Acredite e realize o impossível


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

“Acredite no impossível”. Essa é a primeira frase que você lê quando as portas dos elevadores se abrem no alto de um dos prédios mais icônicos da Faria Lima, centro financeiro do Brasil.

Você está na XP, provavelmente um dos casos mais bem-sucedidos de empreendedorismo na história recente do país. Em apenas duas décadas a empresa saiu de uma minúscula sala em Porto Alegre para abrir capital na Bolsa Nasdaq, em Nova York.

Para quem conhece a empresa de perto, sabe muito bem de uma coisa: na XP não há medo de mudança. Pelo contrário, é a mudança que parece energizar e movimentar um ecossistema tão inovador e pulsante.

“Acredite no impossível”. Afinal, o que é impossível? O escritor francês Jean Cocteau dizia: “não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.” Essa frase se aplica à história de Guilherme Benchimol e seus sócios.

Mas, qual é a força motora que nos permite realizar tanto? Por que algumas pessoas constroem em alguns anos o que outras não conseguem durante toda uma vida? Quais são as forças procrastinadoras que atuam e puxam o tapete de tantos, mas que são vencidas por alguns?

Neste sentido, uma afirmação é cirúrgica: se você tem um sonho, você precisa tratar seu sonho como um trabalho em tempo integral. Esse texto vai te mostrar três lições valiosas para que você “acredite e realize o impossível.”

Lição 1: Você não está sozinho, todos lutam contra a procrastinação (que vamos chamar de Resistência)

Você já teve a sensação de que está aqui para fazer algo incrível?

Se sim, hoje é um dia diferente da maioria dos dias para você. Porque em vez de acordar, pensar sobre isso por um segundo e, em seguida, encolher os ombros, você realmente vai lidar com isso!

No livro “A Guerra da Arte” (não confunda com “A Arte da Guerra”) o escritor Steven Pressfield mostra que a força que nos faz engolir nosso desejo de perseguir nosso sonho é chamada de Resistência, e todos no mundo lutam com isso – você não é o único.

É essa vozinha negativa que lhe diz para ficar no seu emprego que você detesta e não se arriscar ao fracasso, que você não é bom o suficiente para desenvolver algo grande e que sempre pode começar a se exercitar amanhã.

A Resistência se manifesta na forma de medo do fracasso, procrastinação e dúvida e, o pior de tudo, é universal.

Lição 2: Você deve tratar seu sonho como um trabalho em tempo integral.

Então, o que você faz para combater a Resistência? O que qualquer profissional faria: você trabalha.

Pare de tratar o seu sonho como se fosse um hobby, é o seu sonho pra valer! Se o seu sonho é realmente aquilo que você quer ser de todo o coração, ao redor do qual deseja centrar a sua vida, então como é que você trata isso como algo secundário?

Não fique apenas brincando e jogue todas as suas fichas. Quando você trata seu sonho como um trabalho em tempo integral, ele toma outra importância.

Você chega ao trabalho na hora certa? Eu aposto que sim. Você continua trabalhando quando algum pepino gigante aparece? Eu aposto que sim. Então, faça o mesmo com o seu sonho.

Lição 3: Quando você se compromete com a sua vocação, você pode mudar o mundo!

Cada um de nós tem uma vocação diferente. Alguns são desenvolvedores de aplicativos, alguns querem ser cineastas, outros escrevem livros ou são excelentes gestores de projetos. Isso significa que todos nós escolhemos diferentes territórios para deixar nossa marca.

Então encontre o seu território. Encontre esse espaço que faz você se sentir melhor a cada vez que você vai lá. Onde você sente que está crescendo, sendo desafiado e satisfeito ao mesmo tempo.

Você só receberá reconhecimento e destaque trabalhando obstinadamente em prol do seu sonho.

E quando você realiza o seu sonho, você não apenas está transformando a sua realidade, como também a realidade de muitas pessoas. Sonhadores como Steve Jobs revolucionaram a maneira como usamos os computadores.

Se comprometa com o seu território, com o seu sonho, e faça uma revolução.  Não importa a sua idade, sua vocação, sua ideia.

Goethe dizia que “quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.”

Acredite, e realize o impossível.

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Veja outras publicações da coluna "Na conta do Godoy"
Disclaimer:

O conteúdo publicado não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598/18, tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas nesta página foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP”) não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. O conteúdo também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As informações de terceiros disponibilizadas nesta página não refletem a opinião da XP, nem de nenhuma das empresas do Grupo XP Inc., de modo que ela não se responsabiliza pela veracidade, exatidão e correção das informações. Os instrumentos financeiros discutidos podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Recomenda-se uma profunda análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra/venda/aplicação/resgate. É expressamente recomendada a leitura do Regulamento, prospecto, edital e demais materiais de divulgação antes da decisão de investimento, com especial atenção aos fatores de risco. A XP não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Esse material destinado a rede de relacionamento da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP.

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.