ūüĆéRADAR GLOBAL: Resultados J.P. Morgan e Delta

Delta e J.P. reportam, Apple corta produção e GM recupera prejuízos


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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem positivas (EUA¬†+0,7% e¬†Europa¬†+0,9%) enquanto investidores digerem dados de infla√ß√£o e aguardam novas divulga√ß√Ķes de resultados. Nos EUA, a infla√ß√£o (CPI) veio levemente acima do esperado (+5,4% vs. +5,3% das proje√ß√Ķes a.a.), impulsionada pelos altos custos de energia. Na¬†China¬†(-0,5%), dados da infla√ß√£o para os produtores (PPI) tamb√©m foram reportados acima do consenso (+10,7% vs. +10,5%), refletindo os altos pre√ßos de mat√©ria prima que, somados aos problemas da cadeia de produ√ß√£o e custos de energia, acabam pressionando as margens das empresas locais. O¬†petr√≥leo¬†(+1,1%) amanhece em alta ap√≥s pronunciamento do¬†U.S. Energy Information Administration,¬†afirmando que a produ√ß√£o nos EUA ser√° mais baixa que a projetada em 2021 e dever√° se recuperar em 2022.

Coronav√≠rus: Conforme o diretor mundial da OMS, Tedros Adhanom, as fatalidades por COVID-19 ca√≠ram para o n√≠vel mais baixo em quase um ano, com cerca de 50 mil √≥bitos/dia. Embora as mortes relacionadas √† pandemia estejam diminuindo, 56 pa√≠ses ainda n√£o alcan√ßaram a meta da OMS de vacinar 10% de sua popula√ß√£o contra o v√≠rus at√© o final de setembro, sendo que 10% dessas na√ß√Ķes s√£o do continente africano. At√© o momento, menos de 5% da popula√ß√£o do continente foi totalmente vacinada.

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EMPRESAS

J.P. Morgan (JPMC34) surpreende em lucros e receitas:¬†O¬†banco reportou seus resultados, no per√≠odo¬†pr√©-mercado, uma receita de US$ 30,4bi vs. US$ 29,9bi projetados pelos analistas, uma leve surpresa de +2%; o lucro l√≠quido da companhia foi de US$ 11,2bi vs. US$ 8,9bi , superando em +26% o consenso e, gerando um lucro por a√ß√£o de US$ 3,74. Parte dessa surpresa nos lucros se deve √† libera√ß√£o parcial da reserva de liquidez, no valor de US$ 2,1bi, ao passo que o cen√°rio macroecon√īmico global apresenta melhora. Esta adi√ß√£o n√£o √© considerada como recorrente, portanto, o lucro l√≠quido ajustado foi de US$ 9,2bi. Dentre outros fatores que corroboraram para o bom desempenho do banco est√£o as receitas provenientes das comiss√Ķes dos segmentos de investment banking e wealth management. Em rela√ß√£o aos dividendos, a empresa distribuiu US$ 1,0/a√ß√£o. Olhando para o futuro, a companhia projeta atingir um lucro total de US$ 52,5bi no ano fiscal de 2021.

Delta Airlines (DEAI34) tem 1¬ļ trimestre lucrativo desde a pandemia: A companhia a√©rea reportou seus resultados no per√≠odo pr√©-mercado, com uma receita de US$ 9,2bi vs. US$8,5bi, superando em +8,3% as expectativas dos analistas; o lucro l√≠quido foi de US$ 194 milh√Ķes vs. US$ 112 milh√Ķes das proje√ß√Ķes, gerando um LPA de US$ 0,3. O forte resultado foi consequ√™ncia de uma maior demanda por ¬†viagens a√©reas, ocasionando um aumento de capacidade operacional de +11% vs. o trimestre anterior, atingindo 71% do n√≠vel de capacidade apresentado em 2019, pr√©-pandemia. Por outro lado, a Delta pontuou que embora a demanda deva continuar aumentando, seus gastos operacionais tamb√©m devem subir em virtude de uma maior necessidade de manuten√ß√£o e aumento nos pre√ßos dos combust√≠veis. Para o pr√≥ximo trimestre, a companhia espera alcan√ßar ao menos 70% de sua receita total do 4¬ļ trimestre de 2019 e operar com 80% de sua capacidade pr√©-pandemia.

Chevrolet – EV Bolt

Recall da GM: General Motors (GMCO34) afirma que ir√° recuperar da LG Electronics, seu principal fornecedor de bateria, cerca de US$ 2 bilh√Ķes de preju√≠zo originado pelo recall dos modelos el√©tricos Chevrolet Bolt. Por conta de defeitos de fabrica√ß√£o nos m√≥dulos de bateria fornecidos pela empresa coreana, existia risco de inc√™ndio nos ve√≠culos e, at√© o momento, a General Motors havia indicado que iria arcar com os custos bilion√°rios das trocas. A GM pretende come√ßar a consertar os ve√≠culos ainda neste m√™s.

Disputa pelo mercado: A companhia est√° se preparando para lan√ßar dezenas de novos modelos el√©tricos nos pr√≥ximos anos e tem como objetivo, eventualmente, ultrapassar o l√≠der de ve√≠culos el√©tricos Tesla (TSLA34) nas vendas nos EUA. Hoje, o Bolt √© o √ļnico ve√≠culo el√©trico da GM √† venda nos EUA. Falando em n√ļmeros, em seu lucro do 3T21, a montadora espera reportar uma recupera√ß√£o da LG de cerca de US$ 1,9 bilh√£o dos US$ 2 bilh√Ķes em encargos relacionados √† seguran√ßa, que foi um dos preju√≠zos mais relevantes de sua hist√≥ria.

iPhone 13

Apple (AAPL34) corta produ√ß√£o do iPhone 13: Apple corta a produ√ß√£o de iPhones em 10 milh√Ķes de unidades para 2021. Inicialmente, a companhia esperava produzir 90 milh√Ķes de unidades dos celulares at√© o final do ano, mas agora ter√° que reduzir essa proje√ß√£o para cerca de 80 milh√Ķes. Devido √† cont√≠nua escassez de chips, a cadeia de suprimentos √© incapaz de entregar seus objetivos originais para remessas do iPhone 13, situa√ß√£o que tem afetado desde ind√ļstrias de autom√≥veis at√© de produtos tecnol√≥gicos, como computadores e smartphones.

Uma poss√≠vel redu√ß√£o na meta de produ√ß√£o do iPhone 13 pode afetar a receita da Apple (AAPL34) para o pr√≥ximo trimestre. No entanto, os analistas continuam otimistas com a ma√ß√£, dizendo que a demanda por iPhone permanece robusta e que este seria um problema de oferta. A Apple deve anunciar em seu relat√≥rio trimestral em 28 de outubro como o iPhone 13 est√° se saindo no mercado e provavelmente falar√° de perspectivas para seu produto e situa√ß√£o do fornecimento. BDRs da empresa ca√≠ram -1,3% desde o an√ļncio dos cortes de produ√ß√£o.

AN√ĀLISE

Fonte: J.P. Morgan

O luxo europeu n√£o sai de moda: O gr√°fico acima, do J.P. Morgan, mostra que, em m√©dia, h√° uma expectativa de crescimento org√Ęnico das vendas de grandes marcas premium europeias na casa de 7% vs. o segundo trimestre de 2019, servindo este de base de compara√ß√£o pr√©-pandemia. Grande parte deste crescimento org√Ęnico ocorre em virtude da retomada econ√īmica global e da resili√™ncia do consumo da China e nos EUA. A temporada de resultados das empresas de consumo discricion√°rio europeu iniciou-se com a LVMH, dona da Louis Vuitton, que reportou um crescimento org√Ęnico de 40% em suas vendas vs. 2020 e 11% se comparado a 2019. Olhando para o futuro, a empresa espera que a tend√™ncia de crescimento no consumo continue √† medida em que preocupa√ß√Ķes com a pandemia diminuem. ¬†

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