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Expert Talks: Vulcabras – Quais os planos da empresa para 2022? Assista ao encontro com o CEO

O CEO da Vulcabras, Pedro Bartelle, conversou com Fernando Ferreira, Head de Research e Estrategista-Chefe, e Larissa Pérez, Analista de Small Caps da XP, sobre o histórico da companhia, seus pontos fortes e perspectivas para 2022

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O CEO da Vulcabras (VULC3), Pedro Bartelle, conversou com Fernando Ferreira, Head de Research e Estrategista-Chefe, e Larissa Pérez, Analista de Small Caps da XP, sobre o histórico da companhia, seus pontos fortes e perspectivas para 2022.

#1 Vulcabras, dona das marcas Olympikus, Under Armour e Mizuno no Brasil

A empresa, que faz 70 anos esse ano, começou sua história com a produção do calçado masculino 752 e entrou no segmento esportivo alguns anos depois, com o licenciamento de marcas internacionais como Adidas, Puma, Rebook e Asics. Em 2007, a companhia adquiriu a Azaleia, que tinha a marca Olympikus e, na época, era o tênis esportivo mais vendido no Brasil.

Por volta de 2011, a empresa passou por um processo de reestruturação e passou a focar ainda mais na categoria esportiva, deixando de ter o licenciamento da Azaleia (que passou a ser da Grendene) e adquirindo, mais recentemente, as operações da Under Armour e Mizuno no Brasil – que compõem, junto com a Olympikus, o portfólio atual da companhia, que engloba produtos de todo espectro de valor aquisitivo.

Família com histórico longo no setor calçadista: A família Grendene é também fundadora da Grendene, que, assim como a Vulcabras, tem grande foco no processo produtivo e na gestão de marcas. No vídeo, Pedro conta sua trajetória profissional, que no início divergiu da indústria calçadista ao passar pelo automobilismo, mas depois retornou, crescendo na área de Marketing da Vulcabras, participando das reestruturações na Argentina e no Brasil, até assumir como CEO em 2015.

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#2 Verticalização da cadeia produtiva como diferencial competitivo

O segmento de Confecções e Acessórios é uma das avenidas de crescimento da empresa. Com peças fabricadas por parceiros e coleções desenvolvidas em parte pela Vulcabras, hoje essa linha representa 12% da receita, com um faturamento que cresceu 58% na comparação anual, impulsionado por fatores como crescimento do eccomerce e mudanças no estilo de vida, com a tendência “athleisure” (athletic (atlético) + leisure (lazer).

Os participantes conversaram sobre o processo de P&D (pesquisa e desenvolvimento) da empresa, que foi beneficiado pela experiência adquirida com a produção de marcas estrangeiras, além da mão-de-obra qualificada dos profissionais, levando o P&D da companhia a um patamar de qualidade internacional.

De acordo com o CEO, a verticalização é uma das vantagens competitivas da Vulcabras, e contribui com o desempenho da empresa frente a um ambiente cada vez mais competitivo em decorrência da presença de grandes marcas internacionais.

Hoje com uma base de 10.000 clientes, a Vulcabras trabalha majoritariamente com lojas multimarcas de calçados e com venda direta para os clientes a partir do ecommerce. Independentemente do canal de venda, a companhia diz manter uma inteligência de dados para melhor direcionar reposições e desenvolvimento dos produtos.

Sob uma perspectiva ESG, o CEO destaca algumas iniciativas da marca voltadas ao incentivo do esporte, principalmente à prática de corrida, além da produção de 100% dos calçados com energia eólica, da reutilização da matéria-prima e do impacto social nas cidades onde estão localizadas as fábricas da companhia.

#3 Para 2022, resultados podem ser ainda melhores que no ano passado

Pedro destaca que apesar do cenário difícil da pandemia de coronavírus, 2020 ainda foi um ano rentável para a companhia, permitindo uma expansão da participação de mercado. Em 2021, a companhia atingiu um nível de faturamento histórico, com crescimento de receita de 35% no quarto trimestre (4T21) quando comparada ao ano anterior. Ele destaca aidna que a tendência de crescimento deve ser mantida para 2022, podendo até mesmo ultrapassá-la.

Em relação à pressão de custos, Pedro relata que a empresa sentiu muito esse efeito durante 2021, com alta nos das matérias-primas, a qual foi compensada por (i) repasses de preço; e (ii) diluição das despesas com o crescimento da empresa. Juntos, esses dois efeitos contribuíram para o ganho de margem ocorrido em 2021. Do lado operacional, Pedro destaca que a Vulcabras investiu recentemente R$ 120 milhões na expansão de uma de suas plantas e está em capacidade máxima de produção.

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