Rumo: Resultado 3T19

Confira os principais destaques do resultado do terceiro trimestre de 2019 da Rumo.


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Para melhor entendimento, esclarecemos que a nomenclatura “3T19” significa “terceiro trimestre de 2019”. A nomenclatura “9M19” significa “primeiros nove meses de 2019”. Suas variações também se aplicam (ex: 1T18 seria o primeiro trimestre de 2018).

Para melhor entendimento de termos setoriais, confira o Glossário ao final da página.

Vale destacar que a empresa vem adotando, desde 1º de janeiro de 2019, a norma contábil CPC 06 (R2) / IFRS 16. De acordo com a norma, os arrendamentos operacionais são capitalizados, tendo como resultado aumento de endividamento (reconhecimento de passivo representando o valor presente das obrigações futuras com arrendamento) e de EBITDA (redução de despesas com arrendamentos).

A Rumo optou por utilizar a abordagem retrospectiva modificada. Para garantir comparabilidade com períodos anteriores, a empresa apresentou resultados pro-forma de 2018, nas mesmas bases dos critérios de 2019.

A empresa de logística e concessionária de ferrovias Rumo divulgou os resultados do 3T19, já considerando a Malha Central (Ferrovia Norte-Sul). Os principais destaques (3T18 vs 3T19) são:

  • EBITDA 18,5% superior, atingindo R$1,2 bilhão;
  • Margem EBITDA de 58,6% (vs. 54,2%);
  • Volume 7,7% maior, de 17,4 bilhões de TKU;
  • Alavancagem menor, de 1,8x (vs. 2,0x).

Destaques operacionais

O volume transportado pela Rumo atingiu no 3T19 17,4 bilhões de TKU. Nos 9M19, o acúmulo foi de 45,1 bilhões de TKU, crescimento de 7,7% e 8,9%, respectivamente, em relação aos mesmos períodos de 2018.

O crescimento no volume se deu principalmente devido à safra recorde de milho, em conjunto com condições comerciais favoráveis, o que fizeram com que as exportações continuassem fortes no 3T19.

O resultado poderia ter sido ainda melhor, porém no mês de setembro houve impacto negativo de chuvas acima da média nos portos e restrições operacionais por conta de acidentes, que subiram 12,3% (a empresa tem controles rígidos desse indicador, portanto poucos acidentes podem gerar crescimento expressivo na métrica).

Destaques financeiros

Receita Líquida

A receita líquida pro-forma consolidada cresceu 9,7% no 3T19 vs 3T18. Esse resultado não considera os efeitos de consolidação da Malha Central.

O desempenho foi resultado tanto de crescimento do volume transportado quanto das tarifas cobradas, que cresceram 4,6% no 3T19.

EBITDA e Margem EBITDA

O EBITDA da Rumo atingiu R$1,2 bilhão no 3T19, crescimento de 18,5% em relação ao 3T18. Nos 9M19, acumulou R$2,9 bilhões vs R$2,6 bilhões no mesmo período de 2018.

Margem EBITDA

A margem EBITDA cresceu 4 p.p., de 54,2% para 58,6%% no 3T19.

A melhora na margem foi resultado de maior eficiência em custos e despesas. O custo variável cresceu apenas 0,7% no trimestre, devido à redução do consumo unitário de diesel.

Outro destaque foi a capacidade da empresa de expandir custos fixos em apenas 4,3% mesmo com expansão de 7,7% no volume.

Endividamento

A Rumo apresentou diminuição de sua alavancagem na comparação entre o 3T19 e 3T18, de 2,0x para 1,8x. Isso se deve ao maior EBITDA, uma vez que a dívida bruta teve aumento de 1,8%.

No fechamento do 3T19, a companhia possuía R$1,3 bilhão em vencimentos de dívidas até o final de 2020, com posição de caixa de R$2,6 bilhões, mais do que suficiente para honrar com seus pagamentos de curto prazo.

Dessa forma, não esperamos pressões de refinanciamento nos próximos dois a três anos.

Investimentos

Os investimentos (capex) da Rumo somaram R$390 milhões no 3T19 (-29% vs 3T18) e R$1,4 bilhão nos 9M19 (-14% vs 9M18).

Apesar da redução do capex total, o volume de investimentos recorrentes cresceu 21,7%. Ou seja, houve diminuição de 55,2% em capex de expansão no 3T19, devido à distribuição dos investimentos, mais concentrados no último trimestre do ano.

Projeções

No dia 11 de novembro de 2019, a Rumo publicou guidance para o período entre 2019 e 2023. Essas projeções poderão sofrer alterações ao longo do ano.

Essas estimativas são realizadas pela Rumo e não representam a opinião dos analistas da XP Investimentos.

Para entender as premissas adotadas pela empresa para chegar a essas projeções, acesse aqui.


Para entender as premissas adotadas pela empresa para chegar a essas projeções, acesse aqui.

Volume projetado

A expectativa da empresa para o volume transportado em 2019 é de que seja entre 62 bilhões de TKU e 64 bilhões de TKU (ou seja, entre 17 – 19 bilhões de TKU no 4T19).

Esse volume deve atingir de 88 a 94 bilhões de TKU em 2023, um CAGR (compound annual growth rate; taxa anual de crescimento composta) de 10%.

EBITDA projetado

A expectativa da empresa para o EBITDA de 2019 é de que seja entre R$3,6 bilhões e R$3,9 bilhões (ou seja, entre R$700 milhões e R$1 bilhão no 4T19).

É esperado que o EBITDA atinja R$6,2 bilhões a R$6,9 bilhões em 2023, um CAGR (compound annual growth rate; taxa anual de crescimento composta) de 15%.

Capex projetado

A expectativa é de capex total entre R$2 bilhões e R$2,2 bilhões para 2019 (ou seja, entre R$600 milhões e R$800 milhões no 4T19).

No período entre 2019 e 2023, a empresa espera investir entre R$13 bilhões e R$15 bilhões (entre R$2,6 bilhões e R$3 bilhões ao ano).

Dividendos

Não houve pagamento de dividendos no período. Nos 9M19, a empresa distribuiu apenas R$4 milhões.

Glossário

TKU: tonelada por quilômetro útil. Representa a quantidade de toneladas úteis transportadas multiplicada pela quilometragem percorrida.

TU: tonelada útil tracionada. Representa a carga total movimentada pela malha.

Fonte

Rumo RI

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