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Margem de contribuição e margem de lucro: entenda a diferença!

Descubra a diferença entre os conceitos de margem de contribuição e margem de lucro.

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Margem de contribuição e margem de lucro: entenda a diferença!

Entender os conceitos de margem de contribuição e margem de lucro é essencial para a correta gestão financeira de um negócio.  

Poucos empresários que começam um negócio têm completo conhecimento destes conceitos tão importantes que vão ajudar nas estratégias financeiras para o crescimento de suas empresas. 

Você sabia que uma empresa pode ter um bom volume de vendas e ainda assim não ser considerada lucrativa?  

Tudo isso tem a ver com a correta análise e estrutura da margem de lucro e margem de contribuição, pois elas estão ligadas também ao valor do produto, seus custos e outros detalhes importantes que precisam ser analisados. 

Então, esses indicadores econômicos são parte da gestão financeira das empresas e estão presentes nas estratégias e soluções oferecidas pelos maiores players de gestão operantes no mercado. 

No entanto, é importante que, mesmo com consultoria, o empreendedor tenha noção dos conceitos de margem de contribuição e margem de lucro para saber como lidar com esses assuntos à medida que o seu negócio cresce. 

Margem de contribuição e margem de lucro: conceitos!

A Margem de Contribuição é um indicador econômico-financeiro que tem o papel de analisar a receita de uma empresa a fim de descobrir se ela consegue pagar os custos e despesas fixas e conseguir gerar lucro. 

Já a Margem de Lucro é o indicador percentual que relaciona a receita total e lucro das vendas para obter o valor de ganho total de uma empresa. Esse lucro é obtido por meio da subtração dos custos dos produtos em relação à receita total arrecadada.  

Estes são conceitos diferentes, principalmente porque o primeiro leva em conta as despesas fixas de uma empresa. 

No entanto, os dois são importantíssimos para analisar a saúde financeira de um negócio e possibilitar uma tomada de decisões inteligente que vai impactar na criação de novas estratégias que visam melhorar a lucratividade do negócio. 

Vamos então entender um pouco mais a fundo cada conceito? 

O que é margem de contribuição?

A margem de contribuição analisa a receita de uma empresa levando em consideração o impacto dos custos fixos da operação para entender se haverá lucro após o desconto dos mesmos.  

Imagine, por exemplo, que você monta uma loja e precisa pagar as contas de aluguel, água, energia, dois funcionários e outros custos fixos mensais que dão um total de R$ 26 mil.  

Esses valores não são custos de produtos, mas devem ser levados em conta na hora de fazer o cálculo das despesas para analisar se o seu negócio pode dar lucro. 

Neste caso, esses valores precisam ser considerados na hora do cálculo financeiro para entender como a margem de contribuição funciona.  

Abaixo nós vamos mostrar como calcular a margem de contribuição para que você possa entender melhor o processo. 

Como calcular a margem de contribuição?

Seguindo o exemplo anterior, imagine que o seu negócio tem um produto que custa R$6, 00 e é vendido por R$18.  

A primeira impressão é que este produto possui um lucro de 200% e realmente é assim que é calculado o lucro bruto. 

Mas aí, é preciso levar em conta alguns fatores. Imagine que destes R$18,00   de venda são descontados 20% de impostos que o empreendedor paga (PIS, COFINS E ICMS, por exemplo). Neste caso, o PVL (PREÇO DE VENDA LÍQUIDO) passa a ser R$14,4. 

A partir dos dados coletados, é preciso calcular a margem de contribuição pela seguinte fórmula: 

MC (MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO) = PVL (PREÇO DE VENDA LÍQUIDO) – CV (CUSTOS VARIÁVEIS) 

Neste caso, os custos variáveis são os custos dos produtos. Continuando a simulação com os exemplos dados, a nossa conta seria: MC= 14,4-6=8,4.  

A partir daí, algumas pessoas podem achar que os R$8,4 são o lucro, já que os custos foram cobertos, mas é importante lembrar dos custos fixos da empresa, que nós demos o exemplo acima de 26 mil.  

Neste caso, os R$8,4 são a margem de contribuição que vão servir como valor para calcular qual o volume de vendas ideal para se atingir o ponto de equilíbrio e depois o lucro. 

O que é ponto de equilíbrio? 

O ponto de equilíbrio é quando o volume de vendas chega a um valor em que a receita da empresa é capaz de cobrir os custos fixos da operação.  

Como foi colocado acima, para descobrir a margem de contribuição é preciso descontar os custos variáveis e impostos e obter um valor do que sobra.  

A partir daí, existe um certo volume de vendas que pode não ser suficiente para manter a empresa de pé, já que é preciso levar em conta também os custos fixos da operação.  

Então, é necessário fazer o cálculo do ponto de equilíbrio para saber quantas vendas são necessárias para que a empresa não fique no prejuízo: 

PONTO DE EQUILÍBRIO = DESPESAS FIXAS/MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO  

Seguindo o exemplo colocado, o valor do PE seria de R$3.095,2381, ou, como não haverá venda fracionada, 3096 vendas do produto. Isso quer dizer que, qualquer venda a partir deste número é lucro para a empresa. 

O que é margem de lucro?

Mulher sentada em uma mesa de escritório estudando sobre Margem de lucro e margem de contribuição com a XP Empresas.

A margem de lucro é um conceito um pouco mais simples e muito conhecido por empreendedores. Ela também se relaciona com as despesas e custos, mas possui outra função como indicador econômico dentro da gestão financeira de uma empresa. 

A Margem de Lucro é o indicador que vai fazer a relação entre a receita total e lucro das vendas de modo a chegar em um percentual de ganho feito pelas vendas de um negócio.  

O cálculo do lucro é feito pela soma das receitas e subtração dos custos e despesas, para que assim se saiba quanto sobra de cada venda depois de descontadas as contas. 

Vamos ver em exemplos como calcular a margem de lucro logo abaixo. É importante lembrar que existem diferenças entre lucro líquido e lucro bruto, e que o primeiro leva em consideração os descontos de Imposto de renda e contribuição social.  

Para fins de aprendizado, vamos explicar somente como funciona basicamente a conta da margem de lucro. 

Como calcular a margem de lucro?

Para calcular a margem de lucro é preciso primeiro calcular o lucro. Este cálculo é feito a partir da receita total de onde são subtraídos os custos. É possível colocar os custos fixos e variáveis para se ter uma margem de lucro mais acurada: 

Podemos continuar com o mesmo exemplo para entender melhor como funciona o cálculo da margem de lucro. Então temos: 

Custo variável: R$6,00  

Preço de venda: R$ 18,00  

Despesas mensais fixas: 26 mil  

Em um cenário em que essa empresa tenha feito 5 mil vendas (Volume de Vendas) do mesmo produto. O cálculo do lucro ficaria da seguinte maneira: 

Receita total = Preço de venda x Volume de vendas  

Receita total = 18 x 5.000 = R$90.000  

Custo Variável Total = Custo Variável x Volume de Vendas 

Custo Variável Total = 6 x 5.000 = R$ 30.000  

Lucro Bruto = Receita total – Custo variável total – Custo fixo mensal 

Lucro Bruto = 90.000 – 30.000 – 26.000 = R$34.000 

Margem de Lucro = (Lucro Bruto/Receita Total) x 100 

Margem de Lucro = 37,77% 

Qual seria uma boa margem de lucro?

Uma boa margem de lucro é aquela que deixa a empresa em uma posição tranquila em relação ao seu volume de vendas. É preciso entender que os serviços de proteção ao consumidor têm regras rígidas em relação aos abusos de preço, então é necessário avaliar a sua margem de lucro para que ela fique interessante tanto para a empresa quanto para o cliente. 

A partir disso, é preciso pensar nas despesas, analisar a meta de vendas, a capacidade de produção e outros detalhes na gestão financeira do negócio para definir qual a margem de lucro ideal para cada negócio.  

Certamente, uma margem de lucro mais alta é sempre muito boa para conseguir uma receita maior, mas ela pode causar problemas na reputação da empresa, diminuir o volume de vendas e tirar o negócio do mercado em pouco tempo.  

Por isso, é preciso ter planejamento financeiro para entender melhor qual a margem de lucro ideal para o seu negócio. 

Invista com quem acredita no potencial do seu negócio. Sonhe grande e transforme o seu negócio com a XP Empresas!

Qual a diferença entre margem de contribuição e margem de lucro?

Enquanto a margem de lucro analisa o percentual que sobra depois de uma venda, a margem de contribuição se mostra como um dado mais detalhado para entender melhor se a empresa está dando lucro depois de descontadas todas as despesas fixas da operação.  

Ela ainda possibilita o planejamento no volume de vendas a partir dos dados de lucratividade para que se possa entender qual o ponto de equilíbrio, ou seja, a meta de vendas para que a empresa possa sair do prejuízo e começar a dar lucro a partir de suas vendas.  

Então, esses dois conceitos caminham juntos e são muito importantes para analisar a saúde de uma empresa, quais são os próximos passos na gestão financeira do negócio e o que pode ser feito para melhorar a operação. 

Ao fazer o cálculo, por exemplo, da margem de contribuição, é possível entender mais sobre os custos fixos e diminuí-los, negociar melhores preços para os custos variáveis, tentar aumentar o preço de venda do produto e mudar a estratégia fiscal para diminuir a incidência de impostos. 

Tudo isso são medidas que podem ser instauradas para aumentar a margem de contribuição e diminuir o ponto de equilíbrio, fazendo com que a empresa precise vender menos para cobrir os custos fixos e consiga chegar ao lucro cada vez mais rápido.  

Então, essas são formas de manter uma empresa lucrativa e em constante crescimento. Por isso, embora estes sejam conceitos diferentes que podem ser facilmente confundidos, pois eles caminham juntos para uma análise mais profunda da saúde financeira do seu negócio. 

XP Empresas: como transformar o seu negócio?

Fazer a transformação de um negócio exige expertise. É preciso ter profissionais dedicados a entender o mercado onde a empresa está situada e quais são os rumos que o negócio vai tomar para ir além.  

A XP empresas é uma divisão da XP Inc. que busca ajudar empresas pequenas e médias (PMEs) a fazerem a correta gestão financeira do seu negócio para encontrar as melhores oportunidades no mercado, com menos burocracia e soluções inteligentes para potencializar resultados. 

Na XP empresas é possível encontrar soluções de investimentos, crédito, além de educação financeira e informações necessárias para que a empresa seja capaz de fazer a correta gestão dos seus recursos, com assessoria especializada para chegar cada vez mais longe. 

O time da XP é preparado para orientar a empresa a encontrar as melhores soluções para cada negócio de acordo com as possibilidades disponíveis no mercado e ajudar a traçar um plano de crescimento e saúde financeira. 

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