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Bens de Capital: Acompanhamento mensal do setor automotivo | Fev’23

Dinâmica divergente para vendas de ônibus e caminhões domésticas em fevereiro

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Em fevereiro, destacamos: (i) as vendas de veículos pesados desaceleraram no Brasil e nos EUA, estáveis em relação aos níveis de 2022 para ambas as regiões em um mês sazonalmente mais fraco;  (ii) as vendas de veículos leves, por outro lado, mostraram melhora em relação a fev’22 na Europa (+12% A/A) e nos EUA (+9% A/A), reforçando um cenário de cadeia de suprimentos gradualmente melhor;  (iii) as vendas domésticas de implementos rodoviários ainda em um ponto de vista saudável, apesar da desaceleração da atividade de vendas dos caminhões (mostrando sinais da implementação do Euro 6); e  (iv) a produção da Marcopolo continuou a melhorar em fev’23, com os ônibus rodoviários ainda se recuperando durante o mês (em linha com o nível pré-pandemia).

Marcopolo. Os números da FABUS indicaram a produção de ônibus no Brasil mais próxima dos níveis pré-pandemia em fev’23 (-4% vs. fev’19 e +48% A/A), com a Marcopolo também refletindo tendências de melhoria (entregas -3% abaixo de feb’19 e +114% A/A). Notamos uma recuperação contínua de ônibus rodoviários (225 unidades vendidas em fev’23, -2% em relação aos números de 2019) e uma posição de liderança estável de participação de mercado, em 44% em 2023 UDM (vs. 42% em 2022).

Tupy. As vendas de veículos comerciais nos EUA (~52% das receitas da Tupy, sem representatividade de veículos leves) ficaram estáveis em fev’23 em 32 mil unidades, em um mês sazonalmente mais fraco (-12% abaixo de fev’19, no entanto). Vemos que os volumes da América do Norte devem impulsionar a receita de Tupy este ano, provavelmente compensando um cenário doméstico mais desafiador.

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Randon. Percebemos que as vendas domésticas de implementos rodoviários ainda estão em um ponto de vista saudável de 5,9 mil unidades em fev’23 (estável A/A e +33% vs. fev’19), apesar de uma atividade de vendas mais negativa para caminhões, deteriorando-se sequencialmente desde a implementação da legislação de emissões Euro 6 (-23% M/M em fev’23 e -4% A/A). A receita mensal da Randon se manteve sólida em R$ 823 milhões (-1% A/A e +4% M/M), possivelmente favorecido pelas vendas do mercado externo, a nosso ver.

Iochpe-Maxion. Destacamos que as vendas de veículos leves continuam a se recuperar na Europa e nos EUA (respectivamente +12% e +9% A/A), reforçando gradualmente melhores condições da cadeia de suprimentos (embora os volumes permaneçam abaixo dos níveis pré-pandemia – queda de 9% e 21% em relação a fev’19 nos EUA e na Europa, respectivamente).

Fras-le. Apesar de desacelerarem sequencialmente, observamos que as receitas mensais da Fras-le permaneceram em um nível sólido de R$ 250 milhões (+8% A/A e em linha com nossa previsão para 2023 de crescimento de receita de +7% A/A).

Fluxo de notícias recentes: Observamos (i) dois anúncios da Tupy durante o mês passado, divulgando (a) parcerias com fabricantes de caminhões (capex de curto prazo de R$ 340 milhões; R$ 650 milhões/ano de potencial de receita adicional); e (b) parceria com a Primato visando a produção de combustíveis limpos e eletricidade; (ii) notícias que indicam um provável novo processo licitatório “Caminho da Escola” em breve;  (iii) Marcopolo começando a produzir seus primeiros ônibus elétricos; e (iv) paralisações das montadoras para ajustar a capacidade de produção.

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