesta”. Nosso time de alocação, inclusive, sugere carteiras dependendo do perfil de risco de cada um.

Nós, da equipe de fundos de investimento, temos tratado bastante desse tema ao falarmos sobre fundos de diferentes classes de ativos, como ações, renda fixa e multimercados. E, nos últimos meses, estamos falando cada vez mais de uma classe ainda pouco presente no portfólio do brasileiro: a de fundos internacionais.

No início do ano, publicamos um relatório no qual discorremos sobre alguns dos motivos para se ter investimentos no exterior através de fundos internacionais (link).

Com um número cada vez maior de produtos de qualidade, das maiores assets do mundo, acreditamos que o investidor deve prestar mais atenção a essa classe de fundos.

Nesse relatório, falaremos especificamente sobre a classe de fundos de ações internacionais e as razões por que diversificar as carteiras com fundos dessa classe.

Limitações do mercado local

Nos últimos anos temos visto um crescimento muito grande no patrimônio líquido dos fundos de ações, porém, ainda temos um mercado acionário pouco desenvolvido. Segundo dados do Economática, hoje na Bovespa temos cerca de 350 empresas de capital aberto, porém cerca de metade disso é “investível”, ou seja, possui uma liquidez suficiente para estar nas carteiras dos fundos.

Apesar da liquidez da bolsa brasileira ter aumentado 32,6% ao ano desde 2016, o crescimento do patrimônio líquido dos fundos de ações foi bem maior e atingiu 49,1% ao ano no mesmo período. Por esse motivo, vimos um número crescente de fundos de ações sendo fechados desde o ano passado. Apesar de alguns terem reaberto recentemente é bem possível que voltem a fechar com uma retomada dos mercados e das captações.

Assim, quando temos menos opções de fundos locais, vemos nos fundos de ações globais uma excelente alternativa de exposição à classe de renda variável.

Exposição a diferentes fatores de risco

Empresas de um mesmo país, mesmo sendo de setores diferentes, possuem exposição aos mesmos fatores de risco inerentes ao país. Um exemplo que temos notado nos últimos anos no Brasil é como as questões políticas locais têm muitas vezes ditado os movimentos da bolsa. Durante o ano de 2019, uma das maiores preocupações dos analistas de ações era o andamento da reforma da previdência.

Para exemplificar com números, selecionamos dois eventos, exclusivamente locais, e verificamos o retorno do Ibovespa nos meses em que eles ocorreram.

Em maio de 2017 ocorreu o vazamento das gravações de conversas entre Joesley Batista e o então presidente Michel Temer, que acabou com qualquer possibilidade de reforma da previdência na época. No mês do “Joesley Day” o Ibovespa teve queda de 4,12%.

Outro evento que teve grande repercussão na bolsa local foi a greve dos caminhoneiros que parou o país em maio de 2018. A expectativa de queda da atividade fez com que o Ibovespa tivesse uma forte queda de 10,87% naquele mês.

Como foram eventos exclusivamente locais, uma carteira com exposição a ações de outros países poderia ter se defendido bem. Mesmo diante de um evento global como a crise do coronavírus, em março deste ano, os mercados emergentes sofrem mais que os desenvolvidos, ainda mais quando consideramos a variação cambial. No gráfico abaixo comparamos o retorno do Ibovespa nesses meses aos índices acionários dos EUA e Europa, todos em reais.

Exposição a diferentes momentos de ciclo econômico

Os movimentos da bolsa de valores de um país são um termômetro da expectativa de lucros das empresas locais. O lucro das empresas está diretamente ligado à atividade econômica daquele país. Por isso, comumente dizemos que o preço das ações antecipa as viradas nos ciclos econômicos.

Como cada país vivencia uma realidade própria, cada um se encontra em um momento do ciclo econômico. Enquanto alguns se encontram em recessão, com desemprego em alta, outros podem estar com um forte crescimento e em pleno emprego.

Por isso, ter exposição a ações de diferentes países significa estar exposto a diferentes expectativas de crescimento das empresas.

Com ou sem proteção à variação cambial?

Várias opções locais de fundos internacionais possuem as versões “hedgeada”, que possui proteção contra variação cambial, e “não-hedgeada”, que também terá o câmbio como fonte de retorno.

Mas ao escolher um fundo internacional para compor meu portfólio devo escolher um fundo com ou sem hedge? Não existe reposta certa para essa pergunta. O fundo sem hedge funciona como proteção contra crises domésticas e em momentos chamados “flight-to-quality”, em que investidores mundo afora buscam ativos mais seguros e dólar se valoriza. Porém, em momentos de otimismo local, o real se valoriza e os fundos com hedge performam melhor.

Por isso, não há uma escolha óbvia entre um ou outro. Uma alternativa é acompanhar as carteiras recomendadas da equipe de alocação da XP, que mensalmente sugere uma alocação em ativos internacionais para determinados perfis, com mais ou menos exposição cambial.

Resumindo: não se esqueça de olhar para fora ao diversificar sua parcela de ações

Sabemos que com o mundo cada vez mais globalizado, as correlações entre os mercados financeiros têm aumentado. Além disso, existem eventos globais que afetam igualmente a todos os países. Entretanto, para reduzir os riscos de uma carteira de ações é importante não estar exposto a apenas aos riscos de um único país.

Fundos de ações internacionais disponíveis:

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

  • Este relatório de análise foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Resolução CVM 20/2021, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As informações contidas neste relatório são consideradas válidas na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas. A XP Investimentos não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base no presente relatório.
  • Este relatório foi elaborado considerando a classificação de risco dos produtos de modo a gerar resultados de alocação para cada perfil de investidor.
  • O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma independente, inclusive em relação à XP Investimentos e que estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado, e que sua(s) remuneração(es) é(são) indiretamente influenciada por receitas provenientes dos negócios e operações financeiras realizadas pela XP Investimentos.
  • O analista responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Resolução CVM nº 20/2021 está indicado acima, sendo que, caso constem a indicação de mais um analista no relatório, o responsável será o primeiro analista credenciado a ser mencionado no relatório.
  • Os analistas da XP Investimentos estão obrigados ao cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC Brasil para o Analista de Valores Mobiliários e na Política de Conduta dos Analistas de Valores Mobiliários da XP Investimentos.
  • O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos ou por assessores de investimento que desempenham suas atividades por meio da XP, em conformidade com a Resolução CVM nº 178/2023, os quais encontram-se registrados na Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários – ANCORD. O assessor de investimento não pode realizar consultoria, administração ou gestão de patrimônio de clientes, devendo atuar como intermediário e solicitar autorização prévia do cliente para a realização de qualquer operação no mercado de capitais.
  • Para fins de verificação da adequação do perfil do investidor aos serviços e produtos de investimento oferecidos pela XP Investimentos, utilizamos a metodologia de adequação dos produtos por portfólio, nos termos das Regras e Procedimentos ANBIMA de Suitability nº 01 e do Código ANBIMA de Distribuição de Produtos de Investimento. Essa metodologia consiste em atribuir uma pontuação máxima de risco para cada perfil de investidor (conservador, moderado e agressivo), bem como uma pontuação de risco para cada um dos produtos oferecidos pela XP Investimentos, de modo que todos os clientes possam ter acesso a todos os produtos, desde que dentro das quantidades e limites da pontuação de risco definidas para o seu perfil. Antes de aplicar nos produtos e/ou contratar os serviços objeto deste material, é importante que você verifique se a sua pontuação de risco atual comporta a aplicação nos produtos e/ou a contratação dos serviços em questão, bem como se há limitações de volume, concentração e/ou quantidade para a aplicação desejada. Você pode consultar essas informações diretamente no momento da transmissão da sua ordem ou, ainda, consultando o risco geral da sua carteira na tela de carteira (Visão Risco). Caso a sua pontuação de risco atual não comporte a aplicação/contratação pretendida, ou caso existam limitações em relação à quantidade e/ou volume financeiro para a referida aplicação/contratação, isto significa que, com base na composição atual da sua carteira, esta aplicação/contratação não está adequada ao seu perfil. Em caso de dúvidas sobre o processo de adequação dos produtos oferecidos pela XP Investimentos ao seu perfil de investidor, consulte o FAQ. As condições de mercado, mudanças climáticas e o cenário macroeconômico podem afetar o desempenho do investimento.
  • A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes.
  • Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo assessores de investimentos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.
  • 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710.
  • O custo da operação e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da XP Investimentos: www.xpi.com.br.
  • A XP Investimentos se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste relatório ou seu conteúdo.
  • A Avaliação Técnica e a Avaliação de Fundamentos seguem diferentes metodologias de análise. A Análise Técnica é executada seguindo conceitos como tendência, suporte, resistência, candles, volumes, médias móveis entre outros. Já a Análise Fundamentalista utiliza como informação os resultados divulgados pelas companhias emissoras e suas projeções. Desta forma, as opiniões dos Analistas Fundamentalistas, que buscam os melhores retornos dadas as condições de mercado, o cenário macroeconômico e os eventos específicos da empresa e do setor, podem divergir das opiniões dos Analistas Técnicos, que visam identificar os movimentos mais prováveis dos preços dos ativos, com utilização de “stops” para limitar as possíveis perdas.
  • Ação é uma fração do capital de uma empresa que é negociada no mercado. É um título de renda variável, ou seja, um investimento no qual a rentabilidade não é preestabelecida, varia conforme as cotações de mercado. O investimento em ações é um investimento de alto risco e os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, de forma expressa ou implícita, é feita neste material em relação a desempenhos. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, os eventos específicos da empresa e do setor podem afetar o desempenho do investimento, podendo resultar até mesmo em significativas perdas patrimoniais. A duração recomendada para o investimento é de médio-longo prazo. Não há quaisquer garantias sobre o patrimônio do cliente neste tipo de produto.
  • O investimento em opções é preferencialmente indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. No mercado de opções, são negociados direitos de compra ou venda de um bem por preço fixado em data futura, devendo o adquirente do direito negociado pagar um prêmio ao vendedor tal como num acordo seguro. As operações com esses derivativos são consideradas de risco muito alto por apresentarem altas relações de risco e retorno e algumas posições apresentarem a possibilidade de perdas superiores ao capital investido. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto.
  • O investimento em termos são contratos para compra ou a venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado. O prazo do contrato a Termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo o prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias corridos. O preço será o valor da ação adicionado de uma parcela correspondente aos juros – que são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato. Toda transação a termo requer um depósito de garantia. Essas garantias são prestadas em duas formas: cobertura ou margem.
  • O investimento em Mercados Futuros embute riscos de perdas patrimoniais significativos. Commodity é um objeto ou determinante de preço de um contrato futuro ou outro instrumento derivativo, podendo consubstanciar um índice, uma taxa, um valor mobiliário ou produto físico. É um investimento de risco muito alto, que contempla a possibilidade de oscilação de preço devido à utilização de alavancagem financeira. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto. As condições de mercado, mudanças climáticas e o cenário macroeconômico podem afetar o desempenho do investimento.
  • ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO.
  • A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


    Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.