Vitrine XP 3T21: Analisando os resultados de Enjoei e do varejo

Nós estamos testando uma nova abordagem para a análise dos resultados: estamos lançando um relatório único onde iremos consolidar todos as análises dos resultados do 3T21, trazendo nossa visão por companhia assim como uma leitura do setor.


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Varejistas de alta renda como o destaque do 3T21; e-commerce como o destaque negativo

Nós estamos testando uma nova abordagem para a análise dos resultados do 3T21: estamos lançando um relatório único onde iremos consolidar todas as análises dos resultados do 3T21, trazendo nossa visão por companhia assim como uma leitura do setor. O Enjoei foi a última empresa de nossa cobertura a reportar resultados do 3T21, no dia 12 de novembro. O GMV e receita continuam crescendo, mas rentabilidade segue pressionada.

Veja o relatório em PDF com nossa visão completa para cada empresa da nossa cobertura aqui.

Uma visão geral dos resultados da nossa cobertura

Leitura do Setor

Nada mal para um consumidor fragilizado, mas nem todas companhias podem ser colocadas na mesma cesta

Os principais destaques de nossa cobertura nesta temporada de resultados foram os nomes discricionários focados no público de alta renda, que continuaram a reportar um sólido crescimento de receitas e margens fortes, apesar de as empresas de vestuário também terem reportado crescimentos sólidos. Os varejistas alimentares reportaram resultados em linha com o esperado, com o Atacarejo sendo o destaque enquanto o varejo continua a sofrer. No segmento de farmácias, os planos de expansão estão acelerando, enquanto no e-commerce, a deterioração macro já começa a impactar os resultados, principalmente no varejo físico, apesar de as varejistas estarem bem preparadas para os eventos de final de ano. Por fim, os destaques negativos da temporada foram Via, Natura&Co. e GPA, sendo as duas primeiras principalmente impactadas por anúncios realizados em conjunto com os resultados.

e-commerce: Deterioração macro começando a aparecer. Mesmo diante de um trimestre marcado pela forte base de comparação e maior competição, os canais online das companhias continuaram a crescer A/A. Olhando para a métrica de GMV online, a Via reportou um crescimento de +33% A/A, acima de Americanas (+30%), Magalu (+22%) e MELI (+28%), impulsionada pela contínua aceleração de seu marketplace (+133%). Porém, no varejo físico, o GMV permanece abaixo dos níveis de 2019 mesmo diante da retomada das atividades e maior circulação de clientes para a Via (-9%) e Americanas (-3%), sendo a Magalu a exceção (+9%). Em relação à rentabilidade, Magalu apresentou a pior margem EBITDA e Americanas apresentou a melhor, enquanto todas as companhias tiveram queima de caixa no trimestre (Via, AMER e Magalu em -R$830mi, -R$635mi e R$-270mi, respectivamente) decorrente do reforço nos níveis de estoque para a temporada de compras de fim de ano. Por fim, destacamos que as frentes financeiras das empresas seguem avançando, com a Ame lançando seu crediário, Via disponibilizando o crediário para o marketplace e o volume de pagamentos transacionados pela Fintech Magalu crescendo 99% A/A.

Consumo Discricionário: Varejo de alta renda em destaque, mas a recuperação do canal físico é uma realidade para todas as varejistas. O terceiro trimestre foi marcado pela recuperação da operação física, enquanto as margens permaneceram pressionadas pela inflação das matérias-primas e depreciação do real, embora tenham melhorado no trimestre. O Grupo Soma reportou o crescimento de receita mais forte entre todos os seus pares no segmento, impulsionado pela forte recuperação da operação física, desempenho do online ainda forte e desempenho da Farm Global e NV também bastante positivos. Por outro lado, a C&A foi a que apresentou os resultados mais pressionados no trimestre, embora superando nossas estimativas em termos de receita e recuperação da rentabilidade. No geral, todas as empresas deram indicações de que estão otimistas com o quarto trimestre.

Varejo alimentar: Atacarejo em destaque novamente; GMAT ganhando força. O Grupo Mateus reportou o maior crescimento de receita entre todos os seus pares, impulsionado pela expansão orgânica, embora o Assaí tenha se destacado em termos de performance de Vendas mesmas lojas (SSS). O multivarejo foi o principal ponto negativo para os resultados dos varejistas de alimentos, com o GPA sendo o destaque negativo da temporada, dado que ele não possui nenhuma operação de Atacarejo para compensar o impacto como o Carrefour, enquanto o desempenho do segmento no Grupo Mateus foi uma surpresa com vendas mesmas lojas crescendo 4% A/A. A fraca dinâmica do canal é explicada principalmente pela forte base de comparação com o 3T20, aumento da inflação e a volta do consumo fora de casa. Em uma visão geral, o Assaí apresentou crescimento de vendas líquidas de 16% A/A no trimestre, Mix Mateus +23% e Atacadão +14%, enquanto no canal do multivarejo o GPA registrou -6% A/A, Carrefour -9% e Mateus + 41%.

Farmácias: Resultados resilientes em meio cenário macro desafiador. Os resultados do 3T21 comprovaram a resiliência do setor frente à deterioração macroeconômica do país. Dentre as companhias do setor, a RD apresentou o maior crescimento de receita e de vendas mesmas lojas maduras, em +21% A/A e +12%, respectivamente, enquanto Pague Menos cresceu 7% e d1000 +18%. Em relação à rentabilidade, o destaque foi a Pague Menos que manteve margem EBITDA estável A/A apesar da aceleração da expansão, por conta das iniciativas internas, enquanto a d1000 apresentou queda de margem e queima de caixa por conta da abertura de novas lojas.

Análise dos resultados do 3º trimestre de 2021 de cada companhia

Veja nossa visão completa para cada empresa da nossa cobertura, no relatório em PDF aqui.

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