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Sea Limited (S2EA34) – ūüĆéBDRs fora do radar

Uma das maiores revela√ß√Ķes do Sudeste Asi√°tico, a Sea Limited obt√©m sucesso desde o e-commerce com a Shopee at√© os jogos com o Free Fire.

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Um pouco sobre a Sea

Fundada em 2009, a Sea limited é um conglomerado de tecnologia fundada em Cingapura e atualmente é uma das principais empresas do Sudeste Asiático. A companhia opera através de três segmentos:

  • entretenimento digital, conhecido como Garena,
  • e-commerce, a famosa Shopee no Brasil, e
  • servi√ßos financeiros digitais, chamado de SeaMoney

Uma das grandes acionistas da empresa é a chinesa Tencent, que atualmente detém cerca de 18,7% de participação na companhia.

Fonte: Documentos da empresa, XP Research.

No Brasil, as a√ß√Ķes da Sea Limited s√£o negociadas atrav√©s de BDRs, com o c√≥digo S2EA34. J√° na bolsa americana de Nova York (NYSE), a ADR da a√ß√£o √© o ticker SE.

Linhas de faturamento

1. Entretenimento digital: Free fire, um fen√īmeno dos jogos mobile

Um dos principais sucessos da Garena, segmento de jogos da Sea, é o Free Fire, jogo do gênero battle-royale, que opera em um modelo freemium, onde os usuários jogam de graça e a empresa monetiza isso através da venda de acessórios para os personagens e publicidade.

Fonte: SensorTower, XP Research.

O jogo atingiu grande sucesso com uma estrat√©gia simples da companhia: maximiza√ß√£o de compatibilidade. Ao colocar a aus√™ncia da necessidade de dispositivos com alta capacidade de processamento no centro do Free Fire, a empresa conseguiu aumentar consideravelmente o seu mercado endere√ß√°vel. Este fator colocou o jogo em √≥tima posi√ß√£o e criou uma vantagem competitiva sobre os concorrentes, principalmente em dispositivos Android, uma vez que ele amplificou a ades√£o do aplicativo em regi√Ķes com pa√≠ses subdesenvolvidos, como por exemplo: o Sudeste Asi√°tico e a Am√©rica Latina.

Fonte: Bloomberg, XP Research.

A Garena, bra√ßo de entretenimento digital da Sea, atua na publica√ß√£o e desenvolvimento de jogos. O segmento √© um dos l√≠deres de E-Sports no Sudeste Asi√°tico, Brasil e Taiwan. Atualmente a Garena √© a segunda principal fonte de receita da companhia, cerca de 43% em 2021 e a √ļnica fonte de lucros e gera√ß√£o de caixa at√© 2021. Contudo, como visto no gr√°fico do EBITDA da empresa acima, as proje√ß√Ķes dos analistas do mercado apontam para uma normaliza√ß√£o ap√≥s o forte crescimento durante a pandemia. Ainda assim, o bra√ßo de entretenimento digital dever√° continuar sendo a maior fonte de rentabilidade da empresa pelos pr√≥ximos 2 anos.

Parcerias de peso

Parte do sucesso da Sea √© atribu√≠do as estrat√©gias de marketing que a empresa busca aplicar em todos os seus segmentos afim de atingir um determinado p√ļblico alvo, com o Free Fire a hist√≥ria n√£o poderia ser diferente. Em fevereiro de 2022, a empresa anunciou que o jogo receberia o maior grupo do K-pop do mundo atualmente, BTS, como seu mais recente embaixador da marca. Al√©m disso, a Garena reportou que os jogadores podem esperar uma s√©rie de eventos e atividades de colabora√ß√£o, tanto no jogo quanto al√©m. A colabora√ß√£o no momento contar√° com uma interface especial, imagens dos bastidores e uma s√©rie com dois epis√≥dios, chamada Free Fire x BTS: O Show. Al√©m disso, a cole√ß√£o exclusiva de Free Fire com BTS foi lan√ßada no dia 24 de mar√ßo, com o conte√ļdo sendo disponibilizado ao longo de fases, at√© 9 de abril.

Este tipo de parceria se mostra importante, uma vez que que tem um peso consider√°vel na visibilidade do jogo como um todo e a expans√£o de p√ļblico. Al√©m disso, a companhia indicou que suas expectativas de crescimento devem se normalizar nos pr√≥ximos trimestres, com as economias voltando a um ambiente pr√©-COVID, onde as pessoas retomam a escola e trabalham novamente. Em linha com isso, os dados do aplicativo SensorTower indicam uma desacelera√ß√£o no crescimento do Free Fire, principalmente nos EUA. Diante desse cen√°rio, fortes estrat√©gias de marketing se mostram como uma arma importante para a empresa.

Expans√£o em andamento

Embora a Sea Limited não reporte a receita do Free Fire separadamente, estima-se que o jogo é responsável por grande parte do faturamento do segmento de entretenimento digital. Esta alta concentração em apenas um título pode representar um risco para a empresa, uma vez que jogos costumam possuir ciclos de vida razoavelmente curtos e perdem popularidade ao longo do tempo. Segue abaixo o total de usuários ativos e pagos por trimestre do braço de entretenimento digital da empresa:

Fonte: Bloomberg, XP Research.

Na √ļltima divulga√ß√£o de resultados, apesar da modera√ß√£o do crescimento no curto prazo devido √† reabertura econ√īmica, a empresa reiterou seu foco na diversifica√ß√£o do portf√≥lio de jogos no longo prazo. A companhia procura expandir para novas categorias, como a√ß√£o multijogador, role-playing, sandbox e jogos casuais. A equipe tamb√©m est√° trabalhando em v√°rios prot√≥tipos de jogos em diferentes est√°gios.

2. E-commerce: Shopee e o foco na experiência do consumidor

A Shopee, √© o bra√ßo de e-commerce da Sea e atua principalmente no Sudeste Asi√°tico. O segmento vem se beneficiando principalmente das mudan√ßas de h√°bitos de consumo, impulsionado principalmente pela pandemia de COVID-19. O segmento opera em um modelo C2C (consumidor para consumidor), semelhante ao modelo Taobao do Alibaba e comum em pa√≠ses na √Āsia, mas isso v√™m mudando para um modelo B2C (empresa para consumidor) √† medida que com a popularidade da plataforma grandes marcas e varejistas passam a ter interesse em fazer parte desse ecossistema, atualmente a empresa tem aproximadamente 11 milh√Ķes de vendedores em todo o mundo.

Fonte: Google, Temasek and Bain & Company, Bloomberg Intelligence.

Como visto no gr√°fico acima, estimativas apontam os pa√≠ses do Sudeste Asi√°tico como Indon√©sia, Mal√°sia, Filipinas, Cingapura, Tail√Ęndia e Vietn√£ passar√£o por um per√≠odo de forte crescimento em e-commerce at√© 2025. Entre 2020 e 2025, estima-se que todos os pa√≠ses da regi√£o dever√£o apresentar um crescimento anualizado acima de 15% em valor total transacionado em e-commerce. Tendo isso em vista, a Sea Limited, por estar ganhando for√ßa na regi√£o, tende a se beneficiar n√£o s√≥ da sua r√°pida penetra√ß√£o nos pa√≠ses, mas tamb√©m da tend√™ncia estrutural que eles apresentam.


Em 2020, a Shopee come√ßou a ampliar o seu foco tamb√©m na expans√£o internacional, com destaque para Am√©rica Latina, principalmente o Brasil, que assim como o Sudeste Asi√°tico v√™m passando por uma transforma√ß√£o digital √† medida que cada vez mais pessoas passam a realizar compras online. Em 2021, a Shopee come√ßou a se aventurar em alguns pa√≠ses da Europa (Pol√īnia, Espanha e Fran√ßa) expandindo sua presen√ßa para outros mercados. Contudo, o Shopee provavelmente se concentrar√° no e-commerce transfronteiri√ßo em suas fases de lan√ßamento no mercado europeu para construir uma base inicial de usu√°rios, antes de finalmente estabelecer um mercado local com comerciantes locais.

Fonte: Bloomberg, XP Research.


At√© o momento, a empresa obteve grande sucesso em alavancar o crescimento do seu e-commerce, como visto no gr√°fico acima. Uma importante vantagem competitiva da Shopee, √© a sua capacidade de fornecer uma experi√™ncia personalizada em cada regi√£o que atua. A plataforma cria experi√™ncias que possuem como objetivo serem imersivas, buscando construir uma forte comunidade para que seus usu√°rios consigam interagir entre si, e consequentemente, passar mais tempo dentro da plataforma atrav√©s de transmiss√Ķes de compras ao vivo, jogos dentro do aplicativo e compartilhamento de conte√ļdo dos itens que os consumidores tem interesse. Al√©m disso, o Shopee possui uma estrat√©gia de marketing muito forte, e sempre realiza campanhas com foco especializado em cada regi√£o. No Brasil, realizaram o emblem√°tico comercial com o Jackie Chan.

Aumento da monetização no Sudeste Asiático

Na divulga√ß√£o de resultados, a empresa enfatizou que o Shopee est√° no caminho certo para alcan√ßar EBITDA ajustado positivo em seus principais mercados do Sudeste Asi√°tico e Taiwan at√© o fim deste ano, pois continuam a ver melhorias na economia de ambas as regi√Ķes, com maior concretiza√ß√£o da plataforma e com possibilidade de uma monetiza√ß√£o mais alta.  A plataforma tamb√©m continuou a ver um forte impulso no Brasil, registrando mais de 140 milh√Ķes de pedidos brutos (perto de +400% A/A).

Fonte: Google, XP Research.

O gráfico acima mostra que Shopee teve um aumento de procura no Google Trends significativamente alto desde que incorporou vendedores locais pela primeira vez no final de 2020, ficando próxima de níveis de procura de grandes players do mercado doméstico brasileiro como a Magazine Luiza.

O principal desafio da Sea para o Shopee Brasil é a entrega dos produtos em um país tão grande. A densidade de pedidos é fundamental para melhorar a logística. Assim, ao longo do tempo, é fundamental oferecer cada vez melhores serviços com menor custo. Reduzindo sua dependência do sistema de entregas local, o que parece estar acontecendo recentemente: em outubro de 2021 a empresa lançou a Shopee Xpress, seu próprio serviço de coleta e entrega que está sendo incorporado aos poucos na plataforma; contudo, ainda compete de frente com rivais com entrega proprietária como do Mercado Livre e da Magazine Luiza, que possuem uma estrutura muito mais eficiente e consolidada.

3. Serviços Financeiros Digitais: Sea Money

Em contraste com seus dois outros ramos de negócios (jogos online e e-commerce), a SeaMoney está em seus estágios iniciais, dado o potencial de adoção de fintech no Sudeste Asiático, uma vez que o nível de população não bancarizada permanece alto. Os serviços oferecidos pelo SeaMoney incluem: carteira digital, processamento de pagamentos, crédito, dentre outros serviços e produtos.

Atualmente, grande parte dos recursos de finan√ßas digitais se concentra em torno das plataformas Garena e Shopee, via e-wallet. Nos √ļltimos meses, de acordo com a gest√£o da companhia, a Sea fez parceria com mais comerciantes online e offline, como o GooglePay na Mal√°sia e Blue Bird na Indon√©sia. Al√©m de seu neg√≥cio de carteiras, a SeaMoney tamb√©m lan√ßou iniciativas em outros servi√ßos financeiros digitais, como “compre agora, pague depois”, banco digital e tecnologia de seguros, que est√£o atualmente em est√°gios iniciais de desenvolvimento.

Fonte: Banco Mundial, Euromonitor, GlobalDatam, Bain and Temasek, Newzoo, Statista, Bloomberg Intelligence.

Como apresentado no gr√°fico acima, o percentual de bancariza√ß√£o nos pa√≠ses do Sudeste Asi√°tico segue em torno de 50%. O n√ļmero quando comparado com pa√≠ses desenvolvidos como o Reino Unido e EUA, mostra que ainda h√° uma grande avenida de crescimento para os servi√ßos financeiros na regi√£o, uma vez que os pa√≠ses desenvolvidos apresentam um √≠ndice de bancariza√ß√£o de cerca de 95%. Por outro lado, a regi√£o apresenta uma caracter√≠stica interessante e que representa uma oportunidade para a Sea Limited. A penetra√ß√£o de smartphones √© relativamente alta nos pa√≠ses, com exce√ß√£o das Filipinas, todos os outros membros da regi√£o possuem uma ado√ß√£o superior a 50% aos smartphones. Este fator contribui consideravelmente com a estrat√©gia da Sea Limited de oferecer servi√ßos financeiros digitais para essas popula√ß√Ķes.

O que os analistas de mercado pensam da Sea Limited?

Como apresentado, a Sea Limited apresenta um hist√≥ria de forte crescimento pela frente. Investidores que planejam investir na a√ß√£o precisam se preparar para eventuais volatilidades e se atentarem aos riscos. Abaixo seguem as recomenda√ß√Ķes dos analistas de mercado para o ativo:

Fonte: Bloomberg, XP Research. Recomenda√ß√Ķe e pre√ßo-alvo segundo consenso do Bloomberg.



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