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Notícias Diárias do Setor Financeiro

Criamos este relatório com notícias do setor financeiro que complementam nossos comentários publicados no Morning Call, mas que não consideramos relevantes o suficiente para serem analisadas.

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Criamos este relatório com notícias do setor financeiro que complementam nossos comentários publicados no Morning Call, mas que não consideramos relevantes o suficiente para serem analisadas. Aqui você encontra o título com o link para a fonte original da notícia, além de uma breve descrição do conteúdo.

Indústria Bancária

  • Nubank lança fundo de R$ 1 milhão para investir em startups de empreendedores negros. Cinco meses depois de ser criticado por declarações racistas de sua cofundadora, o banco digital Nubank lançou um fundo de investimento voltado para startups brasileiras criadas por empreendedores negros e negras. Chamado de Semente Preta, o fundo vai destinar um total de R$ 1 milhão para pequenas empresas, e os empreendedores têm até setembro para se inscrever.

Indústria de Seguros

  • Gasto com indenizações e sinistros avança 8,3%. Os gastos das seguradoras com sinistros, indenizações, benefícios, resgates e sorteios totalizaram R$ 151 bilhões em 2020, o que representa um crescimento de 8,3% em relação ao ano anterior. Os números finais tendem a ser ainda maiores, uma vez que excluem saúde suplementar, conforme a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).
  • Com pandemia, crescem contratações no ramo vida. A pandemia da covid-19 trouxe para os lares o risco de morte, assunto que a maioria dos brasileiros evita. O sentimento de vulnerabilidade, que se tornou presente no dia a dia, favoreceu o diálogo sobre o seguro de vida, que, segundo o setor, precisa ser desmistificado no Brasil, porque ainda é sinônimo de “seguro de morte”.
  • Saúde suplementar mostra recuperação modesta em 2020. O setor de saúde suplementar encerrou 2020 com 74,6 milhões de usuários, número 2,4% superior ao de 2019. Os planos de assistência médica, que representam 64% do mercado, registraram um acréscimo de 554,6 mil pessoas, totalizando 47,6 milhões de usuários, 1,2% acima do patamar de 2019. Foi o melhor resultado desde 2014, uma modesta recuperação ante a perda de 3,5 milhões de associados entre 2014 e 2019. Os planos odontológicos conquistaram mais 27 milhões de beneficiários, um aumento de 4,7%, conforme dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
  • Cobertura para febre amarela e chikungunya. Atenta às demandas específicas da população brasileira, a Prudential do Brasil promete lançar, até o fim de 2021, um seguro com cobertura de doenças tropicais. O produto cobre diagnósticos de dengue, chikungunya, zika e febre amarela e será válido para todo o território nacional.
  • Home office impulsiona a demanda por serviços. A demanda pelo seguro residencial cresceu na pandemia. Com mais gente trabalhando em casa, a avaliação das seguradoras é que os consumidores querem mais apoio de serviços profissionais para problemas emergenciais ou do dia a dia, como incêndios e reparos domésticos. Em dezembro de 2020, o avanço na arrecadação da categoria foi de 21,7% sobre o mesmo mês do ano anterior, de acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). A receita de prêmios no ano totalizou R$ 3,3 bilhões, alta de 6,1% sobre 2019.
  • Apólices ficam mais baratas e ganham prazos ampliados. Os primeiros meses da pandemia da covid-19, marcados pelo necessário isolamento social e forte adesão de empresas de todos os segmentos ao home-office, alteraram a renda da população e o comportamento do cliente de seguros. As seguradoras reagiram com mudanças que vieram para ficar. O segmento ficou mais digital e com uma gama mais versátil de apólices.
  • Agricultura familiar terá mais recursos para proteção. Um dos planos do governo federal para ajudar a ampliar a penetração do seguro rural no Brasil passa também pela agricultura familiar. No ano passado, o Ministério da Agricultura fez um projeto-piloto de subvenção ao prêmio do seguro rural para operações enquadradas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e atraiu 10 mil produtores com esse perfil.
  • Setor firma parcerias para abrir canais de distribuição. O isolamento social provocado pela pandemia serviu para impulsionar parcerias que estavam em banho-maria. De 2020 para cá, o setor de seguros vem abrindo novos canais de distribuição de seus produtos com bancos, cooperativas e fintechs. O movimento ocorre mais fortemente entre seguradoras independentes, mas assim como aconteceu no mundo dos investimentos, já começa a quebrar a fronteira das grandes instituições financeiras.
  • Seguro de carga aposta em retomada com base no resultado do primeiro bimestre. Apesar da alta dependência do mercado interno e do transporte rodoviário, que representa 65% de toda movimentação de carga do país, foi o modal aéreo internacional que salvou o seguro de cargas em 2020 e evitou um tombo maior. Aliado às coberturas internacionais, que avançaram 17% ante 2019, a alta nas compras on-line e os investimentos em gerenciamento de risco balizaram os números do setor.
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