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Varejo XP: Feedback da Fashion Conference

Nós realizamos a 3ª edição do XP Fashion Conference. Leia a nossa visão.

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Tom mais otimista; Melhores perspectivas para o 3T e volta do crescimento

Nós realizamos a 3ª edição do XP Fashion Conference, com 13 companhias: Alpargatas, Aramis, Azzas 2154, C&A, Grupo SBF, Guararapes, Lojas Renner, Shoulder, Track&Field, Usaflex, Veste, Vivara e Vulcabras. As principais destaques foram: i) Melhora da dinâmica de resultados à frente; ii) Cenário competitivo no centro das atenções; iii) Retomada dos planos de crescimento para 2025; iv) Eficiências operacionais e de capital de giro ainda são um tema; v) Potenciais movimentos de M&A à frente. Mantemos a VIVA, CEAB e SBFG como as nossas principais escolhas entre os varejista de moda.

Os principais destaques das reuniões foram:

Melhora da dinâmica de resultados. Após resultados do segundo trimestre melhores do que o esperado, notamos um tom otimista para os resultados do terceiro trimestre e do segundo semestre, devido à aceleração das receitas e ao aumento das margens por iniciativas internas/estratégicas.

Concorrência em foco. As empresas foram questionadas sobre a dinâmica competitiva, com o e-commerce de varejistas internacionais perdendo espaço para a concorrência entre as varejistas de média renda. Quanto às varejistas de alta renda, um mercado ainda fragmentado e os recentes fechamentos/reduções de marcas conduziram a uma dinâmica mais favorável. Por último, a VULC mencionou um ambiente ainda promocional.

De volta ao crescimento. Depois de um período difícil de demanda pressionada, alta alavancagem e/ou ajustes operacionais, estamos vendo algumas empresas (por exemplo, SBF, C&A, Lojas Renner) retomando seus planos de crescimento, principalmente apoiadas por aberturas de lojas a partir do próximo ano.

As eficiências operacionais e de capital de giro ainda são um tema. Embora algumas empresas já tenham concluído a maioria dos ajustes operacionais, ainda há aquelas com eficiências a serem capturadas. Como exemplo do primeiro grupo, destacam

Potenciais movimentos de M&A à frente. Embora esse não tenha sido um tópico importante para as empresas listadas (com exceção da VULC), todas as empresas não listadas mencionaram M&A como uma possível avenida de crescimento. No caso da Aramis e da Usaflex, isso ainda está sendo analisado, enquanto a Shoulder fez seu primeiro movimento em 2022 (Oriba) e recentemente antecipou os planos de incorporação da marca.

Nossa visão. Esperamos uma melhora na dinâmica dos resultados do setor, com o crescimento acelerando ao longo do segundo semestre de 2024, já que o terceiro trimestre tem uma sazonalidade mais fraca e o quarto trimestre é o principal trimestre para o setor. Nesse sentido, acreditamos que essa melhora tenha sido, de certa forma, antecipada pelo mercado, o que explica o recente desempenho positivo do segmento. Mantemos a Vivara, a C&A e a SBF como nossas preferidas entre as varejistas de moda, sendo a primeira um nome resiliente com uma sólida história de crescimento e as outras sendo negociadas a um valuation atrativo com interessantes avenidas de crescimento.

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