XP Expert

Radar de velocidade à frente: As vendas de veículos elétricos estão desacelerando?

Quer saber sobre o mercado global de veículos elétricos? Acesse aqui!

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Destaques do webinar da BloombergNEF sobre o mercado global de elétricos

Com o crescente impulso da eletrificação em vários segmentos do setor automotivo, o mercado de veículos elétricos (VEs) vem se tornando um dos tópicos mais discutidos atualmente. Nesse contexto, participamos de um webinar exclusivo realizado pela BloombergNEF, sob o tema ‘Perspectivas dos Veículos Elétricos em 2024‘, para aprofundar no entendimento do cenário atual e as perspectivas olhando para frente. De forma geral, este relatório visa destacar as principais mensagens do evento, incluindo: o crescimento das vendas de VEs globalmente, o tempo esperado de transição para uma frota totalmente elétrica, os desafios de escala deste mercado, além do excesso de oferta de baterias e a subsequente queda nos preços. 


Vendas de VEs¹ continuam aumentando globalmente, embora a taxa de crescimento esteja diminuindo. Dados da BNEF mostram que as vendas globais de VEs de passeio devem aumentar 21% em 2024 vs. 2023 (atingindo 17 milhões de veículos), um ritmo mais lento que o registrado entre 2020 e 2023, de 61%. Segundo executivos da BNEF, os mercados globais de VEs estão progredindo em velocidades diferentes, variando de acordo com: (i) segmento: veículos de duas/três rodas e ônibus alcançaram altos níveis de eletrificação (47% e 26%, respectivamente), enquanto carros de passeio e vans/caminhões estão um pouco atrás (18% e 4%, respectivamente); (ii) modelo: entre 2019 e 2023, as vendas de híbridos plug-in cresceram 65%, enquanto as vendas de veículos elétricos a bateria aumentaram 57%; e (iii) região: a China domina o mercado atualmente, embora economias em desenvolvimento, como a Índia e o Brasil, também estejam registrando recordes de vendas, enquanto os EUA e a Alemanha estão sofrendo uma desaceleração.

Carros a combustão devem continuar sendo maioria na frota de transportes até meados do século. De acordo com dados da BNEF, as vendas de veículos com motor de combustão interna (MCI) caíram 30% desde o pico em 2017. Enquanto isso, as vendas de VEs de todos os tipos estão crescendo, deslocando o consumo de cerca de 1,7 milhão de barris de petróleo/dia, o equivalente a ~3% da demanda total do combustível². No entanto, a eletrificação de toda a frota de transportes deve levar tempo – mesmo em um cenário de rápida adoção de veículos elétricos, as estimativas da BNEF indicam que é improvável que os veículos elétricos ultrapassem 40% do total da frota de veículos de passeio até 2040 (em comparação com os 18% atuais).

Baixa autonomia e infraestrutura de recarga limitada são principais entraves para o ganho de escala. Para a BNEF, apesar dos avanços tecnológicos das baterias e de incentivos regulatórios ao redor do mundo, investimentos devem ser direcionados para superar dois dos principais desafios deste mercado: (i) alcançar maior autonomia de distâncias; e (ii) expandir a infraestrutura de recarga.

Cresce a demanda por baterias de íons de lítio, mas o excesso de capacidade na China levou à queda dos preços. Com o crescimento esperado para o mercado de veículos elétricos, o desenvolvimento de baterias segue sendo fundamental, com governos do mundo todo buscando desenvolver novas tecnologias e uma cadeia de suprimento local. Entre os insumos de baterias, os especialistas da BNEF observaram que as baterias de fosfato de ferro de lítio estão ganhando maior atenção, com projeção de abastecer mais de 50% dos VEs até 2026. Nesse contexto, a China novamente se destaca, atualmente concentrando a maior parcela da fabricação mundial de baterias e sua cadeia de valor. Contudo, dado os incentivos governamentais e a alta produção, o país está enfrentando um excesso de capacidade, que levou a uma subsequente queda de 44% nos preços das baterias de íon de lítio³ no acumulado do ano vs. 2023. De forma geral, mesmo considerando o esperado e contínuo aumento da demanda de baterias, a BNEF não acredita que o problema de excesso de capacidade se resolva no curto/médio prazo, contribuindo potencialmente para uma queda contínua nos preços globais de VEs. 

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.