A 13ª edição da EXPERT XP terminou nesse último fim de semana, mas os ensinamentos dessa, que foi sem dúvidas a melhor e a maior EXPERT até agora, vão continuar por muito tempo. Afinal, foram mais de 72 horas de conteúdo, espalhados por vários palcos ao redor da feira durante os dois dias de evento. A EXPERT se tornou o maior evento de finanças do mundo, com mais de 40 mil participantes, uma plenária principal com capacidade para 10 mil pessoas, que recebeu membros do governo brasileiro, Banco Central, Congresso, além de pessoas relevantes do mercado financeiro, empreendedorismo, economia, comunicações, e figuras globais únicas como Steve Wozniak, co-fundador da Apple, o ex-premier Britânico Boris Johnson e o maior jogador da NFL de todos os tempos, Tom Brady.
Nesse XPRESSO, discutimos os 5 principais ensinamentos que tirei dessa EXPERT. Com certeza não são os únicos, e muitos assuntos relevantes ficaram de fora. Mas são alguns pontos relevantes dentre a miríade de conteúdos relevantes desse festival das finanças e negócios.
1) Sentimento melhorando com ativos de risco no Brasil
Essa EXPERT pode ter marcado um ponto de inflexão no sentimento dos investidores em geral com ativos de risco no Brasil. Nos últimos anos, tivemos uma pandemia, uma guerra que levou a um choque de petróleo, uma seca no Brasil que levou a um forte aumento dos preços de energia, e um ciclo de altas de taxas de juros no Brasil e no mundo dos maiores e mais rápidos que tivemos no passado recente.
Tudo isso levou a um aumento da aversão à risco dos investidores locais, que migraram para os ativos de renda fixa. A boa notícia é que esses temas ficaram para trás, e começam a reverter. Vimos durante essa EXPERT um interesse maior no tema Renda Variável e ativos de risco de maneira geral, e um sentimento mais otimista dos gestores, assessores e investidores que estavam presentes no evento.
Isso é corroborado pelos dados recentes que vimos, tanto da nossa Pesquisa de Assessores, que mostra um interesse alto dos clientes em aumentarem exposição à Renda Variável, quanto do fluxo para a Bolsa e fundos. Durante o mês de agosto, os dados da B3 mostram que os investidores institucionais locais compraram R$5,4 bilhões de Bolsa líquido das vendas, enquanto os investidores Pessoas Físicas também foram compradores líquidos em R$4,6 bilhões. Os dados da ANBIMA para fundos ainda mostram resgates para os fundos de ações e multimercados, porém esses resgates vêm diminuindo, já com alguns dias positivos em captação.
Considerando o cenário dos próximos meses, seus clientes:
2) Discussões de Macro e Política foram relevantes durante a EXPERT
Como sempre, a EXPERT trouxe várias autoridades relevantes para discutir os temas Macroeconômicos e Políticos mais relevantes para o país. Dessa vez, o evento contou com a participação de Fernando Haddad (Ministro da Fazenda), Gabriel Galípolo (Diretor do Banco Central), Arthur Lira (Presidente da Câmara dos Deputados), além de um painel com quatro governadores de destaque (Tarcísio de Freitas – SP, Eduardo Leite – RS, Helder Barbalho – PA e Rafael Fonteles – Piauí).
E como sempre, o que foi dito por essas autoridades durante a EXPERT mexeu nos preços de mercado. Na quinta-feira do dia 31 de agosto, o mercado estava turbulento após o envio do Projeto de Lei Orçamentária Anual que detalha o orçamento para 2024, com algumas medidas de arrecadação e flexibilização dos gastos considerados dentro do arcabouço fiscal que desagradou aos agentes de mercado. Porém, logo na sexta-feira pela manhã, o presidente da Câmara Arthur Lira disse que o veto do Presidente da República ao parágrafo que proibia a inclusão de descontos na meta de resultado primário tem alta chance de ser derrubado no Congresso. Lira também destacou que é fundamental também cortar gastos, e que a Câmara está pronta para votar a reforma administrativa que foi encaminhada no governo anterior.
O mercado reagiu positivamente às falas de Lira e fechou com forte alta na sexta-feira. No sábado, foi a vez do Ministro Fernando Haddad defender a meta fiscal de déficit zero em 2024, apesar dos desafios arrecadatórios para alcançá-la. Gabriel Galípolo também defendeu que o Banco Central siga perseguindo a meta de inflação determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
3) O futuro da Inteligência Artificial (IA), por Steve Wozniak
O co-fundador da Apple também esteve presente na EXPERT. Ele falou do processo que levou ele a ser um dos criadores dos primeiros computadores pessoais. Desde criança, ele sempre foi interessado por eletrônica, ganhando de presente dos pais itens como receptores e transmissores que tinha que montar e fazer os componentes funcionarem. Na época, as pessoas não acreditavam que poderiam ter computadores em casa – muito menos ter telas coloridas, mas que utilizando ondas digitais e microprocessadores conseguiram viabilizar as duas funcionalidades. Na sua visão, os computadores pessoais foram uma das principais inovações no mundo até hoje.
Em relação ao tema do momento no mundo da tecnologia, a Inteligência Artificial, Wozniak acredita que as mudanças acontecerão no tempo, mas que precisa de regulação e que as empresas de IA mostrem a fonte das informações. Ele ressalta que em outras grandes mudanças, como o surgimento dos computadores e a Revolução Industrial também surgiram dúvidas – mas que o mundo sempre se reinventa, e o trabalho humano continua sendo essencial. Na opinião dele, o cérebro humano sempre será a ferramenta mais valiosa.
4) Boris Johnson: a delicada situação da geopolítica atual
O ex-Primeiro Ministro do Reino Unido, Boris Johnson, fechou o primeiro dia de EXPERT. Ele falou sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia, e disse que acredita que a Ucrânia sairá vencedora. Ele falou também sobre as democracias capitalistas como sendo o modelo vencedor no mundo no longo prazo, e disse que o Brasil deveria se alinhar mais com a Inglaterra e EUA do que com os países do BRICs, pela maior similaridade das democracias.
Além disso, ele afirmou que a ideia de “desacoplamento” entre os países é ruim e que na verdade, os países deveriam buscar cada vez mais conexão. Para ele, não faz sentido ter uma guerra fria com a China, e que o mundo tem que dialogar mais e buscar resoluções para os conflitos.
Em relação ao Brexit, a visão de Boris é que a Inglaterra está mais livre para assinar acordos de livre comércio com o restante do mundo, e cobrou maior proximidade com o Brasil e a assinatura de um acordo para evitar a bi-tributação no comércio entre os dois países.
Por último, sobre as eleições dos Estados Unidos, ele não quis comentar qual candidato apoiaria, mas comentou sobre pontos positivos tanto de Joe Biden quanto de Donald Trump.
5) Tom Brady: melhore um pouco a cada dia, e foque na jornada
O maior jogador da NFL de todos os tempos e ganhador de sete Super Bowls, Tom Brady, fechou a EXPERT com uma palestra incrível. Brady compartilhou visões sobre sua carreira, desde o início quando atuava como jogador no ensino médio e depois, na universidade, a posição desfavorável no draft, até se tornar um dos maiores quarterbacks da história. Ele explicou como lidou com a ansiedade ao se concentrar em suas próprias oportunidades e destacou sua busca contínua por aprendizado, inclusive, mais recentemente, ao adquirir uma participação em um time de futebol inglês, reforçando que ainda tem muito a aprender.
Sua jornada de liderança envolveu abrir mão de um salário maior para poder trazer melhores jogadores para compor o time. Atualmente, sua motivação é compartilhar o conhecimento adquirido ao longo de sua carreira e fazer a diferença na vida de outros atletas. Um dos pontos mais inspiracionais de sua palestra foi afirmar que as pessoas não nascem prontas, mas podem conquistar e desenvolver as habilidades necessárias para isso.
Se você quiser acompanhar toda a cobertura que realizamos da EXPERT, clique aqui. Caso queira rever os painéis, veja no site do evento expertxp.com.br.
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!