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J.P. Morgan e Citigroup reportam resultados – ūüĆéRADAR GLOBAL

Resultados do J.P. Morgan e Citigroup, Tesla adia produção do Cybertruck e Nvidia cresce na China.

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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem positivas (EUA +0,1% e Europa +0,5%) ap√≥s resultados dos bancos contribu√≠rem para um tom mais negativo na √ļltima sexta feira. A bolsa americana permanecer√° fechada hoje em virtude do feriado de Martin Luther King Jr. Na China, o √≠ndice CSI 300 (+0,9) encerra em alta, impulsionado por surpresa positiva do PIB Chin√™s, que por sua vez cresceu 4% no √ļltimo trimestre de 2021 vs. 3,3% esperados pelos analistas, segundo o consenso da Bloomberg. O banco central chin√™s tamb√©m anunciou um corte de 2,95% para 2,85% em sua taxa de juros para empr√©stimos de m√©dio prazo, sua primeira redu√ß√£o desde abril de 2020.

Coronav√≠rus: Um caso da variante √Ēmicron foi registrado na cidade de Pequim duas semanas antes dos Jogos Ol√≠mpicos de Inverno. A capital chinesa est√° em alerta m√°ximo para a chegada dos atletas internacionais, as autoridades isolaram o pr√©dio residencial do paciente e demandaram mais de 2.000 testes para as pessoas no local.

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EMPRESAS

Proje√ß√Ķes do J.P. Morgan desanimam investidores: O¬†banco reportou seus resultados, no per√≠odo¬†pr√©-mercado nesta √ļltima sexta-feira, com uma receita de US$ 30,3bi vs. US$ 30,0bi projetados pelos analistas, em linha com o esperado; o lucro por a√ß√£o foi de US$ 3,33 vs. US$ 2,99, superando em +11% consenso. Contudo, o lucro l√≠quido reportado levemente acima do consenso foi consequ√™ncia da libera√ß√£o de US$ 1,8bi em reservas de liquidez, logo, lucros recorrentes ficaram apenas em US$ 2,86 por a√ß√£o. A receita do segmento de trading caiu -11%, para US$ 5,3bi no trimestre, o que foi resultado, em grande parte, por uma desacelera√ß√£o no volume negocia√ß√Ķes de t√≠tulos de d√≠vida. Por outro lado, as comiss√Ķes do bra√ßo de investimento banking tiveram um salto de +37%.

Na teleconfer√™ncia de resultados, Jeremy Barnum, CFO do J.P Morgan, afirmou que o banco ver√° as despesas subirem +8% para cerca de US$ 77bi em 2022, impulsionadas por press√Ķes inflacion√°rias e aumento salarial. Isto sugere que o banco n√£o dever√° atingir a meta de 17% da empresa para retornos sobre o capital. No entanto, a institui√ß√£o financeira se beneficiar√° do aumento das taxas de juros e do crescimento dos empr√©stimos que atra√≠ram investidores para o setor financeiro nos √ļltimos meses. Olhando pro futuro, o banco projeta um lucro l√≠quido de US$ 50bi neste ano, um ganho de US$ 5,5bi em rela√ß√£o a 2021, antecipando o aumento nas taxas de juros e crescimento de um d√≠gito no segmento de empr√©stimos. As previs√Ķes de rentabilidade futura causaram um desapontamento dos analistas, e as a√ß√Ķes do banco ca√≠ram -6% nesta sexta-feira.

Lucro do Citi (CTGP34) despenca no quarto trimestre de 2021: O¬†banco reportou seus resultados, nesta √ļltima sexta-feira com uma receita de US$ 17,0bi vs. US$ 16,8bi projetados pelos analistas, em linha com o esperado; o lucro por a√ß√£o foi de US$ 1,99 vs. US$ 1,62, superando em +23% consenso. No entanto, o lucro l√≠quido da empresa caiu -26% em rela√ß√£o ao mesmo per√≠odo do ano passado, para US$ 3,2 bi. A queda na lucratividade √© consequ√™ncia dos desinvestimentos que o banco est√° fazendo em unidades menos lucrativas na √Āsia, Europa e M√©xico. O Citi tamb√©m enfrentou um aumento nos custos de compensa√ß√£o, que atribuiu a uma nova onda de contrata√ß√Ķes, bem como a maiores pagamentos de compensa√ß√£o de incentivos nos √ļltimos tr√™s meses do ano. Contudo, um ponto positivo foi o segmento de investment banking, onde a receita aumentou 43%, para US$ 1,8 bi. O faturamento est√° crescendo √† medida que as corpora√ß√Ķes reformulam seus neg√≥cios em meio √† pandemia.

Tesla adia produ√ß√£o de Cybertrucks: A montadora de ve√≠culos el√©tricos adiou o in√≠cio da produ√ß√£o de seu novo ve√≠culo Cybertruck para o final de 2023. O objetivo inicial da companhia era iniciar a fabrica√ß√£o ainda em 2022, por√©m a companhia decidiu mudar recursos e fun√ß√Ķes do carro el√©trico para atrair mais consumidores ao passo que a concorr√™ncia aumenta no segmento. A Tesla, que j√° √© relevante na fabrica√ß√£o de sed√£s el√©tricos e carros esportivos, encontra-se atrasada em rela√ß√£o aos concorrentes Ford (FDMO34) e Rivian, que j√° possuem picapes el√©tricas ou lan√ßamentos pr√≥ximos.

Olhando para seus principais competidores, a Ford anunciou em janeiro que dobrar√° a capacidade de produ√ß√£o de sua picape, F-150, el√©trica para 150.000 ve√≠culos, antes mesmo de disponibilizar sua primeira unidade no mercado. A picape da Rivian, recebeu o pr√™mio de ‚ÄúCaminhonete do ano‚ÄĚ pela MotorTrend, tornando-se uma forte concorrente ao Cybertruck. Por outro lado, as reservas do Cybertruck da Tesla superam as expectativas do mercado e de seus rivais, com mais de 1,27 milh√Ķes de reservas para o novo ve√≠culo, o potencial faturamento ultrapassa US$80 bilh√Ķes para a companhia.

Nvidia tende a crescer no mercado automotivo chin√™s: As montadoras chinesas est√£o investindo no mercado de ve√≠culos el√©tricos e dire√ß√£o semi-aut√īnoma, o que as estimulou a formar parcerias com a gigante de chips americana, Nvidia (NVDC34). O mercado automobil√≠stico chin√™s, que vinha caindo por tr√™s anos consecutivos, agora retoma seu crescimento, em 2021 as vendas saltaram 4,4% em rela√ß√£o ao ano anterior, demostrando a for√ßa no setor para 2022. O novo modelo, ET7, da NIO, que conta com sistema de condu√ß√£o automatizada, j√° est√° utilizando o chip da fabricante. A empresa busca alcan√ßar a principal montadora el√©trica, Tesla (TSLA34), na disputa pelo mercado automotivo premium da China.

Olhando para o futuro e analisando a competi√ß√£o no setor, vemos que a Nvidia √© beneficiada entre os fabricantes de ve√≠culos el√©tricos na China. Embora, a Tesla j√° fabrique seus pr√≥prios chips focados para ve√≠culos aut√īnomos, devido ao seu longo per√≠odo de produ√ß√£o, as novas montadoras demandar√£o da ind√ļstria de semicondutores para se sobressa√≠rem no mercado. No primeiro momento, as empresas de carros el√©tricos est√£o focadas em aumentar a sua produ√ß√£o de ve√≠culos e n√£o devem buscar o desenvolvimento pr√≥prio de semicondutores at√© atingirem certa escalabilidade. Segundo o diretor da Wedbush Securities, Daniel Inves, a Nvidia tem fortes ra√≠zes no mercado da China e construir ainda mais seu neg√≥cio de chips automotivos em torno das tecnologias de dire√ß√£o aut√īnoma √© estrategicamente importante.

AN√ĀLISE

Fonte: Morgan Stanley

Companhias a√©reas continuam operando em capacidade reduzida na Europa: O gr√°fico acima, do Morgan Stanley, mostra que as companhias a√©reas aumentaram os cortes no n√ļmero de assentos dispon√≠veis para esta semana de janeiro na Europa (-2% com rela√ß√£o a semana anterior e -35% com rela√ß√£o a 2019). Proje√ß√Ķes para fevereiro permanecem com um cen√°rio mais positivo (capacidade -28% vs 2019, queda de -1% com rela√ß√£o a semana passada). Contudo, as empresas a√©reas ainda aguardam mais clareza sobre o n√ļmero de casos de Covid-19 para definir melhor as restri√ß√Ķes de viagens. O banco aponta ainda que existem grandes discrep√Ęncias nas expectativas de melhorias entre alguns grandes hubs a√©reos, causadas pelos diferentes n√≠veis de contamina√ß√Ķes nos pa√≠ses. Heathrow (Londres) e ANA (Portugal) continuam a esperando grandes melhorias de capacidade em Fev-22 vs. Dez-21. Por outro lado, os hubs alem√£es (Frankfurt e Munique) basicamente esperam que a situa√ß√£o em fevereiro continue se deteriorando, com a redu√ß√£o podendo chegar a -50% em Munique, quando comparado fevereiro de 2019. Isso sugere um cen√°rio ainda turbulento para as a√©reas ao passo que diversos pa√≠ses da Europa est√£o em est√°gios distintos com rela√ß√£o ao avan√ßo da pandemia e seu impacto no setor a√©reo no curto prazo.

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