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Ecorodovias: Resultado 3T19

Confira os principais destaques do resultado do terceiro trimestre de 2019 da Ecorodovias.

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Para melhor entendimento, esclarecemos que a nomenclatura “3T19” significa terceiro trimestre de 2019. Suas variações também se aplicam (ex: 1T18 seria o primeiro trimestre de 2018).

A concessionária de infraestrutura Ecorodovias divulgou os resultados do 3T19. Os principais destaques (3T18 vs 3T19) são:

  • Entrada de Eco153 e Eco050 (+ receita e + dívida);
  • Crescimento de receita líquida pro-forma de 22%;
  • Crescimento de EBITDA pro-forma de 15,6%;
  • Redução do lucro líquido em 36,5%;
  • Crescimento da alavancagem de 2,6x para 3,3x.

Destaques operacionais

O tráfego das rodovias da Ecorodovias teve crescimento de 27% no 3T19 vs 3T19. Se não considerarmos Eco135 e Eco050, que entraram no portfólio em abril e junho de 2019, respectivamente, o tráfego teria ficado constante.

O crescimento de tráfego se deu principalmente em veículos pesados, mas pôde ser observado nos leves também.

Destaques financeiros

Receita Bruta

A receita bruta pro-forma consolidada (ex-receita de construção) cresceu 19% no 3T19 vs 3T18.

A parcela de concessões rodoviárias, que representa cerca de 88% do total, apresentou crescimento de 23% no período.

EBITDA

O EBITDA consolidado pro-forma da Ecorodovias atingiu R$544,6 milhões no 3T19, crescimento de 20,8% em relação ao 3T18. Nos 9M19, acumulou R$1,5 bilhão vs R$1,3 bilhão no mesmo período de 2018.

A margem EBITDA pro-forma apresentou leve redução, de 70,8% para 70,1% no 3T19.

A redução de margem ocorreu uma vez que a concessão recém-adicionada Eco050 ainda passa por processo de ramp-up (maturação), apresentando margem de 53,8% no trimestre.

Destacamos o aumento de 36,5% nos custos caixa da companhia na comparação entre os trimestres, os quais têm efeito sobre o EBITDA, somando R$194 milhões no 3T19.

O aumento se deve principalmente ao início das operações de Eco135 e Eco050, que totalizaram custos de R$109 milhões no 3T19.

Lucro líquido

A companhia reverteu no 3T19 seu lucro, apresentando prejuízo líquido de -R$408,6 milhões. Se não fosse considerado o efeito dos acordos de leniência e com ex-executivos, o lucro teria sido de +R$58,2 milhões (vs R$91,7 milhões no 3T18).

Acordo de leniência

No dia 12 de agosto de 2019, a Ecorodovias e suas controladas Ecorodovias Concessões e Serviços (ECS) e Concessionárias do Paraná (Ecovia do Mar e Ecocataratas) celebraram um acordo de leniência com o Ministério Público Federal. Com isso, se comprometeram a pagar R$400 milhões, sendo:

  1. Ecorodovias ou ECS a pagar R$30 milhões de multa;
  2. Ecovia a arcar com R$20 milhões em obras e R$100 milhões de redução tarifária; e
  3. Ecocataratas a arcar com R$130 milhões de obras e R$120 milhões de redução tarifária.

Em Assembleia Geral Extraordinária, deliberaram sobre termos dos contratos da companhia com ex-executivos, obrigando a companhia a pagar ao longo de cinco anos o total de R$67,3 milhões.

Esses efeitos estão contabilizados em “outras receitas/despesas” da companhia, tendo efeito negativo sobre o lucro líquido da companhia no 3T19.

O efeito foi excluído do cálculo do EBITDA pro-forma pela companhia, uma vez que não é recorrente.

Endividamento

A Ecorodovias apresentou crescimento de sua alavancagem na comparação entre o 3T19 e 3T18, de 2,6x para 3,3x. Isso se deve pela consolidação do endividamento de Eco050, no montante de R$868 milhões no período.

No fechamento do 3T19, a companhia possuía R$4,6 bilhões de vencimentos de dívidas até o final de 2020, porém realizou o pré-pagamento da 1ª emissão de Ecorodoanel, no montante de R$900 milhões, em outubro.

Considerando o prepagamento, estimamos a posição atual de caixa e equivalentes de caixa em R$2 bilhões, e a amortização até dezembro de 2020 em R$3,7 bilhões.

Sendo assim, esperamos que a Ecorodovias ainda precise refinanciar suas dívidas ao longo do próximo ano.

Investimentos

Os investimentos (capex) da Ecorodovias somaram R$329 milhões no 3T19 (+50% vs 3T18) e R$897 milhões nos 9M19 (+54% vs 9M18).

O capex foi concentrado nas duplicações da Eco101, obras de acesso à Linha Vermelha na Ecoponte e obras relacionadas ao aditivo contratual da Ecovias dos Imigrantes.

O capex total estimado para o ano de 2019 é de R$1,4 bilhão, incluindo os investimentos iniciais em Eco135, cujo financiamento de longo prazo está sendo contratado.

Dividendos

Não houve pagamento de dividendos no período, considerando o prejuízo líquido apresentado.

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Fonte

Ecorodovias RI

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