Cadastro XP: Como abrir conta na XP investimentos

Quer investir seu dinheiro? Conte com a XP! Preparamos um guia sobre como abrir conta na XP Investimentos e começar a investir hoje mesmo.

Se você já conhece ou está conhecendo o mercado financeiro, certamente já ouviu falar da XP Investimentos . Se ainda não tiver um cadastro feito aqui, preparamos esse texto para te ensinar passo a passo como abrir conta na XP e comece agora mesmo a investir.

18 anos no mercado , acreditamos que o brasileiro pode investir melhor e que existem formas mais eficientes de cuidar do dinheiro.

E quando falamos isso, queremos mostrar que existe um mundo gigante de alternativas de investimentos para instituições tradicionais.

Nosso objetivo é guiar os clientes para o universo dos bons investimentos, por isso queremos ter você aqui investindo na XP.

E para potencializar nosso propósito de ajudar o brasileiro a investir melhor, temos como diferencial a nossa assessoria especializada, a imparcialidade, a diversidade e exclusividade de produtos.

Sair do banco para começar a investir com a XP será um grande passo para você que quer ter a melhor rentabilidade possível para o seu dinheiro.

Além disso, você poderá contar com uma assessoria especializada e sem custos.

 

Continue lendo para entender mais sobre como abrir conta na XP:

– Por que investir por meio de uma corretora?

– O que é preciso para abrir conta na XP?

– Como abrir conta na XP?

– Como fazer um cadastro de menor de idade na XP?

– Resolvendo pendências no cadastro

– Quais investimentos estão disponíveis?

– Como começar a investir?

– Taxas e corretagem da XP

 

Por que investir por meio de uma corretora?

Por meio de uma corretora de valores é possível ter acesso a uma série de aplicações que não são oferecidas pelo seu banco.

Um dos fatores mais importantes para escolher a melhor plataforma de investimentos é a diversidade de ativos, a imparcialidade e o melhor serviço para o cliente.

Por conta de desconhecimento ou comodidade, muitas pessoas acabam infelizmente investindo pelos bancos e perdendo boas oportunidades.

O funcionamento de uma corretora é parecido com o de uma loja de departamentos, onde é possível encontrar diversos tipos de produtos (os investimentos), que são categorizados de acordo com o tipo de rendimentos (renda fixa e variável, por exemplo).

Assim, o cliente tem à sua disposição de forma simples e direta quais são as oportunidades de investimentos disponíveis e pode fazer aplicações em diversos tipos em um único lugar.

Já no banco, você somente terá à disposição os produtos da própria instituição e, ainda assim, as plataformas geralmente não são nada simples e amigáveis para os usuários.

Enquanto no banco você verá somente opções restritas e geralmente com a cobrança de altas taxas de administração, nas corretoras é possível minimizar os custos e melhorar as rentabilidades dos investimentos.

Com isso, é possível concluir que a principal diferença de investir por meio de um banco ou de uma corretora está nos resultados dos rendimentos.

O que preciso para abrir uma conta na XP?

Para abrir uma conta na XP Investimentos é preciso somente um computador ou celular com acesso à internet e os dados de alguns documentos básicos para preenchimento do cadastro, como CNH ou RG, seus dados bancários, residenciais e profissionais.

Em poucos minutos, você preenche o cadastro com as informações necessárias e pronto.

Como criar uma conta na XP?

Para abrir uma conta na XP e começar a fazer o dinheiro render, é só seguir alguns passos rápidos.

Importante: tenha em mãos seus documentos e dados citados no item acima para facilitar o preenchimento do cadastro.

Passo 1: Inicie o cadastro

Quer saber como abrir conta na XP? A primeira etapa consiste em clicar neste link e preencher um cadastro simples, com nome, e-mail, número do seu CPF, data de nascimento e número do telefone celular.

Vale ressaltar que tanto o e-mail quanto o telefone são os nossos principais meios de comunicação com você, por isso é importante que os campos sejam preenchidos de forma correta.

Entenda como abrir conta na XP

Além disso, você pode também indicar já nesta página inicial se já possui um assessor. Se este é o seu caso, é só selecionar a opção que está logo abaixo do item Telefone Celular e preencher as informações do seu assessor.

Se este não é o seu caso, não é preciso alterar esta opção.

Depois disso, clique em PRÓXIMO.

Passo 2: Preencha seus documentos

Como abrir conta na XP: Documentos para cadastro no XP

Na segunda tela do cadastro, será preciso preencher alguns dados importantes, por isso é importante ter em mãos o documento escolhido.

Primeiro, escolha entre RG (Registro Geral), CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiro).

Depois, preencha as informações como número, código de segurança, data de expedição e UF (Estado onde o documento foi emitido).

Vale ressaltar que é importante que as informações digitadas nesta página estejam como no documento, já que isso ajuda a acelerar a abertura da conta.

 

Ao final desta tela, você terá ainda de identificar outros campos

– Sou uma pessoa vinculada à XP Investimentos¹: selecione esta opção se você trabalha em alguma das empresas da XP Inc. ou se é cônjuge de alguém que trabalha na empresa.

US Person²: somente selecione esta opção se você é cidadão norte-americano.

– Pessoa politicamente exposta³: somente selecione esta opção se você desempenha ou desempenhou nos últimos 5 anos cargos, empregos ou funções públicas relevantes (no Brasil ou em outros países, territórios e dependências estrangeiros), ou se é representante, familiar ou pessoa de relacionamento próximo.

Gostaria de receber oportunidades e notícias sobre investimentos por e-mail ou Whatsapp: selecione este item para se manter bem informado sobre as oportunidades do mercado financeiro.

¹Essa informação é necessária por conta da regulação definida na instrução da CVM de número 505/11

²É considerado cidadão americano quem possui cidadania ou residência norte-americana, ter nascido nos EUA, possui endereço nos EUA, ter permanecido por mais de 180 dias nos EUA, possuir vínculo societário com alguma instituição americana ou possuir qualquer patrimônio mantido no país em questão.

³Essa informação é necessária por conta da regulação definida na instrução da CVM de número 301/99

Revise as informações preenchidas e depois clique em PRÓXIMO para continuar o cadastro.

 

Passo 3: Preencha seus dados residenciais

Como abrir conta na XP: Dados residenciais

Aqui, será necessário preencher os seus dados residenciais, como: CEP, endereço, número, complemento (se houver), estado, cidade e bairro.

Mais uma vez reforçamentos que estas informações precisam ser preenchidas corretamente, principalmente CEP, cidade e estado para agilizar a aprovação automática do cadastro.

Depois, digite sua nacionalidade, estado de nascimento e cidade onde nasceu.

Ao final, clique em PRÓXIMO.

Passo 4: Preencha seus dados bancários

Como abrir conta na XP: Dados bancários

 

Embora as contas da XP tenham custo zero para abertura e manutenção, esta página do cadastro é importante para que a XP tenha registrado seus dados bancários para futuros resgates dos seus investimentos.

Aqui, será necessário preencher algumas informações como: banco, tipo de conta, agência, conta corrente e dígito.

Observação: no caso de conta conjunta, será preciso informar o CPF do Co-Titular e o nome completo do Co-Titular. Além disso, é necessário o envio de comprovante desta conta conjunta. Pode ser imagem dos cartões de débito, folha de cheque ou declaração do banco.

Dados conta conjunta

Se quiser, depois disso também poderá incluir uma outra conta bancária.

Nesta mesma tela, pedimos na sequência que você preencha: a sua renda mensal (número bruto), o valor que quer usar em aplicações financeiras, outros tipos de rendimentos (se houver), valor dos bens imóveis (se houver), valor dos bens móveis (se houver).

Mas por que pedimos essas informações?

Com esses dados em mãos, podemos te ajudar de forma mais direta a ter uma carteira adequada para o seu perfil, o que vai maximizar a rentabilidade do seu dinheiro.

Depois dessas informações, pedimos que você indique se possui um plano de previdência privada no seu nome.

Na sequência, será preciso informar a origem dos recursos que você vai investir (oriundos da ocupação profissional, herança, doação, partilha de bens, aposentadoria, aluguel de propriedades e outros).

Neste caso, pedimos essas informações por conta de uma regulação da CVM. O objetivo aqui é que você possa investir o seu patrimônio com mais segurança e tranquilidade.

O item final desta página do cadastro é uma indicação de quais tipos de aplicações você tem interesse. Pode ser renda fixa, renda variável, derivativos, fundos de investimentos, câmbio e outros.

Mas fique tranquilo: pedimos esses dados aqui por uma questão regulatória. E também para que a gente possa te conhecer melhor. Caso queira atualizar os dados posteriormente, é só acessar a plataforma.

Observação: caso tenha alguma dúvida neste passo do seu cadastro ou em qualquer outro, acesse a página de atendimento da XP, onde respondemos as principais questões dos usuários.

Finalizado o preenchimento desta página, clique em PRÓXIMO.

Passo 5: Preencha seus dados profissionais

dados profissionais

Será preciso preencher informações profissionais para que a gente possa te conhecer melhor e entender o seu contexto financeiro. Desta forma, conseguimos oferecer produtos mais adequados ao seu momento de vida.

Neste caso, descreva: ocupação profissional, o nome da empresa (se estiver trabalhando atualmente) e o endereço comercial (com número, bairro, estado, cidade e CEP).

Caso não esteja trabalhando no momento, é só não selecionar o botão abaixo do item ‘Ocupação profissional’.

Tudo ok? Clique em PRÓXIMO para avançar.

Passo 6: Aguarde a aprovação e acesse sua conta

Pronto, seu cadastro foi enviado. Nesta última tela, apresentamos um texto sobre o envio dos seus dados para análise.

Embora o prazo seja de até 48h para envio da resposta, trabalhamos constantemente para agilizar o processo de aprovação.

Viu só como é fácil e rápido preencher o cadastro?

A agilidade é fruto de uma parceria exclusiva com uma companhia norte-americana que ajuda a XP na validação dos dados.

Após finalizado o cadastro, todos os seus dados serão enviados para uma análise. Se necessário, entraremos em contato por e-mail para solicitar documentos extras.

Mas fique tranquilo, o seu telefone e e-mail estão seguros com a nossa equipe.

Depois de tudo preenchido e aprovado, você receberá um e-mail na sequência com login e senha para acessar sua conta.

Em poucos minutos, você já começa a fazer parte da melhor e mais segura plataforma de investimentos do Brasil.

Como fazer um cadastro de menor de idade na XP?

O processo para preenchimento de cadastro para menores de idade segue o mesmo princípio do cadastro que descrevemos acima.

Depois de preencher as informações e confirmar o envio do cadastro, os dados do menor vão para análise.

Quando identificado que se trata de alguém com menos de 18 anos, entraremos em contato por e-mail para pedir documentos adicionais para comprovação de paternidade e definição de quem será o procurador do menor:

  • Enviar imagem de documento de identidade (RG, RNE ou certidão de nascimento para menores de 3 anos), de forma legível e com frente e verso
  • Mandar imagem de documento de identidade da mãe (RG, RNE ou CNH), de forma legível e com frente e verso
  • Enviar imagem de documento de identidade do pai (RG, RNE ou CNH), de forma legível e com frente e verso
  • Enviar também uma ficha cadastral
  • Comprovante de residência da família
  • Dados sobre o procurador (qual dos pais será o representante do menor)

Resolvendo pendências no cadastro

Depois que preencher os dados e enviar para a análise, enviaremos e-mail informando se a conta foi aberta.

Caso seja necessário o envio de documentos adicionais ou comprovantes de informações, você será avisado por e-mail quais são as pendências e como resolvê-las.

Quais investimentos estão disponíveis?

Ao abrir sua conta na XP, você terá diversas alternativas de investimentos para alocar seu dinheiro de acordo com o seu perfil de investidor e objetivos.

 

Os principais investimentos disponíveis são:

Ações

Ao investir em ações, você vira sócio das principais empresas e ganha com o crescimento e distribuição de lucro. Para saber mais, clique aqui.

Fundos de investimentos

É um tipo de aplicação que reúne recursos dos cotistas para investir em diversos ativos de diferentes mercados. Esta carteira pode englobar títulos de renda fixa, títulos públicos, títulos cambiais, derivativos, commodities, ações e outros. Quanto mais diversificado o fundo, menor é o risco.

Fundos Imobiliários

São os fundos que aplicam os recursos em diversos tipos de investimentos imobiliários. Quem investe em FIIs, recebe um aluguel sem a burocracia de ter de comprar um imóvel.

Renda Fixa

São mais de 80 opções de investimentos em títulos públicos e privados com taxas e rentabilidades competitivas, diversas delas garantidas pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

COE

O COE (Certificado de Operações Estruturadas) combina elementos de renda fixa e renda variável com retornos atrelados a ativos e índices (como câmbio, inflação e ações) e ativos internacionais.

Seguro de vida

Na XP, além de opções de investimentos, você conta com alternativas para estar sempre protegido.

Previdência Privada

A Previdência Privada é um investimento de longo prazo para auxiliar na sua aposentadoria e garantir o futuro da sua família.

Como começar a investir

Com o cadastro completo e a conta aprovada, você terá acesso aos produtos disponibilizados pela XP. Isso depois que fizer o seu primeiro acesso usando os dados enviados para o seu e-mail.

Mas, antes de começar de fato, lembre-se de preencher o Suitability, que é um formulário com perguntas básicas que você precisa responder para identificar o seu perfil de investidor e, com isso, saber quais são os produtos mais adequados para os seus objetivos, necessidades e interesses.

Neste momento, é essencial fazer uma avaliação sobre todos as aplicações disponíveis. Assim, vai encontrar aquela com a maior compatibilidade com o seu perfil de investidor.

Caso tenha dúvidas sobre por onde começar, uma dica importante é acessar o nosso simulador de investimentos.

Caso as dúvidas persistam, nossos assessores estão disponíveis para ajudar com as orientações necessárias.

Outra grande vantagem é que os clientes XP têm a possibilidade de tirar dúvidas ao vivo e online com os assessores, todos os dias da semana, das 8h às 20h. Para saber mais sobre a Assessoria Live, leia aqui.

LEIA AINDA:

Taxas e corretagem da XP

A XP foi a primeira assessoria de investimentos do Brasil a oferecer a melhor taxa: a TAXA ZERO.

Aqui, não cobramos nada para:

– Abertura de conta

– Manutenção de conta

– Custódia de Renda Fixa

– Custódia de Tesouro Direto

– Tarifas de TED para retiradas

Além disso, é preciso deixar claro que existem aplicações que fazem cobranças como taxas de corretagem e de custódia.

Taxa de corretagem

É a taxa cobrada pelo serviço de intermediação das transações de compra e venda de aplicações financeiras. O valor da taxa de corretagem varia de acordo com o tipo de operação.

No segmento de renda variável, existem alguns custos operacionais que são cobrados do investidor por meio desta taxa.

Nas negociações na XP, há a cobrança de R$ 18,90 para ordens de ações e swing trade (sem assessor). E entre R$ 8 e R$ 12 para operações de day trade e opções (sem assessor). Para consultar outros valores, como a Tabela Bovespa, acesse a nossa página de custos operacionais.

Taxa de custódia

Este é um valor cobrado para registrar e guardar os investimentos no CPF da pessoa, sejam títulos ou ações.

Aqui na XP, não há a cobrança de taxa de custódia para renda fixa, bolsa e COE.

Observação importante: no caso do Tesouro Direto, é preciso ficar claro que, embora a XP não cobra nada do investidor, há uma taxa de custódia de 0,25% ao ano sobre o valor investido que a B3 S.A. Brasil, Bolsa, Balcão cobra para manter seus serviços.

Conclusão

Viu só como é fácil e rápido abrir conta e começar a investir com a XP Investimentos?

Há 18 anos no mercado, a XP Investimentos nasceu de uma inquietação de um empreendedor que acreditou no impossível e foi lá e fez.

São mais de 1 milhão de investidores que usam a nossa plataforma e contam com os nossos principais diferenciais:

Taxa zero: abertura e manutenção de conta, custódia de renda fixa, Tesouro Direto e TED para retiradas.

Assessoria sem custo : os melhores avaliadores de investimentos do mercado estão disponíveis para ajudar a alcançar seus objetivos de acordo com o seu perfil de investidor.

Diversidade de produtos : quem tem uma maior variedade de produtos é capaz de oferecer uma forma transparente e imparcial aos melhores investimentos do mercado.

Agora que você já sabe como abrir conta na XP , acesse agora mesmo nossa plataforma e comece a investir e rentabilizar seu dinheiro.

Compartilhar:


Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

BMF&BOVESPA

BSM

CVM