XP Expert

Faça dos investimentos a sua voz

Da mesma forma que cada investidor tolera determinado nível de risco, cada investidor pode e deve tolerar determinado nível de desalinhamento entre o que quer ver melhorando no mundo e os eventuais impactos no mundo

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Todos os dias nos deparamos com situações que nos incomodam e entristecem profundamente como seres humanos – pessoas morando nas ruas, casos de corrupção, comunidades inteiras sem acesso à estrutura de saneamento básico, florestas em chamas, oceanos poluídos por plástico e milhares de outras. Por séculos, colocamos nos governos a responsabilidade de resolver essas questões, afinal, pagamos tantos impostos justamente para que o Estado cuide do nosso patrimônio nacional e garanta a infraestrutura e os serviços básicos para todos os cidadãos.

Continuamente esperamos que um novo governo finalmente mude as coisas e nos frustramos, damos uma nova chance para um próximo e nos decepcionamos de novo, enquanto os desafios sociais e ambientais ficam cada vez maiores e mais complexos. Até que, em determinado momento, chegarmos no nosso limite – cada um tem o seu, e, uma hora alcançamos a sensação  coletiva de “basta”. Vemos que não dá mais para esperar dos outros, que precisamos fazer por nós mesmos, ou, cada vez mais a vida que queremos ter ou o que vislumbramos como possibilidade para a próxima geração é minado, debaixo dos nosso olhos.

Sem dúvida, a pandemia gerou um desses momentos de grande despertar coletivo, refletido nos mais de 6 bilhões de reais em doações nos últimos 6 meses, por cerca de 500 mil pessoas físicas e jurídicas, segundo o Monitor de Doação da Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Também expresso na ação exemplar de empresas que usaram seus mais variados ativos para fazer chegar álcool gel, máscaras, respiradores, e, até mesmo para montar e equipar UTIs e construir hospitais de campanha. Sem contar, as milhões de pessoas que colocaram a mão na massa para ajudar vizinhos, funcionários e familiares.

Da mesma forma que cada investidor tolera determinado nível de risco, cada investidor pode e deve tolerar determinado nível de desalinhamento entre o que quer ver melhorando no mundo e os eventuais impactos que seus investimentos estão criando nesse mesmo planeta”.

Investir com consciência, investir com responsabilidade, investir considerando os diversos impactos que seu investimento pode gerar, investir integrando as informações ESG (ambientais, sociais e de governança) é uma forma concreta, possível e poderosa de você sinalizar para todos e para si mesmo como você vê e se posiciona no mundo.

Talvez tudo isso tenha servido para nos relembrar e reforçar do poder de influência e de contribuição que cada um de nós tem. De uma forma menos intensa e concentrada do que observamos na pandemia, nos últimos anos já vínhamos percebendo sinais concretos de como novas preferências de consumo e a pressão de investidores estão influenciando as empresas.

Basta reparar na expansão das ofertas de comidas veganas, vegetarianas e orgânicas nos supermercados, ou, na preocupação cada vez mais com a composição, reuso e descarte das embalagens e produtos variados, ou, nos sites de uso compartilhado de bolsas, sapatos e roupas, e, ou, na busca por consumir localmente, ou ainda, as novidades no mundo das motos, bicicletas e carros elétricos.

O crescimento dos mercados de empresas com produtos e serviços ligados à sustentabilidade e ao consumo consciente, por um lado, reflete o quanto valores, temas e preferências geracionais são capturados pelas empresas e passam a moldar sua oferta. E, por outro lado, é também resultado da cobrança dos investidores para que as empresas tenham melhores práticas sociais, ambientais e de governança, e, da consideração desses fatores na sua decisão de investimento.

Perceba que você pode fazer mais do que imagina pelos temas que você se importa, como pessoa, independentemente da sua formação e patrimônio. Você pode doar seu tempo, conhecimento e talentos. Você pode fazer doações de qualquer valor para apoiar aquelas ONGs que fazem um trabalho sério em uma causa que te move.

Na hora de consumir ou de escolher uma empresa para te prestar algum serviço, você pode escolher aquela que tem valores, posicionamentos, práticas e produtos mais próximos do que você acredita como pessoa e do que considera ser melhor para o mundo e para seu futuro.

Na hora de investir, não é diferente. Se você vai investir diretamente em ações de empresas,  busque conhecer mais sobre elas. Se para você alguns setores e práticas não são aceitáveis, crie seu próprio filtro de exclusão e opte por não investir mais nas empresas que não estiverem alinhadas com seus critérios. Se você ainda não tem tão claro o que considera inegociável ou tem receio de limitar muito seu leque de opções, você pode buscar em um setor as empresas com melhores práticas.

Se, por exemplo, você quer investir em empresas de varejo, busque aquelas que têm uma preocupação maior com clientes, colaboradores, que são mais diversas e inclusivas, que já têm iniciativas de sustentabilidade, ou, que já estão inovando no seu modelo de negócio para minimizar impactos negativos.

Indo além do mundo de ações, se você quer apoiar setores e oportunidades mais vinculadas a um futuro sustentável, procure por títulos, CRAs, CRIs, debêntures atreladas a projetos verdes ou relacionados com sustentabilidade. Já, se você investe via fundos passivos ou ativos, cobre seu assessor e foque em saber quais empresas são investidas pelo fundo para decidir ficar ou buscar outro veículo.

Alocar parte do seu capital em ações, fundos e produtos financeiros é dar um voto de confiança para determinada empresa, estratégia ou ativo prosperar. Que tipo de postura, que tipo de companhia, quais setores você quer nutrir por meio dos seus investimentos?

Comece a se perguntar o que estão fazendo com seu dinheiro e se aquilo está alinhado com o que você acredita e com sua visão de futuro. Se não estiver, procure por outras opções, peça para seu assessor buscar outras oportunidades mais alinhadas com suas preferências. Da mesma forma que cada investidor tolera determinado nível de risco, cada investidor pode e deve tolerar determinado nível de desalinhamento entre o que quer ver melhorando no mundo e os eventuais impactos que seus investimentos estão criando nesse mesmo planeta.

Como a Malala disse na Expert XP 2020: “acredite na sua voz, ela sempre será poderosa”. Você pode expressar a sua de várias formas, tente por meio dos seus investimentos.          

*Originalmente publicada às segundas-feiras, a coluna saiu nesta terça (08/09) devido ao feriado.

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Disclaimer:

O conteúdo publicado não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598/18, tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas nesta página foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP”) não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. O conteúdo também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As informações de terceiros disponibilizadas nesta página não refletem a opinião da XP, nem de nenhuma das empresas do Grupo XP Inc., de modo que ela não se responsabiliza pela veracidade, exatidão e correção das informações. Os instrumentos financeiros discutidos podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Recomenda-se uma profunda análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra/venda/aplicação/resgate. É expressamente recomendada a leitura do Regulamento, prospecto, edital e demais materiais de divulgação antes da decisão de investimento, com especial atenção aos fatores de risco. A XP não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Esse material destinado a rede de relacionamento da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.