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Raia Drogasil (RADL3): Resultados do 3T20 em linha; Sintomas do Covid quase eliminados, mas imunidade digital desenvolvida

A RD reportou resultados em linha no 3T20, porém sólidos. A receita bruta cresceu 12,8% A/A, sendo +6,7% no conceito mesmas lojas (ou +1,4% lojas maduras), retornando ao terreno positivo pós auge da pandemia. Além disso, o canal digital seguiu como um destaque positivo no trimestre. Veja mais detalhes e os nossos principais destaques abaixo.

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Fonte: XP Investimentos, BBG

Os resultados da RaiaDrogasil vieram em linha com nossas estimativas. A receita bruta de R$ 5,4 bilhões (+ 12,8% A/A e + 11% de crescimento orgânico), ficou 2,4% abaixo de nossas estimativas, mas 3% acima do consenso de mercado. As vendas no conceito mesmas lojas da empresa aumentaram 6,7% no comparativo anual (+ 1,4% para lojas maduras) contra nossa estimativa em +5,5% (+0,5% lojas madura), enquanto este número seria de + 10,6% (+ 5,63% madura) se excluíssemos as lojas de shoppings, que tem sido mais prejudicadas por medidas de restrição. O EBITDA ajustado veio em linha com nossas estimativas em R$ 397 milhões (margem EBITDA de 7,4% e aumento de 10,5% A/A), já que menores despesas operacionais, principalmente relacionadas a descontos em aluguéis nos shoppings e ajudas governamentais relacionadas a pessoal, compensaram nossa premissa de margem bruta ligeiramente superior. Por fim, o lucro líquido foi de R$175 milhões (aumento de 19,4% A/A).

Esperamos uma reação positiva do mercado, por conta da aceleração do ritmo de vendas, com vendas no conceito mesmas lojas alcançando patamares positivos, mesmo com uma base de comparação difícil (vendas mesmas lojas maduras em +7.7% no 3T19). Além disso, acreditamos que o mercado receberá bem o desempenho sólido digital, pois não perdeu tanta participação em relação ao segundo trimestre, quando as restrições e a pandemia estavam no auge. Entretanto, mantemos nossa recomendação de Neutro para a ação RADL3 e preço-alvo de R$22,4/ação para o final de 2020.

Os consumidores são realmente omni; e-commerce um destaque

O e-commerce continuou sendo um dos principais destaques do trimestre, atingindo 7,1% das vendas (vs. 7,6% no 2T20 e 2,7% no 1T20), reforçando que o consumidor parece realmente ter se tornado omnicanal. Segundo a administração da companhia, 431 lojas localizadas em 204 cidades já operam como mini-CDs (vs. 345 no 2T20), e concentram ~91% das vendas das lojas. Além disso, 74% das vendas digitais foram atendidas pelas lojas (por exemplo: Clique e Retire, entregas na vizinhança etc.), sendo 85% das entregas feitas em menos de 4h.

A exposição à alta renda está prejudicando o desempenho de curto prazo

As regiões de mais alta renda vêm perdendo participação de mercado, dada a maior adesão às medidas de isolamento. Como resultado, a participação de mercado e o desempenho de vendas da RaiaDrogasil estão sendo prejudicados temporariamente, uma vez que a companhia é mais exposta a esse segmento. No entanto, com a normalização das vendas, a empresa espera recuperar a participação perdida e reduzir a diferença de desempenho. A companhia divulgou o desempenho de vendas dos diferentes formatos, com as lojas populares apresentando um crescimento de vendas mesmas lojas de +16,5% (+9,1% das lojas maduras) vs. SSS das lojas nobres de +1,4% (-2,8% das lojas maduras).

Cuidado competição; ganhando espaço nas regiões Norte e Nordeste

A RD reforçou sua estratégia de expandir fora de São Paulo, com lojas do formato popular representando 86% das aberturas dos últimos 12 meses. Além disso, a companhia conseguiu ganhar participação de mercado no Norte (+1,6 p.p. A/A) e no Nordeste (+0,9 p.p. A/A).

“Nova normal” está próxima; ciclo de caixa e alavancagem devem normalizar até 1T21

A empresa reportou geração de caixa de R$351mn no trimestre, puxada pela melhora operacional combinada com um ganho de capital de giro em relação ao trimestre anterior por conta de uma redução em níveis de estoque e contas a pagar. Apesar da geração de caixa positiva, a companhia ainda está queimando caixa no acumulado do ano por conta do impacto da crise. A alavancagem também foi impactada pelo efeito da pandemia, mas melhorou em relação ao trimestre anterior para 0.9x Dívida Líquida / EBITDA. A RD espera que os níveis de ciclo de caixa e alavancagem normalizem até o 1T21.

Esperamos uma reação positiva do mercado, por conta da aceleração do ritmo de vendas, com vendas no conceito mesmas lojas alcançando patamares positivos, mesmo com uma base de comparação difícil (vendas mesmas lojas maduras em +7.7% no 3T19). Além disso, acreditamos que o mercado receberá bem o desempenho sólido digital, pois não perdeu tanta participação em relação ao segundo trimestre, quando as restrições e a pandemia estavam no auge. Entretanto, mantemos nossa recomendação de Neutro para a ação e preço-alvo de R$22,4/ação para o final de 2020.

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