XP Expert

Como investir em ações com uma estratégia conservadora

Investir em ações com uma estratégia conservadora é um ótimo recurso para investidores iniciantes. Confira como fazer e os principais cuidados para começar a investir na Bolsa.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
Como investir em ações com uma estratégia conservadora

Se você deseja aumentar seus ganhos, uma boa alternativa é aprender a investir em ações para diversificar sua carteira.

Apesar do mercado de ações ser necessariamente focado para os perfis de investidor moderado e agressivo, é possível investir na Bolsa de Valores de forma conservadora e alcançar bons resultados.

Neste conteúdo, abordaremos como você pode adotar uma boa estratégia na Bolsa correndo menos riscos e tendo boa probabilidade de ganhos expressivos a longo prazo.

Quer saber como? Continue a leitura.

O que é uma estratégia conservadora?

Antes de aprender como investir em ações, é preciso entender o que significa uma estratégia conservadora e como utilizá-la.

Uma estratégia conservadora é uma técnica de investimento que visa proteger o capital do investidor, minimizando os riscos, ao mesmo tempo em que visa obter um resultado significativo.

As principais características de uma estratégia conservadora são:

1. Foco em empresas sólidas no mercado financeiro e com histórico de bons resultados;

2. Investimento em ações de empresas grandes e com boa liquidez;

3. Diversificação de carteira.

Inclusive, se você ainda é iniciante, o ideal é que comece a sua jornada na Bolsa pensando de forma conservadora. Mas por quê?

Mesmo que o teste de perfil de investidor indique que você tenha um perfil moderado ou agressivo, o recomendado é experimentar e sentir o mercado aos poucos.

É só pensar da seguinte forma: você mergulharia no mar sem ter ideia da região onde está e, consequentemente, sem saber a temperatura da água? Pode ser um choque!

Então, colocar os pés pouco a pouco na água pode fazer você se acostumar sem sofrimentos e grandes emoções.

A mesma lógica se aplica para investir na Bolsa de Valores. Conforme você sente o mercado e as oscilações das empresas, naturalmente entenderá como se educar e agir baseando-se sempre nessa experiência gradual e sem nenhum tipo de choque.

Ou seja, a cautela é uma virtude do bom investidor, principalmente do iniciante.

Como investir em ações com uma estratégia conservadora?

Agora que você entendeu os pilares de uma estratégia conservadora, pode estar se perguntando como investir em ações usando a estratégia. Vamos lá:

1. Invista em empresas consolidadas no mercado

Iniciantes e pequenos investidores que querem investir em ações precisam começar seus investimentos em empresas já consolidadas.

Isso porque elas são a zona de conforto necessária para esse começo. É muito mais fácil investir em uma empresa que está diariamente no noticiário e que já é conhecida por décadas. Empresas consolidadas possuem:

  • Gestão tradicional;
  • Grande histórico de negociação;
  • Tempo de mercado;
  • Reconhecimento nacional.

2. Adote estratégia de longo prazo

A estratégia Buy & Hold, difundida pelo guru da Bolsa, Warren Buffett, consiste em manter uma carteira de ações com o foco a longo prazo.

Traduzindo, significacomprar e segurar uma ação, acreditando que ela se valorizará devido aos projetos e da boa gestão da empresa.

Apesar de ser para longo prazo, a estratégia Buy & Hold é executada com sucesso quando o investidor acompanha, periodicamente, as notícias e claro, as movimentações do investimento.

E quando falamos em acompanhar, não estamos pressupondo que você saiba tudo de mercado financeiro. Longe disso! Você não precisa entender nada de balanço ou falar com propriedade de economia.

No entanto, precisa ter o mínimo de interesse e curiosidade de ver as principais manchetes sobre as empresas que você investe.E, claro, tudo isso pode ser feito em conjunto com o seu assessor de investimentos na corretora, que pode te guiar e ajudar a interpretar esses dados.

3. Aposte em dividendos

Os dividendos são parcelas do lucro das empresas pagas aos seus acionistas. Para quem quer começar a investir em ações com uma estratégia conservadora, eles podem ser ótimos recursos para aumentar o patrimônio de forma mais rápida.

Ainda assim, não dá para pautar uma estratégia só por dividendos devido à imprevisibilidade de quando as empresas vão pagar, pois, cada empresa tem uma estratégia.

Há momentos em que ela pode pagar 100% dos seus lucros ou apenas 25%, o mínimo obrigatório. Essas formas de pagamento podem variar, então nem sempre é vantajoso apostar somente nesta estratégia.

Por esse motivo, é essencial acompanhar sua carteira periodicamente, pois esse tipo de notícia acerca do pagamento de dividendos pode ser crucial na hora de decidir comprar uma ação.

A vantagem é que, geralmente, as companhias que pagam dividendos já têm uma operação mais consolidada e possuem um desempenho com poucas grandes oscilações.

4. Reinvista em dividendos para alavancar os ganhos

Ao reinvestir os dividendos, você aproveita a lógica dos juros compostos, ou seja,  você estará recebendo juros sobre juros, potencializando os seus ganhos.

Portanto, esses juros serão sempre acrescidos ao montante total acumulado com os juros passados. É uma ferramenta extremamente interessante para acumular patrimônio.

Reinvestir os dividendos comprando novas ações é uma forma de adquirir cada vez mais participação nas empresas. De forma geral, é uma estratégia assertiva para quem olha a longo prazo.

Na XP, é possível acompanhar a carteira de dividendos feita pelos analistas especializados. Dessa forma, fica um pouco mais fácil de identificar quais papéis pagarão dividendos e qual será a recorrência.

5. Faça aportes mensais

A imagem mostra um homem de terno sentado e levemente desfocado. A mão dele, em primeiro plano, organiza seu capital para investir em ações, em 5 montinhos crescentes de moedas.

Segundo Roberto Indech, especialista em Renda Variável do Grupo XP, “investir um pouco todos os meses é a melhor estratégia. Ao fazer aportes recorrentes você não sabe quando é o fundo ou quando é o topo do mercado.” Mas o que isso significa?

Significa que quando você opta por fazer aportes mensais, você tende a eliminar aquela dúvida comum: “será que estou comprando caro ou barato?”. Essa pergunta é muito difícil de responder, pois não há como prever o movimento do mercado.

No entanto, os aportes mensais acabam diluindo esse risco a longo prazo porque você terá, teoricamente, comprado tanto no ciclo de baixa como no ciclo de alta. Essa é uma forma de não perder oportunidades e maximizar ainda mais os ganhos.

Contudo, é preciso avaliar muito bem antes de decidir fazer os aportes mensais. Se a empresa ou o setor em que ela está inserida caírem muito de rendimento, os aportes mensais podem não ser eficientes, podendo levar a perdas significativas.

Qual é o valor mínimo para começar a investir em ações?

Não existe valor mínimo para começar a investir em ações, pois depende muito de cada ação, pois cada uma tem o seu preço.

O importante, sempre, é avaliar esses aportes com o custo de corretagem. Verifique se essa operação valerá a pena de acordo com os seus objetivos.

Guia completo de análise técnica para investidores

Saiba tudo sobre gráficos, tendências, indicadores, e aprenda a identificar as melhores oportunidades por meio da análise técnica neste guia exclusivo da XP Traders!

Faça o download e boa leitura!

Enviando...

Ao prosseguir, você autoriza que a XP Investimentos colete seus dados pessoais de acordo com nossa Política de Privacidade.

envio com sucesso

Agradecemos o download!

Aproveite as informações do material e aperfeiçoe suas técnicas no trading.

Baixar

Lote padrão x Lote fracionário: qual a melhor opção para começar a investir na Bolsa?

Para investir na bolsa de valores, é preciso escolher quantas ações aplicar. As empresas disponibilizam essas ações de duas formas: por lote padrão ou lote fracionário.

A primeira opção é a mais tradicional e costuma ser vendida como um pacote fechado de, no mínimo, 100 ações. Portanto, se uma empresa está com a ação a R$ 10, o valor de entrada para investir no lote padrão é de R$ 1.000.

Mas caso você não tenha esse dinheiro, é possível comprar por lote fracionário, podendo adquirir por unidade de 1 a 99 ações.

O ponto negativo de se investir no lote fracionário é a sua baixa liquidez. Ou seja, quando você compra nesse mercado por unidades, a chance de comprar e vender a um bom preço é muito menor.

Isso ocorre porque a oferta e a demanda do mercado fracionário é muito inferior, o que acaba afetando no preço da ação. É preciso pesar, caso a caso, os prós e os contras.

“Se a única opção for o fracionário, eu recomendo diversificar em 3, 4 ou 5 papéis para tentar compensar essa baixa liquidez com a possível valorização desses ativos”, diz Roberto Indech.

Segundo ele, os preços são muito distintos no fracionário, portanto, sempre que for possível, é mais recomendado comprar o lote padrão.

É possível diversificar os investimentos na estratégia conservadora?

A diversificação é uma das principais estratégias para reduzir o risco nos investimentos. Em uma estratégia conservadora, ela pode ser feita de várias maneiras, tais como:

  • Comprar ações de empresas de diferentes segmentos;
  • Investir em ações de várias empresas;
  • Investir em diferentes tipos de ativos;

A ideia por trás de uma carteira diversificada é não colocar todos os ovos em uma cesta só. Não existe um número certo de empresas para distribuir o investimento. Depende muito do seu perfil de investidor e objetivo.

Comece a investir em ações com a XP

Pronto! Agora você sabe como investir em ações usando uma estratégia menos arriscada. Conte com o suporte especializado da XP para dar este pontapé inicial.

Abra sua conta na XP agora mesmo. É rápido e grátis.

E se você quer ainda mais motivos para começar a investir na Bolsa com a XP, aqui você encontra: reduzimos em 75% nossas taxas de corretagem para você começar os seus investimentos ainda hoje. Abra sua conta e alcance a liberdade financeira que você sempre sonhou.

Você está na trilha:

Ações para iniciantes

Total relatórios

Aprenda Investir - Leitura recomendada

29 relatórios

Duração total

Aprenda Investir - Duração total

298 minutos de leitura

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.