Méliuz (CASHS3): Aquisição de um e-commerce social

A Méliuz acaba de anunciar a aquisição do Promobit, um e-commerce social que promove o compartilhamento de avaliações de produtos, promoções e cupons entre seus usuários, por R$13 milhões.


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A Méliuz acaba de anunciar a aquisição do Promobit, um e-commerce social que promove o compartilhamento de avaliações de produtos, promoções e cupons entre seus usuários, por R$13 milhões (4% do caixa divulgado no 4T20). A aquisição ainda aguarda a aprovação dos acionistas, mas acreditamos que poderia ajudar a Méliuz a aumentar sua base de clientes e promover o engajamento de seus usuários a um custo baixo, por isso gostamos da aquisição. Também destacamos que o site da empresa adquirida recebeu 9 milhões de visitas em abril e seu aplicativo é classificado com 5 estrelas (nota máxima). Por fim, reiteramos nossa classificação de compra e preço-alvo de R$41, pois acreditamos que a Méliuz é o melhor veículo para se beneficiar da concorrência agressiva nos setores de e-commerce e financeiro.

Um pequeno negócio. A Méliuz concordou em adquirir 100% da Promobit por um preço inicial de R$13 milhões, o que representa apenas 4% do seu último caixa divulgado (não considerando o Picodi) e 0,3% do seu valor de mercado. No entanto, o earnout (ganho dos vendedores de uma empresa após a sua venda, em geral, acontece se a empresa vendida tiver uma boa performance após sua vendo)  é um risco, pois a empresa não divulgou o possível ganho que os vendedores poderiam ter nem as métricas que deveriam ser alcançadas para o earnout. A transação será submetida aos acionistas em uma futura assembleia convocada pela administração para aprovação.

Manutenção da estratégia. Esta é a segunda vez que a Méliuz paga um pequeno preço por uma plataforma que poderia alavancar seu próprio negócio e ecossistema. Embora seja um pequeno negócio, a Promobit poderia ajudar a Méliuz a aumentar sua base de usuários e seu engajamento a um custo baixo. Além disso, as empresas aparentar possuir uma boa sinergia com os clientes, evidenciada por: i) intersecção: a Promobit tem 22% dos usuários do seu site também visitando o site da Méliuz; e ii) a enorme sobreposição entre os sites indicados pela Promobit e os sites dos parceiros da Méliuz.

Análise do site. Com o suporte da SimilarWeb, encontramos os seguintes dados para o site da Promobit:

  • Bom tráfego. 8,8 milhões de visitas totais em abril de 2021, 74% diretas e 17% via busca orgânica, o que poderia apoiar a declaração da administração de que a Promobit poderia ajudar a Méliuz a adquirir clientes com um CAC (custo de aquisição de clientes) baixo;
  • O tráfego do site por meio de celulares é um ponto positivo. 59% dos usuários do site Promobit acessam por meio do celular, o que poderia reduzir nossa percepção de risco de que o aumento do uso do celular seria um risco para a Méliuz, já que é difícil lucrar com o aplicativo de parceiros;
  • Os interesses dos usuários são semelhantes aos de Méliuz. Os principais destinos dos anúncios são: i) Casas Bahia, com 16%; ii) Kabum, com 13%; iii) Extra, com 9%; iv) Centauro, com 8%; e v) Compra Certa, com 7%. O MercadoLivre, que não é um parceiro da Méliuz, não está nos 5 destinos principais da Promobit;
  • A demografia deve ajudar a longo prazo. 63% dos usuários têm menos de 34 anos, o que deve ajudar a empresa no longo prazo, pois a base aumenta sua renda disponível.

Análise do aplicativo. Com o suporte da SimilarWeb, Apple Store e Google Play, revisamos rapidamente o aplicativo da Promobit e encontramos:

  • Aplicativo muito bem avaliado. O Promobit é um aplicativo classificado com 5 estrelas na Apple Store e no Google Play, avaliado por 2.7k e 34k usuários, respectivamente, um resultado excelente;
  • Números do Android no 1T21. 290 mil usuários ativos mensais, 60 mil instalações exclusivas e 197 mil downloads;
  • Os interesses dos seus usuários são semelhantes aos de Méliuz. Grande interseção com os parceiros da Méliuz, evidenciada por suas interseções com a: i) Amazon, com 7%; ii) Magazine Luiza, com 6%; iii) Americanas, com 5%; e Shopee, com 5%. Por outro lado, SimilarWeb mostra uma pequena interseção de 0,62% com o app da Méliuz, o que significa uma oportunidade para adquirir novos clientes;
  • A demografia deve ajudar a longo prazo. 86% dos usuários têm menos de 34 anos, o que deve ajudar a empresa no longo prazo, pois a base aumenta sua renda disponível.

Foco e capacidade de gestão são um risco crescente. À medida que a Méliuz aumenta o número de funcionários (de 142 no 3T20 para os 300 previstos para o fim de 2021) e adquire mais empresas (Picodi, Acesso, Promobit), acreditamos que a capacidade do diretor executivo de administrar a empresa e focar nas atividades de criação de valor seja reduzida. Também vemos a possibilidade de a Méliuz ser adquirida por um banco digital como o Nubank como inferior após a aquisição do Acesso Bank.

Um retrato da empresa adquirida. O Promobit é uma plataforma de e-commerce social que promove o compartilhamento de avaliações de produtos, promoções e cupons entre seus usuários por meio de seu site, aplicativo e extensão de navegador. A empresa obteve grandes números em 2020: i) 1 milhão de usuários cadastrados; ii) receita líquida de R$5,2 milhões; iii) R$160 milhões em GMV. A Méliuz também divulgou que a Promobit atingiu um CAGR GMV de 40% de 2018 a 2020.

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