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Principais Destaques da 3ª XP Malls Conference

Veja aqui os principais destaques da 3ª XP Malls Conference

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Realizamos na última semana a 3ª edição da XP Malls Conference, reunindo (digitalmente) alguns dos principais nomes da indústria brasileira de shoppings, entre empresas listadas, não-listadas e fundos imobiliários. Entre os nomes presentes estavam Iguatemi, Multiplan, brMalls, CCP, XP Malls e diversos outros players de igual importância.

De forma geral os palestrantes vislumbram um cenário desafiador para os próximos meses, com um grau de visibilidade ainda baixo sobre a trajetória de vendas e dinâmica de inadimplência uma vez que os aluguéis voltarem a ser cobrados. Até o momento as vendas oscilam entre 30% e 60% dos patamares pré-Covid em média, com os shoppings funcionando em horários reduzidos, e o impacto na vacância é limitado. Para frente, o foco será minimizar o aumento da vacância nos shoppings, o que deverá resultar na continuidade da concessão de descontos aos lojistas. Abaixo listamos os principais tópicos abordados na conferência, e compartilhamos o link para nossa última atualização referente ao setor de Propriedades Comerciais.

#1 O tráfego e as vendas dos shoppings estão melhorando, mas ainda abaixo dos níveis pré-Covid (conforme o esperado).

Em geral, os níveis de tráfego e vendas nos shoppings oscilam entre 30 e 60% dos níveis pré-Covid. Um dos palestrantes mencionou inclusive que a queda nas vendas tem, em média, sido proporcional à redução no horário de funcionamento dos empreendimentos, mesmo considerando que operações como praças de alimentação e cinemas ainda não estão funcionando integralmente, e são operações atratoras de fluxo.

Surpreendentemente, shoppings voltados ao público de média e baixa renda estão apresentando um desempenho relativamente melhor até o momento, e algumas das possíveis explicações levantadas foram: (i) o auxílio emergencial do governo, que resultou em aumento temporário na renda familiar e (ii) acesso mais limitado desse público ao comércio eletrônico, o que por sua vez se deve ao acesso limitado à Internet e/ou falta de posse de cartão de crédito.

Entretanto, a maioria dos palestrantes acredita que essa tendência é temporária. Adicionalmente, embora o tempo gasto em shoppings tenha diminuído, a taxa de conversão aumentou, e os consumidores têm apresentado um comportamento mais objetivo nas compras.

#2 A dinâmica de aluguel no 2º semestre ainda é altamente incerta, mas as concessões continuarão em certa medida

Em abril e maio, a maioria das operadoras de shoppings isentou o pagamento do aluguel, além de reduzir materialmente a cobrança de condomínio e do fundo de promoção (na média uma redução próxima a 50-60%). No futuro, a maioria das empresas espera manter custos condominiais mais baixos que o habitual, mas os descontos já vêm diminuindo à medida que as operações são gradualmente retomadas.

Em relação aos aluguéis, a maioria das operadoras de shoppings deverá adotar uma abordagem “mês a mês”, uma vez que a trajetória de vendas dos lojistas ainda é altamente incerta. Algumas das abordagens possíveis mencionadas envolvem (i) a cobrança do aluguem percentual somente, mas de forma temporária, (ii) a concessão de descontos no aluguel mínimo e (iii) a cobrança de aluguéis de acordo com o horário de funcionamento dos shoppings. O consenso é que, a partir de agora, alguma forma de desconto irá permanecer e as políticas de aluguel serão mais individualizadas, tendo em vista o desempenho heterogêneo dos lojistas.

#3 Um breve panorama sobre vacância e taxas de inadimplência

Até o momento, a maioria dos palestrantes mencionou que a vacância não aumentou significativamente, o que possivelmente reflete a flexibilização temporária na cobrança de aluguel e de condomínio, e também o fato de que os shoppings estão apenas começando a reabrir de forma geral. Além disso, a maior parte dos lojistas que devolveu área às administradoras já passava por dificuldades financeiras antes mesmo do surto de Covid-19.

Quanto às taxas de inadimplência de condomínio, alguns de nossos palestrantes mencionaram níveis que oscilam entre 15% e 35% em média (com alguns shoppings de primeira linha apresentando taxas inferiores a esse intervalo), mas que deverão aumentar uma vez que os shoppings retomarem a cobrança de aluguel e reduzirem os descontos.

#4 Perspectiva melhor para o segmento corporativo

Em relação ao segmento corporativo, a maioria das concessões feitas pelas administradoras tem se dado por meio do adiamento dos aluguéis, e menos por meio da concessão de descontos. Esses diferimentos ainda devem ser coletados em 2020, como é o caso da CCP por exemplo. As taxas de vacância também permanecem relativamente estáveis, e a percepção geral é a de que o segmento será mais resiliente ao longo da crise.

Palestrantes: Estiveram presentes no evento a diretoria da Gazit, Iguatemi, Multiplan, Lumine, XP Malls, CCP, brMalls, HSI.

Clique Aqui para acessar nossa última Atualização Setorial e nossas Recomendações.

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