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Bancos: ranking de registro de chaves PIX por instituição financeira

O Banco Central do Brasil divulgou ontem de noite o ranking dos usuários cadastrados por instituição para o seu programa de pagamento instantâneo (PIX)

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O Banco Central do Brasil divulgou ontem de noite o ranking dos usuários cadastrados por instituição para o seu programa de pagamento instantâneo (PIX). No geral, o resultado foi negativo para os bancos sob nossa cobertura, tanto pelo elevado número de chaves cadastradas quanto pelo fraco desempenho dos incumbentes. Foram acionadas 33,7 mn chaves nos primeiros 10 dias de cadastro, um número bem acima de nossas expectativas e que pode implicar em uma chance maior de sucesso para o programa. Além disso, o ranking apresentou uma pequena participação de mercado de 35% para os bancos incumbentes, enquanto o Nubank sozinho ficou com 24% de participação. MercadoPago e PagSeguro também alcançaram uma fatia de mercado surpreendentemente boa de 27%, provavelmente beneficiados pelos comerciantes. Por fim, continuamos com uma perspectiva positiva em relação aos bancos independente do acontecido, uma vez que já assumíamos que as tarifas de varejo irão cair sistematicamente em nossas projeções, portanto acreditamos que tal evento já esteja precificado.

PIX, chaves e a corrida do ouro. O Banco Central do Brasil iniciou no último dia 5 o cadastramento dos usuários pelas instituições em seu programa de pagamento instantâneo (PIX). Os usuários podem registrar até três chaves (CPF para PF, CNPJ para PJ, número de telefone celular ou endereço de e-mail) em uma ou mais instituições de sua escolha. No momento, o PIX é o tópico mais monitorado no setor bancário, já que os participantes do mercado o veem como uma proxy de onde os clientes estabelecerão sua conta principal, farão transações e manterão relacionamento. A fase beta do PIX será lançada dia 16 de novembro.


Incumbentes: performance desapontou

Incumbentes e o Inter decepcionaram ao mostrar um pequeno número de chaves registradas nos primeiros 10 dias de registro. Para o primeiro, acreditamos que existem algumas razões possíveis: i) aplicativos de bancos incumbentes ficaram fora do ar, pois seus sistemas não conseguiam lidar com a quantidade de dados que fluía nos primeiros dias de registro; ii) uma base digitalizada mais baixa do que a dos novos entrantes, conforme evidenciado pelo inferior número de usuários ativos mensais em aplicativos Android (vs. superioridade no total de clientes geral); e iii) clientes menos engajados digitalmente. Por fim, acreditamos que: i) os incumbentes devem melhorar o desempenho no médio prazo, à medida que estabilizam os sistemas e engajam os usuários; e que ii) a redução nas taxas de conta corrente já está precificada nos atuais preços das ações do setor bancário.

Números. O resultado foi especialmente ruim para o itaú, cujo número de usuários cadastrados foi de 1,8 milhão (vs. 3,7 milhões do Bradesco). Entre os incumbentes, os melhores desempenhos vieram do Bradesco (compra, R$ 27) e Banco do Brasil (compra, R$ 29), seguidos pelo Santander (neutro, R$ 32) e Itaú (neutro, R$ 30). Acreditamos que os investidores buscarão melhores explicações com incumbentes e com o Inter após o período de silêncio do 3T20.


Vencedores: o futuro parece roxo

O futuro parece roxo. Se o pagamento instantâneo obtiver sucesso, o futuro parece beneficiar o Nubank, uma vez que o banco Nubank alcançou o spot #1 com mais de 8 milhões de chaves e 24% de participação de mercado, um número impressionante. Acreditamos que a idade influenciou já que os jovens estão mais engajados digitalmente e é justamente nessa parte da pirâmide que o Nubank tem mais força, no entanto, é possível que o ritmo tecnológico acelerado de Nubank também tenha contribuído. Importante ter em mente que é questionável se há alguma vantagem de pioneiro na corrida para os usuários PIX, já que os usuários não estão travados no banco que escolher originalmente, no entanto, combinar o desempenho do Nubank com sua experiência superior poderia de fato fazer a diferença no longo prazo. Como referência, o último NPS divulgado por Nubank de 87 está muito acima da média de 27 do setor bancário.


Comerciantes, sistemas legados e solicitação amigável

Comerciantes podem ter ajudado tanto o MercadoPago quanto o PagSeguro. Acreditamos que o perfil do cliente MELI e PAGS desempenhou um papel importante em seu desempenho, uma vez que pequenos comerciantes não precisam que as transações sejam integradas a um ERP, facilitando assim a implementação de uma tecnologia como o PIX. Além disso, para os comerciantes quanto mais maneiras de receber pagamentos, melhor e, como não há custos relacionados ao registro das chaves, deveria ser fácil para o MELI e o PAGS engajar os lojistas.

A discussão sobre sistemas legados deve aumentar. Como os aplicativos dos incumbentes ficou fora do ar por alguns dias no início do registro devido ao volume de transações, acreditamos que a discussão sobre a grande vantagem comparativa que os novos participantes têm na frente tecnológica aumentará. Não temos conhecimento do esforço que o Nubank colocou no PIX, mas o banco foi capaz de processar um grande número de dados sem desligamentos e com uma quantidade maior de usuários ativos diários do que os incumbentes.

Os vencedores apresentaram melhor experiência para o usuário. Por meio de uma verificação rápida de canal, percebemos que os vencedores, notadamente Nubank, MELI e PAGS, desenvolveram uma interface mais amigável para os usuários registrarem suas chaves. O Nubank exigia apenas 2 cliques para o registro de todas as chaves, e com as chaves já preenchidas pelo aplicativo. Por outro lado: i) o Itaú exigiu várias etapas (páginas e cliques) e o preenchimento das chaves de cadastro dos usuários; ii) Inter requer 4 páginas e cliques; e iii) o PicPay exigia que os usuários registrassem cada chave individualmente. Como os benefícios do PIX não são bem conhecidos por parte dos usuários, acreditamos que um registro mais fácil pode desempenhar um papel importante no crescimento da base.

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