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Transportes: Prévia de Resultados do 2T22

Destaque positivo para Vamos e Santos Brasil

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Destacamos a Vamos e Santos Brasil como destaques do setor: (i) Vamos, com (a) forte crescimento (capex contratado continuamente sólido); e (b) melhor desempenho do yield marginal (indicando poder de precificação para compensar a alta inflação e elevação das taxas de juros); e (ii) Santos Brasil, com forte crescimento de EBITDA (+16% T/T) impulsionado por um ponto de vista de preços mais forte, apesar de volumes reduzidos devido aos problemas logísticos recentes na China. Outros destaques positivos são: (i) Rumo e Hidrovias, que apresentam melhorias em relação ao 1T22 e 2S21 que devem indicar uma tendência positiva ao longo do ano (forte momento operacional para o 2S22); e (ii) Localiza, que esperamos apresentar os resultados mais fortes entre as locadoras de carros (2T22 corroborando os resultados positivos do 1T22 e indicando revisão de consenso positiva para 2022).

  • Vamos (VAMO3 | Compra): Os resultados do 2T22 da Vamos devem reforçar seu forte impulso, com base em: (i) forte crescimento da frota nas operações de locação (frota de caminhões +82% A/A, +21% T/T); (ii) sólido desempenho do capex contratado (após um impressionante valor de ~R$ 1,6 bilhão reportado no 1T22); e (iii) melhor precificação (yield marginal) em novos contratos apesar dos volumes (indicando forte poder de precificação em meio ao cenário desafiador de alta inflação e aumento das taxas). Como consequência, esperamos que o EBITDA cresça +67% A/A (+17% T/T) e o lucro líquido cresça 28% A/A (+5% T/T), apesar do forte aumento dos custos financeiros líquidos.
  • Santos Brasil (STBP3 | Compra): Esperamos que a Santos Brasil seja um dos destaques positivos do setor durante o 2T22, com um ponto de vista de preços mais forte em todas as divisões compensando um desempenho de volumes prejudicado ao longo do trimestre, impactado pelos recentes bloqueios na China. Esperamos (i) movimentação de contêineres +1% A/A, com desempenho de maio’22 e junho’22 impactado negativamente pelos recentes bloqueios na China; e (ii) manutenção do cenário de preços positivo após as recentes renegociações de preços com os clientes da empresa. Como consequência, esperamos que a receita líquida cresça 33% A/A (+15% T/T), com EBITDA em um forte patamar de R$ 208 milhões no 2T22, +42% A/A e +15% T/T.
  • Rumo (RAIL3 | Compra): A Rumo deve apresentar resultados positivos no 2T22 (EBITDA +12% T/T), apesar dos desafios relacionados a: (i) quebra de safra de soja no sul do Brasil (afetando negativamente os volumes da Malha Sul); e (ii) pressão geral da margem ferroviária (preços mais altos do diesel não totalmente compensados ​​por negociações contratuais). Além disso, esperamos que o impulso dos lucros aumente a partir do 3T22 e vejamos a empresa em linha para entregar EBITDA próximo ao limite superior de seu guidance para 2022. Por fim, observamos que os números operacionais relativamente estáveis ​​em relação ao ano anterior enfrentam fortes comparações do 1S21.
  • Localiza (RENT3 | Compra): A Localiza deve apresentar o conjunto de resultados mais forte para o 2T22 entre as locadoras de carros (lucro líquido +10% A/A, -5% T/T). Esperamos ver sinais iniciais de melhoria na disponibilidade de carros novos por parte das montadoras, o que deve refletir no aumento do volume de Seminovos (estimamos ~20 mil carros vendidos, contra apenas 14,5 mil no 1T22); uma tendência que esperamos que continue ao longo do 2S22. Além disso, esperamos que o desempenho de aluguel continue aumentando (volumes de RAC e aluguel de frota +17-12% A/A e +5-4% T/T, respectivamente) com desempenhos de margem sólidos.
  • Movida (MOVI3 | Compra): Esperamos resultados operacionais positivos para a Movida (receita líquida e EBITDA +14% e +3% T/T – A/A impactado pelo crescimento inorgânico). O desempenho das locações deve continuar apresentando um crescimento importante (+6% T/T tanto no volume de RAC quanto de Aluguel de Frotas), com forte desempenho tarifário (estável T/T no RAC apesar da menor sazonalidade do 2T, e crescimento de 2% no Aluguel de Frotas). Nos Seminovos, vemos a tendência positiva de aumento de volumes em todo o setor (em nossa opinião, um sinal de melhor disponibilidade de carros novos por parte das montadoras), e os resultados operacionais permanecem fortes (embora a margem EBITDA deva cair 3,6p.p. para um patamar ainda alto de 17,4%). Por fim, vemos o lucro da empresa enfrentando a maior queda trimestral entre os pares (-26%, vs. -10% da Unidas e -5% da Localiza), principalmente devido ao forte aumento dos custos financeiros líquidos.
  • Unidas (LCAM3 | Compra): O 2T22 deve ser o último trimestre em que analisamos os resultados da Unidas separadamente, já que a conclusão de sua fusão com a Localiza ocorreu em 1º de julho (ambas as empresas devem reportar na mesma data, 11 de agosto). Esperamos que a empresa apresente um desempenho de resultado intermediário entre os pares (lucro líquido caindo 10% no trimestre, versus -5% da Localiza e -26% da Movida). O volume de aluguéis deve continuar crescendo no trimestre (+3-4% no RAC e Aluguel de Frotas), com tarifas fortes (ligeiramente mais altas no RAC apesar da menor sazonalidade do 2T, e +5% no Aluguel de Frotas). Nos Seminovos, vemos a tendência positiva de aumento de volumes em todo o setor (em nossa opinião, um sinal de melhor disponibilidade de carros novos por parte das montadoras), e os resultados operacionais permanecem fortes (embora a margem EBITDA tenha diminuído ligeiramente em 1p.p. para um nível ainda alto de 19,6%).
  • Hidrovias do Brasil (HBSA3 | Compra): Esperamos que os resultados da Hidrovias no 2T22 apresentem uma melhora operacional em relação aos trimestres anteriores, refletindo uma combinação de: (i) perspectivas positivas de volumes no Corredor Norte (grãos transportados +15% A/A); e (ii) melhores condições de navegabilidade ao longo do Corredor Sul vs. 4T21-1T22, suportando um melhor desempenho da receita ao longo do 2T22. Prevemos um EBITDA ajustado de R$ 246 milhões +15% A/A e +63% T/T, com margem de 50,4% impulsionada por fortes níveis de rentabilidade no Corredor Norte (~63,0%) e melhores condições no Corredor Sul (margem EBITDA ajustada de 45,1% vs. 23,2% no 1T22, embora ainda abaixo dos níveis do 2T21 de 51,9%).
  • CCR (CCRO3 | Compra): Esperamos resultados neutros da CCR no 2T22, pois o desempenho do tráfego em todos os segmentos da empresa continua se recuperando dos impactos relacionados à pandemia, gerando receita líquida de ~R$ 2,9 bilhões (excluindo receita de construção) +19% A/A (principalmente devido à mobilidade urbana e recuperação de aeroportos ) e +2% T/T. Além disso, notamos uma recuperação na evolução do EBITDA em relação ao mesmo período do ano anterior (+13% A/A) e uma queda em relação ao trimestre anterior (-4% T/T).
  • Ecorodovias (ECOR3 | Neutro): Esperamos resultados neutros da Ecorodovias no 2T22, com desempenho de tráfego reportado de -6,7% A/A (ou desempenho de tráfego comparável de +5,5% A/A) continuando a se recuperar da crise do COVID-19, enquanto o fim da concessão Ecovia Caminho do Mar e Ecocataratas explica a queda A/A na receita e no EBITDA (contração de margem por se tratar de concessões maduras com margens elevadas). Esperamos receita líquida (excluindo receita de construção) de R$ 760 milhões (-11% A/A e -1% T/T) e EBITDA de ~R$ 451 milhões (-21% A/A e -5% T/T).
  • JSL (JSLG3 | Compra): Esperamos que a JSL apresente resultados neutros, com desempenho positivo da receita ofuscado por taxas de juros mais altas, o que deve impedir um melhor desempenho do lucro líquido. Esperamos: (i) a consolidação total das recentes aquisições de Rodomeu, TPC e Marvel e uma perspectiva sólida e contínua de crescimento orgânico para impulsionar o aumento da receita durante o trimestre (+50% A/A e +7% T/T); com (ii) repasse de custos para suportar a melhora da rentabilidade (margem EBITDA +410bps A/A e +60bps T/T). Do lado negativo, esperamos que o aumento das taxas de juros evite um desempenho mais forte do resultado final (lucro líquido de R$ 35 milhões estável em relação ao ano anterior).
  • Simpar (SIMH3 | Compra): Esperamos que os sólidos resultados do 2T22 da Simpar reflitam uma combinação positiva de suas subsidiárias, embora maiores despesas financeiras devam impedir um melhor desempenho do resultado no nível consolidado. Esperamos que o crescimento do EBITDA de 70% A/A e +8% T/T reflita principalmente: (i) o forte impulso operacional da Vamos (EBITDA +67% A/A e +17% T/T); (ii) resultado operacional positivo da Movida (EBITDA +130% [impactado positivamente pela incorporação da CS Frotas] e +3% T/T); e beneficiado (iii) pelo crescimento inorgânico da Automob (EBITDA +66% A/A e +133% T/T). Do lado negativo, esperamos resultados financeiros mais altos a pressionar o desempenho da última linha (lucro líquido -7% A/A e +3% T/T).
  • Azul (AZUL4 | Neutro): Esperamos que a Azul apresente resultados um pouco fracos no 2T22, com forte desempenho de receita ofuscado por rentabilidade mais fraca. Com a demanda já reportada (medida por RPKs) de +64% A/A e +5% T/T, esperamos preços unitários continuamente mais altos (yields de +44% A/A e +12% T/T) para impulsionar um forte desempenho de receita ao longo do 2T22 (receita líquida de R$ 3,8bi +122% A/A e +18% T/T). No entanto, custos mais altos devem impedir um melhor desempenho de rentabilidade, com EBITDA de R$ 500mi implicando em 13,2% de margem (vs. 18,6% no 1T22).
  • GOL (GOLL4 | Neutro): Esperamos que a GOL apresente resultados fracos no 2T22 (e em linha com a prévia operacional divulgada pela companhia), com desaceleração da demanda no 2T22 parcialmente compensada por preços unitários mais altos e custos mais altos impactando as perspectivas de rentabilidade da empresa durante o trimestre. Com a demanda já reportada (medida por RPKs) de +103% A/A e -15% T/T, esperamos um faturamento neutro de R$3,3bi (+219% A/A e +2% T/T) impulsionado por tarifas continuamente mais altas (yields +68% A/A e +18% T/T). Por outro lado, esperamos que custos mais altos pressionem as perspectivas de rentabilidade da empresa (esperamos margem EBITDA ajustada de 1,8%, vs. 13,6% reportados no 1T22).
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