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Qual seu próximo destino de viagem? O índice Big Mac te ajuda a decidir

Entenda o que o hambúrguer mais famoso do mundo tem a ver com economia

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O que é o Índice Big Mac?

O Índice Big Mac compara o preço em dólar do hambúrguer Big Mac em diferentes países para estimar a diferença no poder aquisitivo entre economias. Ou seja, o quanto cada moeda é capaz de comprar de bens e serviços no seu país, podendo assim ser comparada com outras de uma maneira mais efetiva do que fazendo uma simples conversão da taxa de câmbio.

O índice, criado em 1986 pela revista britânica The Economist, é baseado na teoria da Paridade do Poder de Compra. A teoria, também conhecida como PPC, defende que em um mundo perfeitamente integrado, em que os mercados são eficientes e com zero custo de transações, todos os bens teriam o mesmo preço – independente do país. Porém, sabemos que os preços variam entre países, e, portanto, o poder aquisitivo também.

Apesar de o índice ser baseado apenas no Big Mac, o preço deste único item tende a ser correlacionado com os preços de outros bens, e então serve como um bom parâmetro para a paridade do poder de compra entre moedas.

O que o Índice Big Mac conta para nós?

O índice pode ser usado para chegar em conclusões rápidas sobre o poder de compra em diferentes países, e estimar o valor justo do câmbio. Já que o McDonald’s opera em mais de 100 países, e o Big Mac é comercializado da mesma forma em todos os lugares (ou seja, com base nos mesmos ingredientes e forma de preparo), fica fácil comparar os preços do produto entre os países.

Por exemplo, considerando a última atualização do índice em janeiro, um Big Mac custa US$ 5.81 nos Estados Unidos, enquanto no Brasil ele custa R$ 22.90 (equivalente à US$ 4.31). Isso quer dizer que o poder de compra de um brasileiro nos Estados Unidos é aproximadamente 26% menor.

Segundo a teoria, isso indica que o real está barato, e deveria valorizar para 3.94, eliminando a diferença nos preços. De maneira bem interessante, esta estimativa está próxima ao patamar da taxa de câmbio sugerido pelos nossos modelos mais avançados (Confira detalhes aqui!).

Observando o Índice Big Mac nos principais países, vemos que o câmbio tende a ficar sobrevalorizado em economias desenvolvidas como os EUA, Noruega e a Suíça. Enquanto isso, o câmbio tende a ficar subvalorizado em economias emergentes, como o Brasil, Rússia e Índia. Além do mais, apesar de preços de bens serem mais baratos em países emergentes, o poder de compra é inferior ao dos países desenvolvidos.

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Como posso usar o Índice Big Mac?

Quando você estiver escolhendo o seu próximo destino de viagem, você pode usar o Índice Big Mac para identificar quais moedas estão desvalorizadas e ter uma ideia do quanto seu dinheiro vale efetivamente em outro país – além da simples conversão da taxa de câmbio. De fato, o que você pode comprar com seus reais em outros países?

Por exemplo, se você for para a Suíça, onde o Big Mac custa o equivalente a US$ 6.98, você conseguiria consumir em torno de 38% a menos lá do que se estivesse gastando o mesmo dinheiro no Brasil.

Agora, se você estiver pensando em ir ver a Copa do Mundo no Catar, onde o preço do Big Mac é equivalente a US$ 3.57, conseguiria consumir em torno de 21% a mais.

Limitações do Índice Big Mac

Apesar do índice representar bem a disparidade no poder aquisitivo entre países, na média, ele pode não funcionar muito bem em alguns casos. Isso porque, no modelo, o hambúrguer Big Mac substitui uma cesta de bens tradicionalmente usada por economistas em modelos mais complexos – que incluem questões como impacto de leis trabalhistas e impostos.

Além do mais, em alguns países, a relação entre o preço do Big Mac e de outros bens é mais fraca. Portanto, nesses países, o índice pode acabar tendo uma margem de erro maior.

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