Panorama da produção de Cana-de-açúcar no Brasil e no mundo

Artigo realizado em parceria com a FG/A


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Os produtos mais populares produzidos a partir da cana-de-açúcar são: o açúcar e o etanol. O açúcar faz parte da vida dos brasileiros desde o período colonial e está na maioria dos produtos alimentícios. O etanol, por sua vez, de maneira direta, é utilizado como combustível para abastecimento da frota flex, mas também tem outras finalidades, podendo ser utilizado como aditivo na gasolina, sanitizante, que tem um papel importante contra o coronavírus, e como ingrediente para as indústrias de bebidas, cosméticos, entre outras.

A cana-de-açúcar, ainda, pode ser aproveitada integralmente, pois, em sua produção, são gerados resíduos que originam subprodutos importantes: por exemplo, o bagaço, que é utilizado na geração de bioeletricidade e a vinhaça e a torta de filtro, que podem ser utilizadas como fertilizantes para a lavoura de cana-de-açúcar e como insumos para a produção de biogás.

Visão Geral: Brasil

Dentre os produtos do agronegócio brasileiro, em 2020, a cana-de-açúcar foi a terceira cultura mais relevante na composição do valor bruto da produção agrícola divulgado pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento, totalizando R$ 70,6 bilhões.

A cana-de-açúcar é processada pelas usinas de açúcar, etanol e energia que compõem o setor sucroenergético. Segundo dados da UNICA (União da Indústria de Cana-de-açúcar), o setor sucroenergético processou 657,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na última safra, sendo que 92% deste volume foi produzido na região Centro-Sul e 8% na região Norte-Nordeste. No período, o Brasil produziu 41,5 milhões de toneladas de açúcar e 32,5 bilhões de litros de etanol. Com relação à bioeletricidade, o setor sucroenergético gerou 22.604 GWh de energia elétrica, em 2020, volume capaz de atender o consumo de energia elétrica de cerca de 11,64 milhões de residências.

Moagem de Cana-de-açúcar por estados – Safra 2020/21 (em milhões de toneladas)

Além de toda a sua importância ambiental e do ponto de vista energético, o setor sucroenergético está presente em 1,2% do território nacional, fazendo parte da vida de mais de 70 mil produtores, gerando emprego, renda e desenvolvimento em cerca de 30% dos municípios brasileiros.

Se você ainda não tem conta na XP, abra a sua aqui.

Visão Geral: Mundo

De acordo com dados do USDA, em 2020, o Brasil foi o maior produtor e maior exportador de açúcar no mundo, atendendo 36% da demanda por exportações do produto. Pela sua representatividade e importância no mercado internacional de açúcar, o Brasil é formador de preço em reais, com elevada capacidade de produção e exportação, capaz de atender a necessidade do mercado de acordo com o incentivo de preços.

Além disso, de acordo com a Renewable Fuels Association, em 2020, o Brasil foi o segundo maior produtor e segundo maior exportador de etanol no mundo. Cerca de 90% da produção brasileira de etanol é direcionada para o abastecimento interno da frota flex, de maneira direta, através do etanol hidratado e, indireta, via etanol anidro, como aditivo na gasolina.

A liderança do Brasil se deve à adequada topografia, condições climáticas e hídricas, que favorecem o desenvolvimento e a produtividade agrícola da cultura. Os produtores brasileiros possuem uma série de vantagens competitivas que possibilitam o menor custo de produção dentre os principais produtores do mundo e garantem a resiliência do setor em momentos de margens mais apertadas.  

Participação dos Maiores Produtores de Açúcar – Safra Mundial 2020/21

Perspectivas

Na safra atual, a produção brasileira de cana-de-açúcar deve ser a menor dos últimos 10 anos, impactada principalmente pela maior seca dos últimos 90 anos e que atingiu toda região produtora do Centro-Sul. Além disso, as geadas que prejudicaram o desenvolvimento dos canaviais e os focos de incêndio em toda a região produtora, contribuíram para essa retração de disponibilidade. O impacto desses fatores é a menor produção de açúcar e etanol.

Com relação ao açúcar, para o próximo ciclo, apesar da expectativa de aumento de produção de importantes produtores, como Índia e Tailândia, a continuidade da recuperação do consumo de açúcar, combinada com a menor produção de açúcar brasileira, deve configurar um déficit no balanço mundial. Esse cenário indica a possibilidade de manutenção dos preços em níveis recordes como nos últimos meses.

Para o etanol, além da demanda por combustíveis estar em recuperação, o petróleo se encontra no maior nível dos últimos anos, impactando diretamente a gasolina e, por consequência, o etanol (via paridade). Além disso, no setor sucroenergético, o biocombustível concorre com o açúcar na escolha pelo produto mais remunerador e o açúcar vem pagando prêmio.

Sem falar da energia gerada a partir da biomassa da cana, que, devido ao stress hídrico observado no Brasil, alcançou boas condições de contratação para contratos de curto e médio prazo.

A combinação de todos esses fatores, no curto a médio prazo, mantém o cenário como um bom momento para o setor sucroenergético e com perspectiva de melhora em sua saúde financeira. E ainda, com a difusão da agenda ESG pelo mundo, mandatos de mistura de etanol na gasolina já foram formalizados em mais de 60 países no mundo, segundo dados disponibilizados pela organização Sugarcane.org. Pode-se espera então que, a médio e longo prazo, o Brasil se torne um dos principais responsáveis pelo atendimento dessa demanda adicional.

Grupo FG/A

O Grupo FG/A, desde sua fundação em 2005, já assessorou mais de R$ 16 bilhões em transações estruturadas, demonstrando track record e figurando como um dos principais players do mercado. Hoje, o Grupo FG/A conta com uma equipe de mais de cinquenta profissionais, atuando com seu escritório principal na cidade de Ribeirão Preto e outro na cidade de São Paulo, sob um modelo de partnership e um total de 11 sócios principais.

O time da FG/A já atuou no setor do agronegócio em transações envolvendo os mais diversos veículos de financiamentos e perfis de empresas. Possui vários cases de sucesso em seu portfólio, sendo um deles a Jalles Machado. O Grupo FG/A assessorou a empresa na sua primeira emissão no mercado de capitais, ainda em 2009. Desde então mantém-se junto à empresa, que hoje atingiu rating AAA e é listada em bolsa, o que permite que a companhia tenha amplo acesso ao mercado de capitais, além de taxas mais favoráveis em suas emissões.

Com o advento do FIAGRO, instituído pelo Congresso Nacional, ficou latente para o Grupo FG/A a necessidade e a oportunidade que tinha à sua frente. Todas as operações originadas e estruturadas eram distribuídas a mercado para os mais variados players que possuíam funding. Daí vem a oportunidade. Nada mais natural que agora havendo esta possibilidade, a FG/A buscasse ter o próprio funding, gerando valor para os futuros cotistas em suas iniciativas através da identificação de assimetrias de informações entre o conhecimento de sua equipe e o que é público para o mercado.

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
Disclaimer:

Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Não se configuram, portanto, como ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento por parte da XP Investimentos CCTVM S/A. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes neste conteúdo. O investimento em ações é um investimento de risco. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para avaliação da performance de um fundo de investimentos é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. Todas as informações sobre os produtos, bem como o regulamento e o prospecto e regulamento aqui listados, podem ser obtidas com seu agente de investimentos, em nosso site na internet ou no site do referido gestor. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor – FGC. A taxa de administração máxima compreende a taxa de administração mínima e o percentual máximo que a política do FUNDO admite despender em razão das taxas de administração dos fundos de investimento investidos. Os fundos de ações e multimercados com renda variável /sem renda variável podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes. Os fundos de crédito privado estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Os fundos de cotas aplicam em fundos de investimento que utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus cotistas. Os fundos de renda fixa estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente de investimentos. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. As rentabilidades divulgadas não são líquidas de impostos e taxas de saída e performance. As informações publicadas não levam em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Caso os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros sejam expressos em uma moeda que não a do investidor, qualquer alteração na taxa de câmbio pode impactar adversamente o preço, valor ou rentabilidade. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dessa plataforma. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido.

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.