BRF (BRFS3): Mensagem positiva em evento com investidores e analistas

Participamos do evento para investidores e analistas da BRF. Veja abaixo os principais destaques.


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Hoje participamos de evento com investidores e analistas da BRF. Em geral, o tom foi positivo. A empresa reiterou sua estratégia para 2019-2021 de (1) excelência operacional e reversão da queda de margem em 2019; (2) consolidação dos fundamentos, retornando aos níveis históricos de margem em 2020 e (3) crescimento inorgânico, alcançando margens acima do histórico em 2021.

As cinco alavancas de geração de resultado da BRF são: organização de alto desempenho, crescimento e rentabilidade (principalmente com inovação, produtos de alto valor agregado e canais de maior rentabilidade), excelência operacional, estratégia de otimização do estoque, e disciplina financeira. Mantemos nossa recomendação de Compra, com preço alvo de R$ 47 /ação. Veja abaixo os principais destaques do evento.

1. Processo de Reestruturação: adiantado, mas não terminado

O processo de reestruturação avançou bastante mas ainda não foi concluído. A BRF espera que 2020 seja um ano de consolidação das iniciativas implementadas até agora, de maneira a assegurar um futuro seguro adiante. Dentre os projetos mencionados, destacamos:

(1) Planejamento Integrado: implementação do sistema de Planejamento Integrado, o qual aumenta a previsibilidade do ciclo de negócio, permitindo redução de 25% dos níveis de estoque na comparação anual, além de uma redução de 2% no custo do frete de transferência;

(2) Value Engineering: implementação de melhorias no processo produtivo, por exemplo, com melhor aproveitamento da carcaça do frango, além de redução da porcentagem de animais que não podem ser inclusos na produção (“condena”);

(3) Sistema de Excelência Operacional (SEO): melhorias são sistematizadas e controladas pelo recém criado time de SEO, o qual vem criando manuais para padronização de boas práticas e faz parte de um esforço maior da empresa de reforçar cultura de segurança nas operações.

2. Peste Suína Africana: impactos devem ser sentidos até 2023

A BRF apresentou previsões de que a produção de suínos na China deverá cair cerca de 25% em 2019, graças aos efeitos da peste suína africana. No entanto, outras proteínas animais produzidas internamente (como o frango e a carne bovina), somadas às importações chinesas, não devem ser capazes de compensar tal queda na produção. Além disso, a empresa acredita que tal fenômeno não ficará restrito ao ano que vem, sendo a primeira etapa de um movimento maior de mudança de patamar da produção chinesa de suínos.

Deve haver rápido crescimento entre 2022-2024, com nova capacidade instalada estimulando aumento do número de suínos; em 2025, o rebanho alcançaria o equilíbrio, mas ainda seria 10% inferior aos níveis de 2018. Nesse meio tempo, alterações no padrão de consumo (devido ao menor volume de suínos) representam uma oportunidade para a BRF via sua divisão de processados e do ganho de participação de aves.

3. Mercado Internacional: Halal segue como destaque positivo

Quanto ao Mercado Internacional, para o próximo ano, a BRF enxerga algumas alavancas de crescimento, dentre elas: (i) aumentar participação de produtos de maior valor agregado, como os processados; (ii) expandir produção local na Arábia Saudita e na Turquia; (iii) aumentar número de fábricas habilitadas para exportar para os países muçulmanos.

Sobre a Arábia Saudita e o acordo de produção assinado duas semanas atrás com a Sagia para construção de planta de produtos processados no país, a empresa afirmou que  projeta que os desembolsos comecem a acontecer no segundo trimestre do ano que vem, e espera ter produção efetiva a partir do segundo semestre de 2021.

Sobre a Turquia, maior mercado Halal do mundo, a BRF ainda enxerga bastante espaço para crescimento, uma vez que o consumo anual per capita de frango, de 20kg por habitante por ano, ainda está bem abaixo das médias globais.

4. Mercado Nacional: BRF continua buscando participação de mercado

Segundo a companhia, em termos de participação de mercado, conforme medido pela Nielsen, a preferência por Sadia caiu um pouco nos últimos anos, mas os ganhos da Perdigão mais do que compensaram tal queda. Portanto, ao somarmos a participação de mercado das duas marcas, a empresa como um todo teria atingido níveis superiores àqueles reportados logo após a fusão das marcas. A BRF entende isso como uma conquista, dada a maior competitividade do mercado desde então, e segue buscando expandir participação de mercado.

A Sadia, por exemplo, vem buscando se reaproximar do público via campanhas publicitárias e lançando novos SKUs pra recompor a linha de produtos, que havia sofrido algumas alterações em categorias de base nos anos anteriores. Além disso, a empresa também reafirmou seu poder de precificação, com prêmios na ordem de 20 e 30% nas categorias de in natura, salsicha e margarina.

5. Investimentos em eficiência ajudam gestão de custos

Na frente de grãos (aproximadamente 30% do custo dos produtos vendidos), a BRF reportou que já alcançou redução de custo de 80mn de reais por ano. Além disso, houve redução do tempo de espera para descarga de grãos em 50%, bem como retrofit de estruturas de armazenamento, beneficiamento e recebimento dos grãos. Já na frente de custos de não grãos, a empresa acredita ser possível aumentá-los em apenas 50% da inflação do período à frente, compensando os outros 50% com iniciativas de eficiência como aquelas programadas pela iniciativa de value engineering.

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