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CMV: O que é e como calcular!

O CMV é um indicador importante para realizar o balanço financeiro geral do negócio. Aprenda o que ele é e como calcular de forma simples!

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CMV: O que é e como calcular!

A boa gestão de uma empresa leva em conta uma série de conceitos importantes. Entender noções básicas de lucro e precificação faz parte desse processo. E é aí que entra o conceito de CMV, também chamado de Custo de Mercadorias Vendidas.

Compreender como funciona, para que serve e como calcular o CMV coloca o gestor no controle financeiro do negócio, ficando a par de tudo o que envolve valores, lucros e o preço das mercadorias.

Nos tópicos a seguir, trazemos para você detalhes fundamentais sobre o Custo de Mercadorias Vendidas. Continue a leitura!

O que é CMV ou Custo de Mercadorias Vendidas?

O CMV é  um indicador financeiro, que é definido pelo somatório completo das despesas usadas para produzir (no caso de uma indústria) ou armazenar (no caso de uma loja) uma determinada mercadoria.

Por meio dele você pode calcular os gastos para a produção ou armazenamento de um item até que ele seja negociado com o cliente.

Além disso, o CMV é um dado muito importante para efetuar um balanço anual da contabilidade da empresa.

Graças a ele é possível ficar por dentro de todos os gastos referentes ao produto para que a empresa identifique o seu lucro bruto, ou seja, o quanto foi recebido pela venda depois da dedução dos custos de produção e compra.

Para que serve o CMV?

O Custo de Mercadorias Vendidas serve como uma base sólida para compreender os resultados dos processos de venda de um negócio.

Baseada no CMV, a empresa tem condições de avaliar se sua atividade comercial está obtendo lucros ou não.

Uma das principais características do Custo de Mercadorias Vendidas é que ele não leva em consideração apenas o valor que foi pago ao fornecedor pelos produtos ou o custo de produção dos itens, mas também os gastos com o estoque.

Além disso, o cálculo do CMV pode considerar outros dados, como, por exemplo, um valor por produto unitário, um percentual sobre o faturamento ou até mesmo um valor geral a ser apurado a cada mês ou período determinado.

O CMV também serve como uma espécie de guia para auxiliar na precificação dos produtos. Isso é importante, pois permite estabelecer preços justos e coerentes, auxiliando na realização das vendas.

Também vale mencionar que o CMV pode ser utilizado para apurar a margem de contribuição dos produtos, que é um importante recurso para auxiliar no pagamento das demais despesas do negócio.

Quer conhecer outros indicadores financeiros? Acesse nosso conteúdo e fique por dentro!

Como funciona o CMV? <h2>

Na prática, o Custo de Mercadorias Vendidas funciona como um índice que visa mensurar a performance do seu negócio e atuando como um indicador para avaliar e encontrar os motivos dos resultados bons ou ruins na gestão.

Em outras palavras, é possível dizer que ele serve para mensurar quanto a empresa gasta para exercer a sua atividade principal. Por isso, é interessante estabelecer aqui as diferenças entre custo e despesa:

  • Custo

Consiste em tudo que a empresa gasta com a sua principal atividade. Alguns exemplos disso residem na compra de mercadorias, de matéria-prima, bem como no pagamento de mão de obra e outros gastos.

  • Despesas

Correspondem aos gastos indiretos relacionados com a atividade principal da empresa, também conhecida como a atividade-fim.

Entre as despesas, vale mencionar os gastos como, por exemplo, a água, a folha de pagamento do pessoal administrativo, contas de telefone, aquisição de material de escritório, produtos de limpeza e outros itens e suprimentos necessários para a operação da empresa.

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Como calcular o CMV?

O cálculo do Custo de Mercadorias Vendidas não é difícil e pode ser realizado por meio de diferentes fórmulas apresentadas abaixo.

Cálculo geral do negócio

É possível calcular o CMV geral do seu negócio. Para isso, é necessário usar na equação com as seguintes variáveis:

  • EI (Estoque Inicial)
  • C (Compra do mês)
  • EF (Estoque Final)

A partir disso, o cálculo é realizado por meio da soma do estoque inicial e das compras do mês, subtraindo o estoque final. Desse modo, a estrutura da fórmula fica:

CMV = EI + C – EF

Outra possibilidade é somar as devoluções de vendas (que aparecem na equação como DV) e subtrair as devoluções de compras (as DC), caso seja preciso.

Com essas novas variáveis na equação, a fórmula utilizada será essa:

CMV = EI + C + DV – DC – EF

Cálculo para CMV por produto

Há também a possibilidade de efetuar o cálculo do custo do produto unitário. Essa é uma alternativa interessante para o gestor que gerencia um mercado, por exemplo.

Nesse caso, é possível utilizar as fórmulas anteriores para encontrar o CMV unitário de algum produto específico, que pode ser o refrigerante, guloseimas, laticínios, carnes, frutas, verduras e outros produtos.

Cálculo para CMV por faturamento

Para efetuar esse cálculo é necessário encontrar o percentual médio de custos sobre o seu faturamento, que é o total de notas fiscais emitidas. Depois disso, basta aplicar o resultado de maneira padronizada para todos os produtos que você vende.

Para isso, conheça seu custo fixo, divida esse valor pelo faturamento e multiplique por 100.

Despesas que não entram no cálculo

O cálculo do Custo de Mercadorias Vendidas é fácil. Porém, vale ficar por dentro também de algumas despesas que não entram na fórmula do cálculo.

São elas:

  • Frete, considerado uma despesa operacional
  • Juros sobre empréstimos
  • Comissões
  • Impostos sobre vendas como, por exemplo, PIS, Cofins e ICMS.

Quer saber tudo sobre ICMS e os impactos nos investimentos? Acesse nosso conteúdo sobre o tema e fique por dentro!

Por que o indicador CMV é importante?

O Custo de Mercadorias Vendidas é importante porque corresponde à soma das despesas relacionadas com os produtos do seu negócio.

Esse índice é um eficiente recurso para obter maior controle sobre o estoque, evitando prejuízos com falhas que envolvem esse setor administrativo do negócio.

Além do mais, o CMV também proporciona ao gestor mais alternativas para desenvolver estratégias assertivas que visam controlar e reduzir os custos. Esse controle pode ser realizado otimizando os gastos com estoque ou negociando condições de compra mais favoráveis com os fornecedores.

Isso é importante, pois a redução do custo com as mercadorias vendidas implica no aumento do lucro sem necessitar alterar o preço para o consumidor final.

Quer saber tudo sobre margem de lucro? Acesse nosso conteúdo sobre o tema e fique por dentro!

Na imagem é possível ver uma mulher branca diante sentada diante de uma mesa de madeira com papeis e caneta calculando o cmv.

E qual é o CMV ideal?

O CMV ideal é aquele que sempre está em um nível baixo.

Quanto menor o CMV, maior será o lucro bruto da empresa. Ou seja, é uma lógica inversamente proporcional.

Contudo, há determinadas empresas que estão aptas a obter lucro mesmo diante de margens consideradas baixas. As empresas de giro são exemplos disso.

A situação financeira é distinta para cada tipo de empreendimento. No caso de empresas comerciais destinadas para revender mercadorias, o Custo de Mercadorias Vendidas aceitável deve estar entre 30% e 50% do faturamento.

O custo superior a 50% pode apresentar indícios de que é necessário efetuar correções na gestão financeira.

Como utilizar o CMV de modo adequado?

O cálculo do CMV é uma tarefa muito importante e, ao mesmo tempo, simples. Ele é um índice que auxilia a gestão financeira em vários aspectos, inclusive a precificar com mais coerência os produtos, bem como ter uma visão mais completa das suas finanças.

Hoje em dia, diante da digitalização dos processos internos em uma empresa, é importante ter à disposição uma ferramenta de gestão capaz de efetuar com precisão o cálculo.

A tecnologia adequada, além de integrar os vários setores da empresa, possibilita que o gestor tenha uma visão mais ampla do Custo de Mercadorias Vendidas e realize apurações com mais planejamento.

A digitalização do CMV também permite planejar as suas próximas compras de produtos ou matérias-primas com mais segurança, mantendo o estoque equilibrado, sem deixar escassez ou excessos.

Por que calcular o CMV da sua empresa?

As razões para o cálculo correto do Custo de Mercadoria Vendidas são várias, podemos elencar as principais nos seguintes tópicos.

Avaliar a situação das finanças da empresa

Muita gente pode pensar que se a empresa está com o gráfico de vendas nas alturas, então a situação financeira está a melhor possível. No entanto, nem sempre as coisas funcionam desse modo.

Alguns gestores olham apenas para o faturamento e ignoram outros custos envolvidos em todo o processo de produção como compras, armazenamento e venda no dia a dia de uma empresa.

Nesse caso, o CMV age como um importante guia para fornecer uma melhor compreensão da performance real do negócio e avaliar o lucro a partir dos custos reais.

Obter um melhor gerenciamento do estoque

O CMV é essencial quando o assunto é controlar melhor o estoque da empresa. A razão para isso reside no fato de que ele aponta quais produtos apresentam mais saída e quais estão ficando mais tempo estagnados.

Desse modo há a possibilidade de tomar medidas capazes de aumentar as saídas e aproveitar o espaço disponível com muito mais eficiência, tudo isso mantendo um nível de estoque coerente com a demanda dos clientes, evitando excessos e desperdícios.

Encontrar gastos em excesso

Uma das vantagens do Custo de Mercadorias Vendidas é servir como uma sirene de alerta para a saúde financeira da empresa. Graças a ele é possível encontrar gastos exagerados em uma determinada operação ou mesmo no custo total do negócio.

Ao monitorar o CMV, é muito mais fácil detectar produtos que apresentam um custo mais elevado e, a partir daí, estabelecer estratégias para diminuir os gastos e aumentar os lucros.

Acompanhar o lucro bruto

O lucro líquido, avaliado de forma isolada, não apresenta uma visão real do lucro sendo obtido.

Em determinadas situações, o lucro bruto pode estar em um nível aceitável, contudo as despesas fixas necessitam de uma redução para viabilizar o lucro final.

Em outros casos, o lucro bruto pode não ser o ideal para cobrir de maneira segura as despesas do negócio. Por essa razão, o cálculo do CMV se torna tão essencial para compreender melhor o quanto o negócio está realmente lucrando.

XP Empresas: como transformar o seu negócio?

Fazer a transformação de um negócio exige expertise. É preciso ter profissionais dedicados a entender o mercado onde a empresa está situada e quais são os rumos que o negócio vai tomar para ir além. 

A XP empresas busca ajudar empresas pequenas, médias e grandes a fazerem a correta gestão financeira do seu negócio para encontrar as melhores oportunidades no mercado, com menos burocracia e soluções inteligentes para potencializar resultados.

Na XP empresas é possível encontrar soluções de investimentos, crédito, além de educação financeira e informações necessárias para que a empresa seja capaz de fazer a correta gestão dos seus recursos, com assessoria especializada para chegar cada vez mais longe.

O time da XP é preparado para orientar a empresa a encontrar as melhores soluções para cada negócio de acordo com as possibilidades disponíveis no mercado e ajudar a traçar um plano de crescimento e saúde financeira.

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