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O que as pontuações do CDP sobre clima nos dizem sobre as empresas brasileiras?

Ao longo deste relatório, trazemos os principais destaques do que dizem as pontuações das empresas brasileiras no CDP

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Há um claro progresso, embora não consistente entre os setores

O Carbon Disclosure Project (CDP) utiliza uma metodologia proprietária para avaliar as empresas com base no nível de divulgação de informações ambientais, além da própria performance nesse pilar, visando auxiliar o processo de tomada de decisão dos investidores. Neste relatório, ao examinar os dados de 2022 para as empresas brasileiras – uma vez que as notas de 2023 ainda não foram divulgadas -, destacamos cinco principais mensagens (i) crescimento nos pedidos (por parte de investidores e consumidores) para que empresas divulguem informações ambientais, embora 34% dessas solicitações tenham ficado sem resposta; (ii) 30% das empresas receberam pontuações entre A e B-, enquanto 20% obtiveram pontuações entre C e D-; (iii) o setor de Materiais foi o melhor posicionado, enquanto Serviços obteve a pontuação mais baixa; (iv) já numa perspectiva de evolução (vs. 2021), Varejo registrou a maior melhoria, enquanto a pontuação do setor de Infraestrutura foi a que mais piorou; e (v) empresas que vale destacar.


Um breve contexto. Mais de 10 mil empresas em todo o mundo foram solicitadas a divulgar informações relacionadas ao clima para os signatários do CDP, um aumento de +219% em relação ao ano anterior (2022 vs. 2021). Uma vez que essa divulgação ocorre a partir de solicitações de investidores e/ou clientes, vemos que esse aumento (e recorde) nas taxas de resposta destaca: (i) do ponto de vista do investidor, a demanda de mercado por transparência climática está aumentando; e (ii) do ponto de vista das empresas, a divulgação ESG está gradualmente ganhando escala.

#1. Crescimento nas solicitações de divulgação, embora parte permaneça sem resposta
. Em 2022, 282 empresas brasileiras foram solicitadas a responder aos questionários do CDP, um aumento de +174% em relação ao ano anterior. No entanto, embora mais empresas estejam sendo solicitadas, 34% delas (95) não responderam (obtendo uma classificação F), o que merece acompanhamento.

#2. 30% receberam uma classificação entre A e B-, enquanto 20% ficaram entre C e D-. Além das 95 companhias com classificação F que mencionamos acima, vale ressaltar: (i) 85 (30%) receberam uma classificação entre A e B-; (ii) 56 (20%) pontuaram entre C e D-; e (iii) 45 (16%) foram classificadas como outros¹. No total, 27% das empresas solicitadas para responder faziam parte do setor de Serviços, a indústria mais responsiva, seguida pela Infraestrutura, com uma participação de 18% (Figura 01).

#3. Setor de Materiais foi o melhor posicionado, enquanto Serviços obteve a pontuação mais baixa. Do ponto de vista setorial e considerando o nível de divulgação e esforços ambientais, vale a pena notar: (i) 77% das 13 empresas do setor de Materiais alcançaram uma pontuação geral de divulgação entre A e B-, colocando o setor como o melhor posicionado; (ii) Agronegócio, Alimentos e Bebidas foi classificado em 2º lugar, com 75% da nota entre A e B-; e (iii) embora o setor de Serviços seja o mais responsivo, ele também foi o que obteve a pontuação mais baixa (59% classificado entre C e D-), seguido por Infraestrutura (54%).

#4. Numa perspectiva de evolução (vs. 2021), Varejo registrou a maior melhoria, enquanto a pontuação do setor de Infraestrutura foi a que mais piorou. Empresas do setor de Varejo registraram a melhor melhoria em sua pontuação anualmente, enquanto a nota de Infraestrutura piorou mais. Além disso, dos respondentes, 44% apresentaram uma melhoria na pontuação em 2022 (em relação a 2021), o que vemos com bons olhos, embora 46% não registaram progresso ou aumento em suas notas ao longo do último ano.

#5. Empresas que vale destacar. Apenas 3 das 187 empresas brasileiras (1,6%) obtiveram uma pontuação A em 2022 (vs. 290 globalmente, 2,6% do total): KLBN4, VIVT3, CBAV3. Em relação ao maior progresso, destacamos TRPL4, que obteve uma classificação A- em 2022, partindo de C em 2021.

¹Classificamos como outros empresas que não tiveram suas notas publicadas ou registradas, seja por terem optados por não as divulgarem publicamente, ora por não terem respondido os questionários de forma adequada

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