XP Expert

Wealth Management: entenda a gestão de fortunas

Para administrar um grande patrimônio e ainda promover seu crescimento, é preciso muito conhecimento e estratégia a fim de não fazer com que grandes fortunas se desfaçam com o tempo. Para isso, existe o Wealth Management.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
Wealth Management: entenda a gestão de fortunas

A consultoria de gestão de patrimônio, ou Wealth Management, é o serviço responsável por fazer a gestão de fortunas. Essa solução oferece todo o suporte no gerenciamento de fortunas desde a parte financeira até a jurídica e fiscal.  

Muitas pessoas ou famílias passam a vida inteira construindo um grande patrimônio e, quando finalmente conseguem, não possuem tempo ou conhecimento o suficiente para preservar e fazer esse dinheiro continuar crescendo com o tempo. É aqui que entra o Wealth Management. Quer entender melhor como funciona? Continue lendo. 

O que é Wealth Management? 

Wealth Management é um tipo de serviço de planejamento e gestão de patrimônio de uma pessoa ou família. Em tradução livre, o termo “Wealth Management” significa “gestão de riquezas” ou “gestão de fortunas”.  

Em geral, o serviço é contratado por profissionais, empreendedores, herdeiros ou famílias de alta renda, cujo patrimônio costuma ser estimado acima de 500 mil reais.  

O objetivo da contratação é ter suporte para administrar os recursos de forma inteligente, buscando alternativas de preservar e aumentar esse patrimônio.  

Entre uma dessas formas, dependendo do perfil de investidor do cliente, estão aplicações no mercado financeiro, de modo que o Wealth Management também pode cumprir o papel de assessor de investimentos como uma das suas funções

O seu patrimônio merece uma gestão exclusiva, assim como você. Conheça a XP Unique e multiplique seu dinheiro!

Quais os serviços inclusos em um wealth management? 

Em geral, um Wealth Management pode ficar responsável por diversas funções em relação à administração do patrimônio de uma pessoa ou família. 

Entre elas: 

  • atividades fiscais: consiste em analisar e garantir o pagamento de todos os impostos devidos, bem como buscar formas legais de reduzir a incidência da tributação; 
  • consultoria financeira: realiza a avaliação de informações financeiras e sugestão de melhorias de controle; 
  • planejamento imobiliário: cuida da administração dos bens imobiliários da família; 
  • consultoria de investimentos: presta auxílio na escolha de aplicações financeiras e acompanhamento dos resultados de investimentos; 
  • serviços de contabilidade: faz o balanço patrimonial, registro de apuração dos impostos, alteração contratual, entre outros serviços; 
  • planejamento de aposentadoria: cria um plano de previdência para o futuro.  

Wealth Management Tech 

O Wealth Management Tech é o mesmo serviço de gestão de fortunas, mas utiliza a tecnologia como um grande suporte para tornar todos os processos mais simples, práticos e seguros para os clientes. Nesse modelo, é possível digitalizar e automatizar alguns processos, oferecendo melhores soluções de negócio. 

Qual a diferença entre Wealth Management e Asset Management? 

Wealth Management e Asset Management são ambos serviços de consultoria relacionados à gestão de patrimônio, mas o primeiro oferece a solução de maneira mais ampla, enquanto o segundo direciona mais para os investimentos.  

Basicamente, o Asset Management foca seu serviço em ativos (em tradução livre, o termo significa justamente “gestão de ativos”), oferecendo suporte em relação à escolha e administração de aplicações, como ações, fundos imobiliários, imóveis, renda fixa, entre outros.  

Já o Wealth Management, além de oferecer a gestão dos ativos, também resolve a parte de impostos, organização financeira, planejamento imobiliário, dentre outros serviços relacionados à gestão de riquezas. Ou seja, envolve atividades bem mais complexas e estratégicas na vida do cliente do que o Asset Management. 

Qual a diferença entre Wealth Management e Gestão Patrimonial? 

Gestão patrimonial é a administração do capital acumulado de um indivíduo ou família, sendo, portanto, um conceito mais abrangente. É possível que qualquer um cumpra esse papel e ele ainda possui diversas vertentes.  

Já o Wealth Management é um serviço de consultoria o qual um profissional ou equipe capacitada cuida o patrimônio pessoal ou familiar, cumprindo todas as funções relacionadas à gestão dos recursos, desde os investimentos até o planejamento imobiliário. 

Qual a diferença entre Wealth Management e bancos corretores? 

Os bancos ou corretoras são instituições financeiras que oferecem diversos produtos que, dependendo da escolha, podem ser úteis ou não na gestão do patrimônio. Em alguns bancos, existem gerentes que oferecem soluções relacionadas a gestão de patrimônio, mas, além de serem um pouco limitados, não são acessíveis.  

Já o Wealth Management é um serviço que, entre uma das suas funções, avaliará os produtos dos bancos e corretoras e escolherá o melhor conforme o objetivo do cliente. 

 Investidora de alta renda ao telefone falando com seu assessor de Wealth Management individual

Como funciona a gestão de Wealth Management? 

O Wealth Management funciona estudando o perfil, objetivo e recursos de cada cliente e oferecendo soluções personalizadas conforme as suas necessidades. Respondemos mais algumas dúvidas sobre o que é wealth management a seguir: 

Qual o objetivo do Wealth Management? 

O objetivo do wealth management é oferecer uma solução de gestão completa para pessoas ou famílias com alto poder aquisitivo. Disponibilizando um serviço único, o cliente não precisa buscar diferentes equipe ou profissionais para administrar partes diferentes do seu patrimônio.  

Sendo assim, a intenção é cuidar dos recursos individuais ou familiares de forma única e integrada. Nesse sentido, os objetivos buscados pelo Wealth Management podem ser divididos em três: 

  • proteção: avaliação de riscos internos e externos aos recursos; 
  • crescimento: estudo de estratégias para aumentar a riqueza;
  • perpetuação: previsão e antecipação de cenários futuros.  

Qual a estrutura de serviços em Wealth Management? 

A estrutura dos serviços desse tipo de gestão patrimonial pode ser dividida três: 

  • carteiras administradas: portfólio de investimentos construído conforme os objetivos e necessidades do cliente, variando, portanto, entre volume, risco, liquidez e prazo de vencimento; 
  • fundos exclusivos: são investimentos destinados a apenas um indivíduo ou família, visto que são construídos somente para um investidor. Serve para atender demandas mais específicas ou acessar algumas vantagens, como acesso de ativos ao exterior. É uma solução personalizada e fiscalmente mais atrativa (não tem cobrança de come-cotas); 
  • investimentos offshore: é um tipo de investimento realizado em outro domicílio fiscal (os famosos “paraísos fiscais”) com o foco em reduzir a incidência de impostos. Basicamente, consiste em mandar o dinheiro para países com uma alíquota sobre capital estrangeiro mais baixa. Ao contrário do que muitos pensam, essa é uma prática legal e, inclusive, tem regulamentação pela lei. 

O seu patrimônio merece uma gestão exclusiva, assim como você. Conheça a XP Unique e multiplique seu dinheiro!

Quais as estratégias do Wealth Management? 

O Wealth Management possui várias estratégias para administrar o patrimônio de um indivíduo ou família, mas que variam de cada caso. A seguir, listamos as principais aplicadas: 

  • análise da situação financeira: estudo do cenário financeiro da família, realizando o balanço patrimonial, sugerindo melhorias, organizando as contas, entre outras atividades.  
  • gestão de investimentos: análise dos ativos do cliente, avaliação de métricas e sugestão da compra ou venda de algum investimento.  
  • family office: é basicamente a gestão de patrimônio personalizada para a família; 
  • assessoria fiscal: apuração dos impostos pagos pelo cliente e recomendação de mudanças para reduzir a carga tributária se precisar; 
  • jurídica e contábil: indicado para resolver qualquer questão jurídica ou contábil da empresa; 
  • gestão de riscos: previsão de possíveis ameaças ao patrimônio da família.  

Quais os tipos de Wealth Management? 

Confira os principais tipos de Wealth Management:  

Private Wealth Management 

O Private Wealth Management é um tipo de serviço destinado a clientes individuais. Nesse caso, as estratégias e serviços são escolhidos com base em objetivos pessoais e específicos, como um plano de aposentadoria, por exemplo.  

Os contratantes costumam ter um alto poder aquisitivo. Algumas soluções de empresas são oferecidas, por exemplo, somente a clientes com patrimônios maiores do que 20 milhões de dólares.  

Family Wealth Management 

Quando o foco é a família, a solução indicada é o Family Wealth Management. Nesse caso, tudo é pensado em um âmbito mais coletivo com o foco na manutenção e crescimento do patrimônio familiar.  

Apesar disso, dependendo do caso, são oferecidos acompanhamentos personalizados, além de ainda envolver serviços ligados à sucessão, herança, inventário, entre outros.  

O que são Family Offices 

Family Wealth Management é o serviço e Family Offices são as chamadas gestoras de patrimônio focadas em família.  

Elas cumprem todas as funções relacionadas à gestão patrimonial familiar, incluindo a seleção de seguros, análise de patrimônio, planejamento sucessório, entre outras atividades.  

Tipos de Family Offices 

Existem dois tipos de family office: 

  1. Single Family Office: serviços destinados e personalizados a um único grupo da família; 
  1. Multi Family Office: soluções padronizadas para diferentes grupos familiares. 

Vantagens de contratar um Family Office 

As principais vantagens de contratar um Family Office são: 

  • serviço completo para toda a família; 
  • melhor eficiência financeira;  
  • preservação do patrimônio para futuras gerações; 
  • prevenção de conflitos entre familiares; 
  • redução de riscos; 
  • regularização fiscal das finanças. 

Quais as vantagens do Wealth Management? 

O Wealth Management é um dos melhores serviços para pessoas ou famílias com grandes fortunas.  

É preciso muito conhecimento e estratégia para administrar um grande patrimônio e ainda promover seu crescimento — não é à toa que muitas fortunas enormes se desfazem com o tempo.  

Por isso, contratar profissionais qualificados pode ajudar bastante, além de oferecer outras vantagens, como:  

  • acesso à melhores opções de investimentos; 
  • assessoria jurídica, contábil e financeira; 
  • gerenciamento de risco;  
  • proteção do capital frente a diferentes momentos econômicos; 
  • cumprimento de todas as obrigações fiscais;  
  • e muito mais! 

Basicamente, o contratante não precisa se preocupar com mais nada em relação a gestão de seu patrimônio. 

Qual o perfil dos clientes do Wealth Management 

O perfil dos clientes é qualquer tipo de interessado com um alto patrimônio. Podem ser empresários, herdeiros, profissionais liberais, entre outros, desde que tenham uma quantia razoável de dinheiro (não necessariamente precisa ser multimilionário).  

Além disso, representantes de famílias com um alto patrimônio também podem buscar o family wealth management para preservar o capital familiar. 

Investidora de alta renda avalia análises em um tablet junto ao seu consultor de Wealth Management.

Como saber se devo contratar o serviço de Wealth Management? 

Basicamente, existem quatro indicativos que o serviço de Wealth Management é o indicado para você: 

  1. Tamanho do patrimônio: o serviço é mais recomendado para quem tem um alto poder aquisitivo; 
  1. Falta de conhecimento: você não sabe como administrar o patrimônio da melhor forma e precisa de suporte;  
  1. Falta de tempo: você não tem tempo o suficiente para cuidar da fortuna; 
  1. Necessidade de diversos profissionais: você precisa contratar três ou mais profissionais encarregados de resolver questões diferentes.  

Como saber qual o melhor serviço de Wealth Management? 

Alguns fatores que você pode avaliar ao escolher uma prestadora de serviços em Wealth Management são: 

  1. Dimensão do patrimônio administrado pela empresa: quanto a empresa administra? 
  1. Corpo profissional: quem são os profissionais? 
  1. Soluções disponíveis: quais são os serviços? 

Quanto custa um Wealth Management? 

Por se tratar de um serviço personalizado, os custos com o Wealth Management podem variar conforme a necessidade do cliente. Contudo, em geral, o valor das empresas costuma ser a partir de R$ 500 mil iniciais. 

Como virar um gestor de Wealth Management? 

Primeiro, o profissional precisa ter uma larga experiência e conhecimento na área financeira para saber orientar o cliente de diferentes formas.  

Em seguida, você pode escolher entre atuar sozinho e montar sua própria empresa ou trabalhar para uma instituição financeira. Por fim, é preciso conseguir a confiança do seu primeiro cliente.  

O que faz a área de Wealth Management? 

A área de Wealth Management é a responsável por administrar grandes fortunas de clientes e famílias. Assim, entre as atividades de um Wealth Manager, estão: organizar o financeiro, indicar investimentos, analisar métricas, entre outras.  

Quanto ganha um Wealth Manager? 

O salário de um Wealth Manager varia de R$5.000 até mais de R$ 30.000 por mês. 

Existe curso para ser gestor de Wealth Management 

Não. No entanto, qualquer formação ou certificação na área financeira pode servir como diferencial no mercado de trabalho.  

Após saber tudo sobre Wealth Management, você entendeu que precisa de uma gestão para sua fortuna? A XP Unique tem um pacote de soluções completas para multiplicar patrimônios. Contamos com a melhor equipe de profissionais para administrar suas finanças. Entre em contato e saiba mais! 

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.