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Eleições 2022: Pesquisas, análises e olho nas redes para investir melhor

O time de política da XP fará as melhores análises das eleições para ajudar você a investir melhor; assista aos painéis desta quinta-feira

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As eleições presidenciais devem movimentar os mercados no ano de 2022. Quais os cenários possíveis, como as redes sociais influenciam nas decisões dos eleitores, o que as pesquisas estão mostrando e quais as estratégias de campanha dos candidatos foram temas dos painéis realizados nesta quinta-feira, 27, pelo time de política da XP e especialistas convidados.

No pontapé da cobertura eleitoral de 2022, Richard Back, head de Macro Sales, Análise Política e Estratégia Macro da XP, destacou que o objetivo da empresa, em reunir produtos e especialistas em torno do assunto, é ajudar o brasileiro a investir melhor. “Você pode concordar, ideologicamente, mais ou menos com o cenário. Você só não pode discordar de quanto ele impacta os investimentos das pessoas”, afirmou.

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Marcela Montenegro, diretora executiva do Ipespe, que fará pesquisas eleitorais em parceria com a XP, explicou que em alguns meses os levantamentos passarão a ser diários, o que será um dos desafios na cobertura. Desde janeiro até a eleição, estão previstas mais de 80 mil entrevistas. “É um volume extraordinário, nunca visto”, disse.  

“Além dos grupos tradicionais de pesquisas, teremos 80 eleitores, estratificados com a mesma segmentação que utilizamos para analisar a eleição, que vão estar nos informando, diariamente, sobre tudo que vão estar recebendo”, detalhou Renato Meireles, presidente do Instituto Locomotiva.

As redes sociais e as eleições

Também na manhã desta quinta-feira, Pedro Barciela, consultor em redes sociais na Conatus, e Leonardo Casalinho, diretor na Conatus Comunicação, comentaram o papel das redes sociais nas eleições.

Pedro explicou que, além de monitorarem o que estará sendo postado nas redes, a equipe, em parceria com a XP, fará a análise de quem está postando os conteúdos. Para completar, as ferramentas de monitoramento serão disponibilizadas para os clientes institucionais da XP.

Estratégias de campanhas

A quinta-feira ainda contou com o painel “Olhar Estratégico sobre as campanhas” com a presença do marqueteiro político Luiz Flávio Guimarães e do cientista político Carlos Melo. Os dois comentaram as principais características das campanhas do atual presidente, Jair Bolsonaro (Sem partido), e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Essa polarização traz a dificuldade da terceira via. A gente tem um lulismo consolidado na sociedade […] e passou a ter uma nova força política desde 2018, que é o bolsonarismo”, afirmou Luiz Flávio. Assista aos painéis na íntegra:

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