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Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado

Carrefour Brasil reportou resultados referentes ao primeiro trimestre de 2021 (1T21) abaixo das nossas estimativas e do nosso mercado, decorrente de uma queda de margem bruta mais forte do que nossa expectativa. O lucro líquido veio bastante acima da nossa estimativa, em R$923 milhões (95% acima da XPi) por conta do reconhecimento de uma receita não recorrente com a efetivação da transação do empreendimento imobiliário com WTorre e créditos fiscais. Ajustando para esse efeito, o lucro veio abaixo do nosso, devido ao resultado operacional mais fraco.

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Carrefour Brasil reportou resultados referentes ao primeiro trimestre de 2021 (1T21) abaixo das nossas estimativas e do mercado, decorrente de uma queda de margem bruta mais forte do que as nossas expectativas. O lucro líquido veio bastante acima da nossa estimativa, em R$923 milhões (95% acima da XPi) por conta do reconhecimento de uma receita não recorrente com a efetivação da transação do empreendimento imobiliário com a WTorre e créditos fiscais. Ajustando para esse efeito, o lucro veio abaixo do nosso, devido ao resultado operacional mais fraco.

Esperamos uma reação negativa do mercado uma vez que, apesar da sólida performance de vendas já divulgada no dia 19/abr (veja nossa análise completa aqui), o resultado de hoje mostrou um impacto mais forte do que o esperado em rentabilidade. Como referência, o Atacadão apresentou crescimento de receita líquida em 17,6% A/A e margem EBITDA em 6,6% (-0,5p.p. A/A) o que se compara a um crescimento de receita de 21% A/A apresentado pelo Assaí no trimestre e uma margem EBITDA em 6,8% (+0,3p.p. A/A). No Carrefour, o crescimento de receita líquida foi de 5,8% A/A e margem EBITDA em 5,5% (+0,9p.p. A/A) o que se compara a uma queda de receita de 2,9% A/A apresentada pelo GPA Brasil e uma margem EBITDA em 8,2% (+1p.p. A/A).

Mas e daqui para frente?

Apesar de termos uma visão positiva em relação à aquisição do Grupo BIG e vermos riscos positivos com as iniciativas de monetização de terrenos da companhia (como a vista nesse trimestre com a WTorre), o segmento de varejo deve sofrer com a retomada e reabertura da economia à medida que os consumidores voltam a comer fora de casa e/ou buscam canais de melhor custo benefício, como o atacarejo. Nesse sentido, apesar de vermos o Atacadão bem posicionado, preferimos a exposição ao Assaí por ser uma companhia que atua apenas neste canal. Mantemos nossa recomendação para as ações CRFB3 Neutra e preço alvo de R$28,0 por ação.

Destaques positivos do Carrefour

  • Diluição de despesas operacionais em 0,8p.p. A/A, o que compensou parcialmente a queda na margem bruta.
  • Novo programa de fidelidade no segmento de varejo com sólido desempenho, atingindo 1,9 milhões de usuários ativos e mais de 500 mil atingindo a meta mais alta, o que se traduz em maiores cestas de compras/gasto médio.
  • Evolução da penetração de marcas próprias, com volume crescendo 4% A/A e atingindo 15% da receita líquida de alimentos no período. Isso se compara a uma penetração de 20,9% no GPA Brasil.
  • Ganho de participação de mercado no segmento hiper, em 1,5p.p. em Fev/21 (última leitura).

Destaques negativos do resultado da empresa

  • Queda de margem bruta (-1,9p.p. A/A), devido à estratégia da companhia de ser mais competitiva em preços no Atacadão (-0,6p.p. A/A) e do investimento no programa de fidelidade no varejo (-0,5p.p. A/A).
  • Queda no EBITDA do Banco Carrefour (-43% A/A), por conta de uma base de comparação difícil no 1T20 (sem efeitos de Covid-19) e da necessidade de provisões adicionais por conta do forte crescimento de faturamento no 1T21 (+19,9% A/A).

Principais números trimestrais do Carrefour Brasil

Fonte: XP Investimentos, Companhia

A companhia realizará uma videoconferência para discutir os resultados amanhã, quarta-feira (12/05) às 10h (link para acesso aqui). Caso você não possa ouvir, traremos amanhã os principais pontos em nosso relatório “Vitrine de resultados – 1T21” (link aqui).

Confira a nossa prévia para todos resultados do setor nesse trimestre

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