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Carrefour Brasil (CRFB3): Segue o Bloquinho de Comer em Casa – Resultados 4T20 sólidos

Carrefour Brasil reportou resultados referentes ao quarto trimestre de 2020 (4T20) acima das nossas estimativas, explicado por uma recuperação mais forte no resultado do Banco Carrefour. Excluindo o segmento financeiro, o resultado foi sólido e em linha com nossas estimativas.

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Carrefour Brasil reportou resultados referentes ao quarto trimestre de 2020 (4T20) acima das nossas estimativas, explicado por uma recuperação mais forte no resultado do Banco Carrefour. Excluindo o segmento financeiro, o resultado foi sólido e em linha com nossas estimativas.

Esperamos uma reação positiva do mercado uma vez que a companhia continuou a entregar resultados fortes no Atacarejo e Varejo, com o Banco Carrefour apresentando uma recuperação mais rápida do que esperado. Adicionalmente, a companhia anunciou o pagamento de um dividendo adicional de R$759 milhões (yield de 1,9%) além de uma mudança na sua política de dividendos para até 45% do lucro líquido ajustado (vs. 25% antes).

Mas e daqui para frente?

Conforme destacado no nosso setorial, acreditamos que os resultados de curto prazo permaneçam sólidos, enquanto vemos o setor estruturalmente melhor no “novo normal” do que antes da pandemia devido a políticas flexíveis de home office e novos hábitos de consumo. Mantemos nossa recomendação Neutra e preço alvo de R$25,0 por ação para o fim de 2021. Apesar de vermos as recentes iniciativas ESG com bons olhos, ainda há muito mais a ser feito para melhorar as métricas e esforços da companhia nessa frente.

Destaques positivos

  • Forte recuperação do resultado do Banco Carrefour, atingindo um EBITDA de R$266mn vs. nossa expectativa em R$119mn e R$335mn no 4T19.
  • Anúncio de novas iniciativas de ESG – ver mais detalhes no comentário da nossa analista Marcella Ungaretti abaixo.
  • Rentabilidade do online atingiu próxima a zero (breakeven) em janeiro, e destaques positivos na implementação do ecommerce e do marketplace para bares, restaurantes e transformadores (B2B) do Atacadão.
  • Forte geração de caixa em 2020, atingindo R$2.4bn (yield de 6%) – um crescimento de 152% A/A, devido a melhora operacional e de capital de giro.
  • Anúncio de pagamento de dividendo adicional e nova política de dividendos para até 45% do lucro líquido ajustado (vs. 25% antes).
  • Manutenção de forte crescimento de receita, decorrente de ganho de participação de mercado e inflação alimentar em dois dígitos, com destaque para a performance do Atacadão, beneficiado por maiores vendas de B2B decorrente da estratégia de aumentar a competitividade do canal através da redução de margens.
  • Lançamento novo app em Nov/20, com usuários ativos representando 75% dos clientes recorrentes em lojas físicas.
  • Implementação do Scan&Go no aplicativo, permitindo a integração de varejo, farmácia, gasolina, banco em um único canal.
  • Marcas próprias cresceram 22% A/A, atingindo ~15% das vendas totais do segmento alimentar.

Destaques negativos

  • Queda de 3% A/A do ecommerce do segmento não alimentar, devido à base de comparação difícil, cancelamento das campanhas da Black Friday em 2020 e redução auxílio emergencial.
  • Redução de 13% A/A da receita líquida do Banco Carrefour, dada a menor propensão a financiamentos dos clientes e flexibilização dos prazos para negociação de saldos durante a pandemia.

Com a palavra, Marcella Ungaretti (ESG)

  • Recebemos de forma positiva as informações divulgadas em relação à agenda ESG por parte do Carrefour, principalmente no que se refere ao aprimoramento de suas políticas com os fornecedores.
  • Destaque para a transformação do modelo de segurança da empresa, com (i) a internalização dos profissionais; (ii) a contratação de ~40% de mulheres e ~60% de pessoas negras; (iii) a implementação da abordagem sistemática não-violenta e (iv) o desenvolvimento de novas companhas internas de treinamento.
  • Apesar de reconhecermos os compromissos da empresa dentro da agenda ESG e vermos com bons olhos as recentes iniciativas da companhia nessa frente, reforçamos que ainda há muito mais a ser feito para melhorar as métricas e esforços ESG do Carrefour.

Os principais números do trimestre

Fonte: XP Investimentos, Companhia

Confira a nossa prévia para todos resultados do setor nesse trimestre

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