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Carrefour Brasil (CRFB3): Melhores resultados no Atacadão no 4T24, mas ofuscados pelas outras unidades de negócios

O Carrefour Brasil reportou os resultados do 4T24. Veja nossa visão sobre o resultado.

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O Carrefour Brasil apresentou resultados mistos no quarto trimestre, com melhores dinâmicas de vendas mesmas lojas e margens no Atacadão, mas com rentabilidade pressionada no Sam’s e no banco e margens ainda baixas no Varejo.

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Confira todos os resultados do 4º trimestre de 2024

As vendas líquidas consolidadas aumentaram em +6% em relação ao ano anterior, uma vez que o desempenho do Atacadão (+10% em relação ao ano anterior, SSS +7%) e dp Sam’s (+13%) compensaram as vendas pressionadas do Varejo em ajustes de área de vendas (-24% em relação ao ano anterior).

A otimização do SG&A foi uma alavanca fundamental para a rentabilidade, uma vez que a pressão da receita bruta foi compensada pela alavancagem operacional. A margem bruta consolidada diminuiu -0,7p.p em relação ao ano anterior, devido ao mix de vendas (maior participação do atacarejo), esforços promocionais mais fortes na Black Friday no atacarejo e no Sam’s e um mix de produtos mais fraco no atacarejo. Como resultado, s mg foi menor no atacarejo (-0,4p.p em relação ao ano anterior) e no Sam’s (-1,7p.p em relação ao ano anterior), enquanto a mg bruto do varejo aumentou em +0,8p.p devido a melhores negociações com fornecedores e menores perdas operacionais. Em relação ao EBITDA, o SG&A foi um ofensor de margem para o Varejo e Sam’s, devido a provisões de bônus e maturação de lojas, respectivamente, embora compensado pelas eficiências do Atacadão (mg EBITDA mg +0,20p.p em relação ao ano anterior), o que levou a uma expansão da mg EBITDA mg ajustada consolidada de 0,2p.p. No caso do Banco, a nova política de crédito rotativo teve um impacto total no trimestre, sendo um obstáculo para as margens e levando o EBITDA a cair 15%, apesar do crescimento da carteira de crédito de +4% A/A.

Olhando para o lucro líquido, ele foi de R$1,2 bilhão, uma forte alta em relação à nossa expectativa, impulsionado por um ganho fiscal positivo de R$1 bilhão, embora parcialmente compensado por maiores despesas relacionadas ao fechamento/desinvestimento de lojas e baixas contábeis. Finalmente, a geração de caixa foi positiva em R$10 bilhões, principalmente devido à sazonalidade, embora o maior impacto sobre os fornecedores observado no terceiro trimestre tenha sido revertido, como esperado (fornecedores +R$5,6 bilhões no trimestre). Como resultado, a alavancagem diminuiu para 2,3x (ex IFRS), vs. 3,4x no 3T.

Interessante notar que: i) as lojas convertidas mais antigas do BIG atingiram 80% de sua meta de produtividade (R$35k/m²/ano); ii) as margens das lojas legado foram impactadas pelo lançamento de serviços (-0,3p.p a/a), embora isso deva ser revertido com a maturação dessas iniciativas (6 meses); ii) a antecipação de recebíveis aumentou R$2bi a/a (para R$6,9bi), acima de nossa estimativa, por uma maior participação de vendas com cartão de crédito, embora a companhia tenha observado que o nível de vendas parceladas continua em linha com trimestres anteriores; iii) A empresa teve despesas de R$692 milhões relacionadas a baixas contábeis e reestruturação, que foram parcialmente compensadas por reversões de provisões e créditos fiscais (de R$255 milhões); e iv) O crescimento do faturamento bruto do banco foi impulsionado principalmente por off-us (+26%), com novos produtos (por exemplo, empréstimos pessoais e seguros) impulsionando o crescimento das vendas, apesar dos ventos contrários da nova política de crédito rotativo.

Tabela de comparação: Estimativas vs. Resultados Divulgados

A companhia irá fazer sua conferência de resultados amanhã às 10h – link

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