XP Expert

Otimização do Capital de Giro: Fundos de investimentos para Empresas

Neste relatório, buscamos explorar a relevância dos fundos de investimento para empresas, destacando seus benefícios, tipos e quais são as vantagens de trazer a gestão especializada para o patrimônio das empresas.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Permitindo que as Empresas consigam se adaptar às mudanças do mercado e criar valor a longo prazo, os investimentos desempenham um papel fundamental no impulsionamento do crescimento, na promoção da inovação e na melhoria da competitividade.

O cenário macroeconômico dos últimos 3 anos, caracterizado por oscilações nos mercados e incertezas políticas e econômicas, tem trazido desafios crescentes na gestão de recursos financeiros.

Nesse contexto, paras as empresas, ter uma gestão de caixa eficiente e uma estratégia de investimento robusta, tornam-se ferramentas fundamentais para garantir a sustentabilidade e o crescimento das organizações. Dessa forma, os fundos de investimento surgem como ferramentas poderosas, oferecendo oportunidades para diversificar, maximizar retornos e gerenciar riscos.

Com uma variedade de tipos de fundos disponíveis e a assistência da plataforma XP Empresas, as organizações têm à sua disposição recursos para navegar no complexo universo financeiro.

Neste relatório, buscamos explorar a relevância dos fundos de investimento para empresas, destacando seus benefícios, tipos e quais são as vantagens de trazer a gestão especializada para o patrimônio das empresas.

1 – A Gestão de Caixa nas Empresas

Para começar, é importante falar sobre um pilar relevante na administração financeira de uma empresa: o caixa.

O caixa se refere aos recursos financeiros disponíveis para movimentação de recursos, seja de entrada ou saída. Enquanto Gestão de caixa, se refere à administração e monitoramento das entradas e saídas de dinheiro de uma empresa, sendo uma ferramenta vital para garantir a saúde financeira e a sustentabilidade de um negócio.

E quando estamos falando de pequenas e médias empresas (PMEs), essas tendem a enfrentam desafios específicos, como (i) recursos limitados decorrente de orçamentos mais restritos, (ii) número limitado de clientes ou fornecedores e dificuldade no (iii) acesso ao crédito.

Outros desafios podem surgir a depender do nicho de mercado, ou sazonalidade setorial, que pode resultar flutuações significativas na demanda e, consequentemente, em entradas de caixa inconsistentes ao longo do ano. Além disso, nem todos os proprietários de PMEs têm formação em gestão financeira. Isso pode resultar em falta de planejamento, uso ineficaz de recursos e decisões financeiras menos informadas.

E no cenário econômico atual, a efetiva gestão de caixa assume uma relevância ainda maior devido a vários fatores:

1) Aumento da volatilidade dos mercados: em tempos de incertezas, como oscilações políticas e econômicas, e, mais recentemente, os desdobramentos da pandemia, a previsibilidade das receitas pode ser desafiadora. Uma gestão de caixa eficiente permite que as empresas estejam preparadas para enfrentar variações abruptas, sejam elas decorrentes de crises ou até mesmo no surgimento de boas oportunidades de negócios que demandarão investimentos.

2) Acesso ao Crédito: uma gestão de caixa sólida pode facilitar o acesso ao crédito. Instituições financeiras avaliam a saúde financeira de uma empresa ao decidir sobre empréstimos e financiamentos. Com um controle rigoroso de caixa, as empresas demonstram responsabilidade financeira, o que pode resultar em melhores condições de crédito.

3) Tomada de Decisão: a gestão eficaz do caixa oferece insights claros sobre a posição financeira da empresa, permitindo decisões mais informadas sobre investimentos, expansões, contratações ou cortes de gastos.

2 – Gestão ativa no Capital de Giro

Fundos de investimento são uma modalidade de aplicação financeira que reúne os recursos de um conjunto de investidores, chamados cotistas. Estes recursos são administrados por gestores profissionais, que os investem em uma variedade de ativos financeiros, de acordo com a estratégia e o objetivo definidos no regulamento do fundo.

Dessa forma, entre as principais vantagens dos fundos de investimentos, temos a (i) diversificação, através do acesso a uma carteira com diferentes ativos, (ii) gestão especializada, com profissionais dedicados a gestão da carteira de investimentos, (iii) liquidez, promovida pela agilidade na aplicação e no resgate de cotas, além da (iv) diluição de custos, já que o investimento coletivo permite a pulverização dos custos de operação.

A apuração do imposto de renda é feita de maneira simplificada, já que as cotas resgatadas dos fundos de investimentos são liquidas de taxas e de impostos.

Quem trata do desenvolvimento, regulamentação e fiscalização dos Fundos de Investimentos é a Comissão de Valores Mobiliários, enquanto os parâmetros de composição das carteiras de fundos seguindo cada perfil são determinados pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). É esta mesma entidade que vai fiscalizar a qualidade das informações, visando a transparência e a clareza para os investidores.

A parcela do patrimônio destinada ao caixa de curto prazo de uma empresa, não deveria (i) ter prazo de resgate maior que D+0 ou no máximo D+1; e (ii) ter custos elevados. Normalmente os fundos de investimentos são boas opções para destinação do caixa de uma empresa, sendo os fundos de Renda Fixa de baixo risco os mais indicados para essa alocação.

De acordo com a Instrução CVM 555, o fundo de investimento pode apresentar 4 classificações, a depender da composição de sua carteira: Renda Fixa, Multimercados, Ações e Cambial. Para saber no detalhe mais sobre esses tipos, clique nesse link. Como estamos falando da alocação de uma alocação de baixo risco, abordaremos com mais detalhes 3 diferentes tipos de fundos de Renda Fixa de baixo risco.

  • Referenciado DI Soberano: investem no mínimo 95% do seu patrimônio em Títulos Públicos atrelados à Selic, oferecendo liquidez e segurança como componente principal da alocação. Esses títulos são pós-fixados e sua rentabilidade é expressa em Selic + um percentual e com pagamento de juros e principal apenas no vencimento. A LFT tem risco soberano e um mercado com bastante liquidez, permitindo a venda do ativo a qualquer momento via mercado secundário.
  • Crédito Liquidez: são fundos de crédito que investem majoritariamente em ativos baixa e média classificação de risco de crédito, entre debêntures, emissões bancárias, ativos estruturados e bonds, além de títulos públicos. Possuem prazo de pagamento de resgates (cotização + liquidação) entre 0 e 1 dia.
  • Grau de Investimento (high grade): investem em ativos de baixa e média classificação de risco de crédito, como letras financeiras, CDBs e FIDCs. Usualmente, os fundos apresentam prazo de resgate variando entre 1 e 30 dias.

E para entender melhor como os fundos de investimentos e a gestão ativa do caixa pode trazer melhorias operacionais para as empresas, e trabalhar a favor do negócio, montamos uma simulação com diferentes tipos de fundos de investimentos. Confira a seguir.

3- Seu caixa pode render mais com Fundos

Para responder se vale a pena ou não investir o caixa da sua Empresa em Fundos de Investimentos montamos um exercício simples de simulação.

Vamos comparar cinco empresas hipotéticas A, B, C, D e E. Digamos que todas mantem em caixa os recursos necessários para provisões trabalhistas, legais e operacionais, sendo esse valor constante de R$ 1.000.000,00.

Os resultados do estudo foram tirados do Quantum Axis, com base no retorno obtido nos últimos 12 meses por cinco tipos de investimentos:

Empresa A: deixou seu caixa depositado na poupança.

Empresa B: deixou seu caixa depositado em um CDB com rentabilidade pós fixada de 95% do CDI

Empresa C: deixou seu caixa depositado em um CDB com rentabilidade pós fixada de 100% do CDI

Empresa D: deixou seu caixa depositado no fundo XP Bancos, que investe majoritariamente em títulos bancários de baixo risco e títulos públicos. O fundo não possui crédito privado.

Empresa E: deixou seu caixa depositado no fundo Atena Tapyr, fundo de renda fixa crédito privado com liquidez diária e baixa volatilidade. A carteira é composta majoritariamente por títulos de dívida pública e privada do tipo high grade.

Simulamos no gráfico abaixo a evolução do caixa dessas cinco empresas ao longo de 12 meses.

O resultado mostra que o custo de oportunidade em 12 meses pode chegar a R$ 56.845,44, com base na diferença do valor acumulado entre a Empresa A que deixou na poupança, e da Empresa E que aplicou no XP Bancos.

Vale pontuar que a diferença entre o resultado de cada empresa é exponencial, efeito do popular: “juros sobre juros”, ou juros compostos. Desta forma, essa pequena diferença de 56.845,44 mil reais do primeiro ano, irá trazer rendimentos durante os próximos anos, motivo pelo qual a diferença cresce exponencialmente.

Além disso vale pontuar que existe uma melhoria operacional ainda maior para empresas que conseguem fazer um escalonamento de liquidez em seu caixa, ou seja, separando a parcela de curtíssimo prazo, da parcela do caixa mais estruturada. Dessa forma, a Empresa pode optar por investir uma parcela do seu caixa em ativos líquidos e de baixo risco, e a outra parcela em fundos com maior prazo de liquidez, sendo possível aumentar o potencial de retorno da carteira.

Por fim, observando o efeito de uma alocação assertiva que pode gerar melhores retornos para a carteira, somada ao poder dos juros compostos, podemos concluir que: o tempo é dinheiro, e o melhor momento para começar a procurar melhoria operacional para esse caixa, é agora.

4 – O prazo é mais curto? O IOF pode deixar de ser um problema

As operações compromissadas podem ser uma boa alternativa para ampliar a diversificação e potencializar o retorno da carteira de investimentos. Ainda mais quando falamos daquela parcela do caixa que terá resgate inferior ao prazo de isenção de IOF (30 dias).

As operações compromissadas só podem ser emitidas por instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central para este tipo de operação (como a XP). A instituição autorizada poderá negociar as compromissadas com pessoas físicas, jurídicas, ou uma outra instituição financeira.

Além disso, por haver um título de renda fixa como lastro (garantia) da operação, e com condições de prazo e retorno previamente combinados, pode-se considerar como um investimento de baixo risco.

As compromissadas têm alíquota de IOF zerada, o que faz com que o produto seja uma excelente opção para aplicações de curtíssimo prazo, já que outros produtos concorrentes com liquidez diária, como CDBs, contas remuneradas e até mesmo os Fundos DI, possuem incidência de imposto de renda.

Para responder se vale a pena ou não investir o caixa de curtíssimo prazo da sua Empresa em Compromissadas montamos outro um exercício simples de simulação, comparando uma Compromissada com rentabilidade de 50% do CDI, com um CDB 100% do CDI, e a conhecida Conta Remunerada, que fixamos um valor de 15% do CDI (taxa que pode ser inferior a depender da instituição). Em relação ao prazo consideramos uma aplicação de até 10 dias úteis (15 dias corridos).

O resultado mostra que mesmo com uma rentabilidade de 50% do CDI, as operações compromissadas superam o CDB e a Conta Remunerada em termos de remuneração.

O valor de investimento mínimo é de R$ 1.000,00, e qualquer cliente PJ pode acessar o produto através do assessor de investimentos. As Compromissadas possuem liquidez diária e prazo de liquidação de até 10 dias úteis (15 dias corridos) no prazo em questão.

Os grandes bancos oferecem compromissadas com lastro de terceiros (mesma modalidade da Compromissada XP) desde 2016, porém poucos clientes têm acesso ao produto. A XP foi pioneira em trazer o produto para o público PJ. 

5 – Como a XP pode te ajudar na seleção dos Fundos

O time de Análise de Fundos XP preparou uma lista mensal de fundos, pautados por critérios como histórico e confiabilidade da gestora, desempenho e capacidade de adicionar retornos consistentes e diversificação aos seus investimentos.

O Top 20 XP Empresas nasce para auxiliar no direcionamento do caixa das empresas e promover cada vez mais uma melhoria operacional na gestão dos recursos de Empresas.

Além disso, nosso time de alocação prepara mensalmente carteiras sugeridas para perfis específicos de pessoas jurídicas, que atendem a necessidade da empresa independente da sua política de investimentos. Estes perfis contemplam desde empresas que precisam de altíssima liquidez e buscam baixo risco para destinar seu caixa da reserva de curto prazo até as que que possuem projeção de caixa que possibilita maior flexibilidade de alocação com maior risco para buscar retornos mais representativos.

Além dos ganhos financeiros, a pessoa jurídica pode se beneficiar da assessoria profissional, que reduz o trabalho de seu próprio departamento financeiro operacionalizando aportes e resgates.

Procure seu assessor de investimentos para auxiliar na construção do portfólio da sua empresa.


XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

  • Este relatório de análise foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Resolução CVM 20/2021, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As informações contidas neste relatório são consideradas válidas na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas. A XP Investimentos não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base no presente relatório.
  • Este relatório foi elaborado considerando a classificação de risco dos produtos de modo a gerar resultados de alocação para cada perfil de investidor.
  • O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma independente, inclusive em relação à XP Investimentos e que estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado, e que sua(s) remuneração(es) é(são) indiretamente influenciada por receitas provenientes dos negócios e operações financeiras realizadas pela XP Investimentos.
  • O analista responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Resolução CVM nº 20/2021 está indicado acima, sendo que, caso constem a indicação de mais um analista no relatório, o responsável será o primeiro analista credenciado a ser mencionado no relatório.
  • Os analistas da XP Investimentos estão obrigados ao cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC Brasil para o Analista de Valores Mobiliários e na Política de Conduta dos Analistas de Valores Mobiliários da XP Investimentos.
  • O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos ou por assessores de investimento que desempenham suas atividades por meio da XP, em conformidade com a Resolução CVM nº 178/2023, os quais encontram-se registrados na Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários – ANCORD. O assessor de investimento não pode realizar consultoria, administração ou gestão de patrimônio de clientes, devendo atuar como intermediário e solicitar autorização prévia do cliente para a realização de qualquer operação no mercado de capitais.
  • Para fins de verificação da adequação do perfil do investidor aos serviços e produtos de investimento oferecidos pela XP Investimentos, utilizamos a metodologia de adequação dos produtos por portfólio, nos termos das Regras e Procedimentos ANBIMA de Suitability nº 01 e do Código ANBIMA de Distribuição de Produtos de Investimento. Essa metodologia consiste em atribuir uma pontuação máxima de risco para cada perfil de investidor (conservador, moderado e agressivo), bem como uma pontuação de risco para cada um dos produtos oferecidos pela XP Investimentos, de modo que todos os clientes possam ter acesso a todos os produtos, desde que dentro das quantidades e limites da pontuação de risco definidas para o seu perfil. Antes de aplicar nos produtos e/ou contratar os serviços objeto deste material, é importante que você verifique se a sua pontuação de risco atual comporta a aplicação nos produtos e/ou a contratação dos serviços em questão, bem como se há limitações de volume, concentração e/ou quantidade para a aplicação desejada. Você pode consultar essas informações diretamente no momento da transmissão da sua ordem ou, ainda, consultando o risco geral da sua carteira na tela de carteira (Visão Risco). Caso a sua pontuação de risco atual não comporte a aplicação/contratação pretendida, ou caso existam limitações em relação à quantidade e/ou volume financeiro para a referida aplicação/contratação, isto significa que, com base na composição atual da sua carteira, esta aplicação/contratação não está adequada ao seu perfil. Em caso de dúvidas sobre o processo de adequação dos produtos oferecidos pela XP Investimentos ao seu perfil de investidor, consulte o FAQ. As condições de mercado, mudanças climáticas e o cenário macroeconômico podem afetar o desempenho do investimento.
  • A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes.
  • Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo assessores de investimentos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.
  • 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710.
  • O custo da operação e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da XP Investimentos: www.xpi.com.br.
  • A XP Investimentos se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste relatório ou seu conteúdo.
  • A Avaliação Técnica e a Avaliação de Fundamentos seguem diferentes metodologias de análise. A Análise Técnica é executada seguindo conceitos como tendência, suporte, resistência, candles, volumes, médias móveis entre outros. Já a Análise Fundamentalista utiliza como informação os resultados divulgados pelas companhias emissoras e suas projeções. Desta forma, as opiniões dos Analistas Fundamentalistas, que buscam os melhores retornos dadas as condições de mercado, o cenário macroeconômico e os eventos específicos da empresa e do setor, podem divergir das opiniões dos Analistas Técnicos, que visam identificar os movimentos mais prováveis dos preços dos ativos, com utilização de “stops” para limitar as possíveis perdas.
  • Ação é uma fração do capital de uma empresa que é negociada no mercado. É um título de renda variável, ou seja, um investimento no qual a rentabilidade não é preestabelecida, varia conforme as cotações de mercado. O investimento em ações é um investimento de alto risco e os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, de forma expressa ou implícita, é feita neste material em relação a desempenhos. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, os eventos específicos da empresa e do setor podem afetar o desempenho do investimento, podendo resultar até mesmo em significativas perdas patrimoniais. A duração recomendada para o investimento é de médio-longo prazo. Não há quaisquer garantias sobre o patrimônio do cliente neste tipo de produto.
  • O investimento em opções é preferencialmente indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. No mercado de opções, são negociados direitos de compra ou venda de um bem por preço fixado em data futura, devendo o adquirente do direito negociado pagar um prêmio ao vendedor tal como num acordo seguro. As operações com esses derivativos são consideradas de risco muito alto por apresentarem altas relações de risco e retorno e algumas posições apresentarem a possibilidade de perdas superiores ao capital investido. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto.
  • O investimento em termos são contratos para compra ou a venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado. O prazo do contrato a Termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo o prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias corridos. O preço será o valor da ação adicionado de uma parcela correspondente aos juros – que são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato. Toda transação a termo requer um depósito de garantia. Essas garantias são prestadas em duas formas: cobertura ou margem.
  • O investimento em Mercados Futuros embute riscos de perdas patrimoniais significativos. Commodity é um objeto ou determinante de preço de um contrato futuro ou outro instrumento derivativo, podendo consubstanciar um índice, uma taxa, um valor mobiliário ou produto físico. É um investimento de risco muito alto, que contempla a possibilidade de oscilação de preço devido à utilização de alavancagem financeira. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto. As condições de mercado, mudanças climáticas e o cenário macroeconômico podem afetar o desempenho do investimento.
  • ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO.
  • A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


    Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.