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RD (RADL3): Principais destaques da reunião com investidores

A RD organizou a reunião anual com analistas e investidores, revelando seu plano estratégico para 2025. O evento deixou claro que a companhia está bem posicionada como potencial consolidadora do mercado de varejo farmacêutico. Entretanto, mantemos nossa recomendação Neutra nos níveis atuais. Veja a análise completa abaixo.

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Nesta manhã a RD organizou (remotamente) a reunião anual com analistas e investidores (RD Day), revelando seu plano estratégico para 2025. A empresa espera tornar-se uma plataforma integrada de saúde, atuando em toda a jornada de saúde de seus clientes. Um dos principais objetivos é alavancar toda a sua rede física e amplo reconhecimento de marca para lançar um marketplace digital de produtos e serviços de saúde. A estratégia se sustenta em três pilares principais: (i) Nova Farmácia; (ii) Marketplace de Saúde; e (iii) Plataforma de Saúde. Acreditamos que a estratégia deve alavancar crescimento para a empresa, fortalecendo a posição de liderança da RD no setor.

#1. Nova Farmácia. Atualmente, este é o foco da empresa, com o objetivo de mudar a proposta de valor das lojas de saúde curativa (“ausência de doença”) para saúde preventiva (“presença de saúde”). O novo conceito visa proporcionar conveniência e uma melhor experiência por meio de recursos multicanais (omnichannel), além de transformar o papel do farmacêutico em lojas físicas por meio de serviços como vacinas, testes e avaliações rápidas de saúde. Sendo assim, a RD também está revisando (e ampliando) o sortimento de produtos em loja para aumentar a oferta de produtos de cuidado com a saúde.

#2. Marketplace de saúde. Dada a sua marca forte, extensa capilaridade e ampla base de clientes (36 milhões em setembro), a RD viu uma oportunidade de ampliar seu portfólio de produtos de saúde. Com isso, a empresa está prestes a lançar uma versão piloto de seu Marketplace de Saúde em outubro, que deve expandir o sortimento de produtos atual de RD (~13 mil SKUs) em pelo menos 2x em 2021. A empresa terá como alvo inicialmente categorias novas e complementares, como nutrição, cosméticos, produtos para visão e exercícios – com os vendedores sendo responsáveis ​​pela entrega. Com isso, a companhia apontou para um mercado endereçável incremental de aproximadamente R$ 100 bilhões.

#3. Plataforma Integrada de Saúde. Esta é a etapa final de integração da jornada de saúde do cliente, fornecendo acesso a profissionais de saúde e ajudando os clientes a monitorar sua saúde por meio do amplo ecossistema da RD (Hub de Saúde, Aplicativo e Marketplace). Os clientes poderão marcar uma consulta e fazê-la virtualmente ou fisicamente através da plataforma, bem como ir às lojas RD para serviços específicos e comprar produtos em suas lojas digitais ou físicas. Embora a RD esteja trabalhando nesta iniciativa desde 2018, o projeto deve ser colocado em prática após 2022.


Outros Destaques

Fusões e aquisições como avenidas de crescimento por meio da RD Ventures. A empresa criou uma plataforma separada de Venture Capital (capital de risco) para focar em fusões e aquisições que fortalecem seu ecossistema de saúde. Eles buscarão aquisições e parcerias que acelerem o desenvolvimento da plataforma, como 4Bio (adquirida em 2015) e Manipulaê (startup recém-adquirida). Segundo a empresa, atualmente existem negociações em andamento.

Plano de expansão: Abertura de 240 lojas em 2021 e 2022. A empresa também divulgou sua projeção de abertura de lojas para 2021-22 de 240 lojas por ano. A expansão deve ser mais focada em regiões menos consolidadas, principalmente por meio de formatos híbridos e populares. A RD não está preocupada com o cenário competitivo, embora reconheça que possa enfrentar uma concorrência mais acirrada em regiões específicas, o que deve ser compensado pela presença nacional da empresa. Para 2021, a empresa espera um crescimento robusto de receita, impulsionado por um sólido crescimento de vendas mesmas lojas maduras (parcialmente suportado por bases de comparações mais fáceis), maior digitalização e expansão, enquanto a margem EBITDA deve se normalizar.

Uma palavra sobre ESG (ASG): Parte da apresentação foi dedicada a discutir a agenda ESG de RD, por meio da qual a companhia espera estimular a geração de valor além dos acionistas. Como destaque, ressaltamos a aspiração da RD de ser a primeira plataforma de saúde integral do país – ambição, essa, que direciona o plano estratégico de negócios da empresa detalhado acima. Além disso, ressaltamos outras duas iniciativas: (i) proporcionar saúde integral aos colaboradores e clientes, por meio de soluções que vão além da saúde física e mental, social e espiritual; e (ii) possibilitar o acesso da população a hábitos mais saudáveis.

Mantemos nossa recomendação Neutra para as ações da RD (RADL3) com preço-alvo de R$ 22,4/ação ao final de 2020. O evento deixou claro que a companhia está bem posicionada como potencial consolidadora do mercado de varejo farmacêutico, com diversas avenidas de crescimento a serem exploradas na jornada de saúde dos clientes como um todo. De qualquer forma, nos níveis atuais, vemos um potencial de alta limitado para as ações. Para mais detalhes sobre a nossa tese de investimento, acesse aqui.

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