Eleições Americanas em Foco

A disputa pela presidência dos Estados Unidos está a todo vapor, confira abaixo as últimas novidades sobre o evento que deve impactar mercados nos próximos meses.


Compartilhar:


As eleições nos Estados Unidos serão realizadas no dia 3 de novembro deste ano. As pesquisas apontam uma disputa acirrada entre dois candidatos que representam diferentes setores da política, por isso, o evento será um dos principais fatores de impacto nos mercados nos próximos meses. 

O que você precisa saber: 

Candidatos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-306.png

As pesquisas 

As pesquisas apontam a um panorama negativo para Trump, no entanto, algumas mudanças no cenário poderiam ajudar o presidente. Em primeiro lugar, se o panorama econômico melhorar até novembro, Trump pode se beneficiar. Da mesma forma, uma melhora na taxa de aumento de casos de Covid-19 ajudaria o presidente, enquanto uma segunda onda de casos representaria grande risco eleitoral para a campanha republicana. Também, não deve ser desconsiderado o potencial de ampliar a base de apoio ao presidente, especialmente porque sua campanha é rica e tem muitos recursos para mobilizar.

Ainda, o sistema eleitoral americano é diferente do nosso, nele os estados têm diversos pesos. Portanto, as pesquisas nacionais não sempre representam cenário eleitoral preciso.

Leia mais sobre o sistema eleitoral americano aqui: https://bit.ly/32yNQGt.

Destaques da semana

Adiamento das eleições: o presidente americano Donald Trump sugeriu na manhã desta quinta-feira (30) adiar as eleições, algo que consideramos ser politicamente inviável e violaria a Constituição americana. Após rechaço da ideia tanto pelo partido republicano quanto pelo democrata, ontem pela à tarde Trump recuou e disse que não quer postergar a votação, mas que está preocupado com potencial de fraude por votações por correio. Não apresentou evidência para sustentar a tese.

A sugestão foi interpretada como sinal de “desespero” por líderes democratas como o Senador Chris Van Hollen.

Texas: um estado tradicionalmente republicano, o Texas parece haver entrado em disputa nesta eleição. Com 38 votos no colégio eleitoral é chave para a vitória de Trump. Portanto, o presidente tem investido no estado e deve realizar eventos de arrecadação em busca de apoio e financiamento. Nosso cenário-base ainda é de uma vitória republicana no Texas, mas a incerteza preocupa republicanos.

Vice democrata: o candidato democrata a presidência, Joe Biden, deve anunciar sua escolha de vice-presidente na semana que vem. O ex-vice-presidente foi fotografado com anotações quem parecem fazer referência a Kamala Harris, que também disputou a primária democrata, e é favorita entre as candidatas.

Leia mais sobre as propostas econômicas do candidato democrata aqui.

.

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins da Instrução CVM nº 598, de 3 de maio de 2018. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM