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Camil (CAML3) | Revisão de resultados do 3T24 (Nov/24): fraco em ambiente desafiador no Brasil

Repasse de preços foi limitado no trimestre

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O volume do segmento de alto giro da empresa caiu 5,9% A/A, impulsionado pela redução das aquisições por parte dos varejistas: (i) os varejistas acumularam estoques no trimestre anterior após uma temporada de plantio de arroz atrasada; (ii) eles provavelmente estão buscando reduzir seus estoques em face do aumento das taxas de juros; e (iii) os varejistas podem estar adiando novas aquisições devido às expectativas de queda nos preços do arroz no próximo ano, devido a safras maiores. Em uma nota mais positiva, o volume de Alto Valor aumentou 11,3%, impulsionado pelo bem-sucedido ramp-up de novas categorias. Apesar do aumento nos preços das commodities, os preços de alto giro e alto valor permaneceram praticamente estáveis, destacando as difíceis condições de mercado no Brasil, que, juntamente com os volumes mais baixos de alto giro, impactaram negativamente a diluição de custos e a rentabilidade geral. No geral, o EBITDA ajustado (ex despesas não recorrentes) caiu 21% A/A para BRL 196 milhões (-2% vs. XPe). O Lucro líquido foi superior ao esperado, embora impulsionado por ganhos fiscais positivos devido a resultados não recorrentes. Esperamos que o difícil momentum persista nos próximos trimestres.

Aumento sazonal na alavancagem.

Seguindo a sazonalidade da empresa, que requer maior capital de giro no 3T, a dívida líquida/EBITDA aumentou para 4,2x no trimestre, acima do covenant anual da empresa de 3,5x. No entanto, esperamos um forte alívio de capital de giro no 4T, o que deve reduzir a dívida líquida/EBITDA para 3,0x, de acordo com nossas estimativas.

Condições de Mercado Difíceis no Brasil.

Como mencionado, os volumes de Alto Giro diminuíram 5,9%, enquanto os preços permaneceram estáveis. O aumento nos volumes de Alto Valor é encorajador e foi de +11,3% A/A, mas os preços também permaneceram estáveis, apesar do aumento nos preços das commodities, sublinhando o difícil ambiente de mercado no Brasil. A participação da receita total de Alto Valor aumentou de 25% no 3T23 para 28,5% no 3T24, mas não foi suficiente para sustentar as margens. No geral, a receita líquida foi de BRL 2,1 bilhões (+2% A/A e -8% vs. XPe) e o EBITDA ajustado foi de BRL 107 milhões (-36% A/A e +13% vs. XPe), representando uma queda de margem de 290 bps A/A.

Os volumes caíram 12,7% A/A devido à sazonalidade (menores exportações do Uruguai), quase compensados por um aumento de preço de 7,8% A/A, que se beneficia de um BRL mais depreciado. No geral, a receita líquida foi de BRL 910 milhões (+7% A/A e -9% vs. XPe) e o EBITDA ajustado foi de BRL 89 milhões (+7% A/A e -15% vs. XPe), traduzindo-se em uma sólida margem de EBITDA ajustada de 9,8% (+10 bps A/A e -70 bps vs. XPe).

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Disclaimer:

A MRV divulgou seus resultados do 2T24. Observamos (i) fortes vendas líquidas e produção sólida impulsionando o crescimento da receita acima do esperado (+14% A/A e +7% vs. XPe), (ii) margem bruta melhorando para 26,4% (+4,3 p.p. A/A e +50bps vs. XPe), dado que a margem bruta da MRV Inc. aumentou 3,9 p.p. A/A e a Luggo representando 7% do lucro bruto com 32% de margem bruta. A/A, e (iii) lucro líquido ajustado de R$29 milhões (acima de nossas estimativas de R$18 milhões), com melhora nos lucros líquidos da MRV Inc em R$76 milhões (+41% T/T) e da Luggo em R$29 milhões, apesar do aumento do prejuízo líquido da Resia para R$61 milhões (vs. R$44 milhões de prejuízo líquido no 1T24). Em nossa opinião, os resultados da MRV foram ligeiramente positivos, dado o sólido desempenho operacional e o crescimento positivo da receita, embora o lucro líquido ainda esteja sob pressão. Não esperamos uma reação significativa do mercado.

Receita líquida (+)

A receita líquida da MRV&Co alcançou R$ 2,29 bilhões, ficando 7% acima dos nossos números e do consenso, impulsionada por (i) crescimento de 18% A/A da receita líquida da MRV Inc. devido a maiores vendas líquidas (+14% A/A) e aceleração da produção (+17% A/A), e (ii) receitas mais fortes da Luggo em R$ 134 milhões, decorrentes de vendas líquidas positivas de R$ 281 milhões. Também notamos uma forte expansão da receita a apropriar da MRV Inc. (+66% A/A) devido a maiores vendas de lançamentos no trimestre.

Margem bruta (=)

A margem bruta da MRV&Co atingiu 26,4% (+4,3 p.p. A/A e +0,6 p.p. T/T), acima de nós em 50bps e do consenso em 14bps. Observamos que: (i) a margem bruta da MRV Inc foi de 26%, um aumento de 3,9 p.p. A/A em preços mais altos, embora estável no T/T com comparações difíceis com o 1º Trimestre, dada a reversão pontual de impostos do RET 1 naquele trimestre; e (ii) a Luggo e a Urba, que representaram 7% e 3% do lucro bruto consolidado, tiveram uma margem bruta de 32% e 49%, respectivamente. Observamos também uma maior margem REF na MRV Inc. de 42% (+4,8 p.p. A/A), suportada por uma maior margem bruta sobre novas vendas de 34% (+2,3 p.p. A/A).

Lucro líquido (+)

O lucro líquido ajustado da MRV&Co alcançou R$29 milhões, acima da nossa previsão de R$18 milhões, devido (i) ao aumento do lucro líquido da MRV Inc para R$76 milhões (+41% T/T), também ajudado pela diluição do SG&A para 13,9% da receita líquida (vs. 16,2% no 2T23), e (ii) ao lucro líquido da Luggo em R$29 milhões com maiores vendas. No entanto, o prejuízo líquido da Resia aumentou para R$61 milhões (vs. R$44 milhões de prejuízo líquido no 1T24) devido a (i) falta de vendas no trimestre e (ii) maiores despesas operacionais T/T (+13%). No geral, a margem líquida ajustada da MRV&Co atingiu 1,3% (vs. -0,6% no 1T24).

Nossa opinião

Em nossa opinião, a MRV apresentou resultados levemente positivos em função de um sólido desempenho operacional, crescimento positivo da receita e uma margem bruta que continua em recuperação. No entanto, continuamos vendo um lucro líquido fraco tanto da (i) MRV Inc, afetada por altas despesas financeiras, quanto da (ii) Resia, impactada por um cenário ainda incerto para as vendas do portfólio nos EUA.

O resultado da MRV em números

Fonte: Companhia, XP Research

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