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A missão dos assessores

Acordar é a primeira onda da transformação nessa revolução de impacto, mas os problemas que a pandemia evidenciou demandam ações em conjunto mais rápidas, eficientes e integradas entre governo, iniciativa privada e a população.

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O contexto de transformação do mundo denota a necessidade de prestarmos mais atenção nessa frente, afinal vemos a mudança do capitalismo dos shareholders para o capitalismo dos stakeholders e intenção da transição para uma economia de baixo carbono.

Isso traz uma ressignificação na ideia de riqueza e na relação dos clientes com o dinheiro. Mas para essa mudança acontecer, sair do mainstream e chegar em todos os cantos do país e do mundo, precisamos mais do que nunca desenvolver os profissionais que lidam direto com os clientes.

A conversão de uma recomendação não depende de gatilhos mentais, mas de oferecer aquilo que os clientes realmente querem, mesmo que eles ainda não saibam.


Apesar disso ainda não ser muito falado, os assessores, consultores e banqueiros são o canal entre o mercado financeiro e o cliente final e dessa maneira, caracterizam a ponta mais importante desse caminho. São eles que vão fazer a diferença e ter o trabalho de converter os investidores plantando a primeira semente e trazendo o conhecimento desse tema.

Nessa relação, há um movimento de suma importância para esses intermediadores se atentarem: o processo de transferência de patrimônio. Cerca de 30 trilhões de dólares vão migrar da geração mais velha para a geração mais nova e esse público tem um olhar mais atento ao impacto socioambiental, por exemplo, em uma pesquisa feita pelo Ethical Consumer Markets Report em 2018 com millenials, reportou que 70% dos entrevistados estão dispostos a pagar um prêmio por marcas que apoiam a reciclagem, praticam a sustentabilidade e são ambientalmente responsáveis.

Essas mudanças são cruciais para expandir a visão de alocação de recursos, gestão de patrimônio e ajudar os clientes, sendo capazes de aliar produtos que têm no seu DNA o impacto socioambiental e ao mesmo tempo sejam atrativos financeiramente.

Para isso acontecer, teremos que começar a colocar na mesa, de forma mais contundente, um maior preparo e treinamento dos profissionais que lidam com os clientes finais. A conversão de uma recomendação não depende de gatilhos mentais, mas de oferecer aquilo que os clientes realmente querem, mesmo que eles ainda não saibam. Só assim teremos escala na agenda de produtos e investimentos ESG.

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