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As redes sociais podem ajudar ou destruir a sua educação financeira: só depende de você

Se você se deixar levar pelo imediatismo e pelas “oportunidades” de compra de um mundo cada vez mais conectado e com “fome de vender”, seus planos e sonhos, que dependem do seu dinheiro, podem ir por água abaixo

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Você já teve a sensação de receber um anúncio de algum produto que foi “perfeitamente feito para você”? Ou pesquisou por acaso alguma coisa que queria comprar e depois ficou a semana inteira recebendo mensagens de venda deste mesmo produto? É igual quando você entra em uma loja “só para dar uma olhadinha”, mas aquele vendedor insistente te persegue e não para de falar no seu ouvido. Aí, se você compra o produto, fica com aquela pulga atrás da orelha martelando: será que eu comprei isso por que eu quis, ou “quiseram por mim”? Você já se viu nessa situação?

Neste fim de semana assisti O Dilema das Redes, uma bomba atômica em formato de documentário que explica o impacto, cada vez mais intenso, das redes sociais na nossa sociedade e no nosso cérebro. Alguns outros filmes já tentaram nos alertar sobre essas mídias, mas o grande diferencial deste é a linguagem, simples e coerente, que consegue explicar a complexa ciência dos algoritmos que estão por trás das marcações de fotos, das sugestões de conteúdo e de criar a necessidade infinita de “rolar” a tela para cima e para baixo em busca de algo.

Em entrevistas honestas, meio que em tom de confissão, o documentário trouxe alguns dos maiores ex-executivos de empresas como Youtube, Twitter, Instagram, Pinterest e Facebook, contando como essas redes acabam nos seduzindo a gastar cada vez mais tempo e compartilhar o máximo de informações pessoais para que os sites possam monetizar. Sim, por serem "gratuitas" para os usuários, as plataformas de mídias sociais são criadas para trabalhar e atrair a nossa atenção e somos uma espécie de produto vendido aos anunciantes. Essa não é a opinião do documentário, mas um fato sobre o modelo financeiro desses negócios.

"Se você se deixar levar pelo imediatismo e pelas “oportunidades” de compra de um mundo cada vez mais conectado e com “fome de vender”, seus planos e sonhos, que dependem do seu dinheiro, podem ir por água abaixo."

Antes de continuarmos, uma observação: não estou aqui para falar mal das redes sociais. Eu sou usuário de algumas destas redes e compartilho bastante conteúdo que considero relevante para as pessoas. Também sigo e me informo com perfis de pessoas e empresas que considero desenvolverem um trabalho muito positivo. Ou seja, reconheço o lado positivo das redes e quero que você, junto comigo, reflita sobre esse novo momento que vivemos.

O modelo de negócio comercial das redes sociais trabalha com os elementos mais viciantes da psicologia humana, tecnologias persuasivas e os combina com as melhores técnicas de personalização, para que sejamos apresentados a exatamente o que temos afinidade para ver, ler ou consumir. É assim que conseguem atrair a nossa atenção, o nosso tempo, e vender para os anunciantes.

Sabendo disso, vamos falar da sua educação financeira. Uma pessoa financeiramente educada é aquela que tem um conhecimento profundo das suas finanças pessoais. É alguém que entende o impacto das suas decisões em sua estabilidade financeira. A educação financeira é essencial porque equipa as pessoas com o conhecimento e as habilidades que precisam para administrar seu dinheiro de maneira eficaz. Sem isso, nossas decisões financeiras podem ter consequências terríveis.

Mas apenas saber o que você deve fazer não é suficiente. Você precisa praticar diariamente. Terá que manter vigilância constante para as tentações que aparecem de diversas maneiras ao longo do dia. Se você se deixar levar pelo imediatismo e pelas “oportunidades” de compra de um mundo cada vez mais conectado e com “fome de vender”, seus planos e sonhos, que dependem do seu dinheiro, podem ir por água abaixo.

Como eu já falei por aqui, educação financeira é para quem quer pensar no longo prazo. É entender que um investimento rende bastante com o passar dos anos. Que você só ganha quando consegue reservar uma parte da sua renda para investir todos os meses.

A lição mais importante de " O Dilema das Redes" é que devemos refletir e questionar mais o que vemos online. As notificações “push”, que nos mantêm constantemente envolvidos, e as recomendações personalizadas podem influenciar nossas ações. E se isso acontece e prejudica as suas finanças, de fato, não há ninguém que você possa responsabilizar, a não ser você mesmo.

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