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Vestibular XP: Prévia de Resultados do 4T22

Esperamos que as empresas de educação apresentem resultados neutros no 4T22 de modo geral.

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Esperamos que as empresas de educação apresentem resultados neutros no 4T22 de modo geral, dado que os trimestres pares são tipicamente menos surpreendentes, uma vez que os números de captações são menos relevantes. Acreditamos que este trimestre deva refletir as captações de 2022, com alguns resultados mistos em termos de descontos de ticket, mas não impactando os resultados como no 1S22. Além disso, continuamos vendo a concorrência acirrada no segmento digital, com menos espaço para aumentos de preços. Embora não vendo grandes surpresas neste trimestre, esperamos que as empresas apresentem números positivos de captações para o 1S23 nos próximos meses, o que pode refletir positivamente nas ações.

Sem muitas surpresas. O 4T tende a apresentar poucas novidades para as empresas de ensino superior, dado que geralmente reflete os números de captações do trimestre anterior. No entanto, as empresas que utilizaram mais promoções de preços no início de 2022 podem apresentar algum alívio de tickets médios, com os descontos podendo perder representatividade no total das mensalidades dos alunos.

O que esperar do ciclo de captação em curso? O ciclo de captação do primeiro semestre é o mais relevante para o setor e normalmente vai até abril. Embora o processo ainda esteja na primeira metade, nossa expectativa geral é de que as empresas apresentem um crescimento de matrículas no presencial na faixa de 8% e no digital de 12%. Em relação aos tickets, esperamos uma abordagem mais disciplinada com descontos, melhorando, de modo geral, a qualidade da base de calouros.

Cogna (COGN3) – Neutro

Esperamos que a Cogna entregue resultados ligeiramente positivos no 4T22, impulsionados principalmente pelo desempenho positivo da Vasta, o qual deve compensar uma performance negativa da Saber. A Kroton deve apresentar receita e margem EBITDA estáveis ​​A/A, uma vez que as formaturas pressionam a base de alunos e o mix pressiona o ticket médio. A Vasta deve entregar o guidance de 2022 de receita de subscrições, de R$1,2bn, também melhorando a margem EBITDA (+4,26 p.p. A/A). Por fim, o resultado da Saber deve ser impactado pela receita sazonalmente menor do PNLD (vendas ao governo) deste ano, afetando a margem EBITDA. Estimamos que o lucro líquido continue pressionado pelas despesas financeiras líquidas.

Yduqs (YDUQ3) – Compra

Esperamos que a Yduqs publique um resultado neutro. A receita líquida poderá ser ligeiramente maior A/A, com alguns ajustes de tickets após a política de descontos da empresa mais agressiva para aumentar a captação ao longo de 2022. A margem EBITDA ajustada deve apresentar um aumento A/A devido a (i) uma base de comparação mais fácil das operações Presencial e Digital e (ii) maior participação do segmento Premium na receita. O lucro líquido ainda deve ser prejudicado pelo alto endividamento líquido da empresa.

Ânima (ANIM3) – Compra

Esperamos que a Ânima tenha resultados neutros no 4T22. A receita líquida deve aumentar 5% A/A, principalmente devido a números positivos de captação durante 2022. A margem EBITDA ajustada pode aumentar A/A devido a (i) integração de ativos da Laureate e (ii) maior alavancagem operacional da Ânima Core e do Digital, enquanto pode cair T/T devido a efeitos de sazonalidade. Esperamos que as despesas financeiras continuem a impactar a lucratividade, embora a empresa aparente estar muito focada em suas iniciativas de gestão de passivos financeiros.

Cruzeiro do Sul (CSED3) – Compra

Esperamos que a Cruzeiro do Sul apresente resultados neutros no 4T22, devido à sua boa captação em 2022, mas por outro lado ajustando tickets abaixo da inflação. A margem EBITDA ajustada deve permanecer praticamente estável A/A, dado que o segmento Presencial é afetado negativamente pela inflação de custos, enquanto o crescimento do segmento Digital pode compensar essa compressão de margem. Estimamos um lucro líquido de R$22mn, com alguma pressão causada pelas despesas financeiras.

Ser Educacional (SEER3) – Compra

Esperamos que a Ser Educacional entregue resultados neutros no 4T22, com a receita crescendo 6,6% A/A devido a (i) aquisição da FAEL, concluída no 1T22, (ii) números positivos de captação no segmento Presencial a partir de 2022 e (iii) menores taxas de evasão no Digital. A margem EBITDA ajustada pode aumentar em relação ao ano anterior devido a eficiências de custos e despesas promovidas pela empresa e uma maior participação de cursos digitais no mix de receitas. Projetamos um prejuízo líquido ajustado de R$19mn, pressionado pela alavancagem financeira.

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