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AmBev: recuperação em V no terceiro tri supera expectativas; reiteramos Compra

Cerveja Brasil cresce 25% A/A em volume; reiteramos Compra com preço-alvo de R$ 17,15

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A AmBev divulgou resultados acima do esperado para o 3º trimestre, sinalizando uma recuperação em V. O EBITDA ajustado de R$ 5.074mn ficou 20% acima das nossas projeções e cresceu 52% versus o segundo trimestre de 2020 (T/T). Com isso, a margem EBITDA subiu para 33%, em linha com nossa projeção (XPe: 32%) mas ainda 319 pontos-base (bps) abaixo do 3T19.

A melhora nos resultados ocorreu em 7 dos 10 principais mercados, mas a surpresa positiva veio (novamente) de Cerveja Brasil, com volumes crescendo 25,4% A/A, exatamente nossa estimativa (XPe +26% A/A) e acima do consenso do mercado.

Entre os principais impactos no volume, CAC registrou queda (-10%), LAS veio em linha (0%) e Canadá novamente com bom resultado (+10%). Tais dados confirmam como abordagens diferentes no controle da pandemia do covid-19 afetaram de maneira heterogênea a economia local e, portanto, o consumo em cada país. Conforme reportado pela empresa, o 3º trimestre foi marcado pela melhora nas vendas conforme as restrições devido à pandemia foram gradualmente removidas.

A flexibilidade operacional e comercial foram estratégicas em permitir o reposicionamento da empresa apesar das incertezas no cenário de curto-prazo. Os países onde há maior representatividade do canal off-trade (supermercados) tiveram performance melhor. Por outro lado, restrições ainda em curso seguem afetando países com renda mais baixa (por exemplo: República Dominicana, Bolívia, Panamá).

A receita líquida consolidada veio 17% acima da nossa estimativa, uma vez que todas as regiões surpreenderam, exceto para Cerveja Brasil, mas neste caso éramos os mais otimistas do mercado. O lucro líquido ajustado de R$ 2,496 milhões também veio acima da expectativa (+29% XPe), mas em linha com o 3T19 (+2%).

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Reiteramos nossa recomendação de Compra para ABEV3 frente aos resultados fortes, apesar dos desafios frente às pressões na margem no curto-prazo. Os riscos de uma 2ª onda de Covid-19 e da desvalorização do Real frente ao Dólar preocupam, mas as iniciativas de inovação da AmBev, além da liderança no mercado e o contínuo foco na excelência operacional tem trazido bons resultados.

Quaisquer críticas, dúvidas ou sugestões são bem vindas: basta deixar um comentário no final do post. Gostaria de receber nossos relatórios de Agro, Alimentos & Bebidas por email? Clique aqui.


Brasil – Cerveja: volume cresceu 25,4% A/A, precisamente em linha com nossa expectativa

No segmento de Cerveja Brasil, após o indicador do IBGE de produção de bebidas alcoólicas registrar a mínima em abril, os números da indústria começaram a recuperar e registraram forte alta em julho e agosto. Especificamente para AmBev, que representa a maior parte desse índice, isso indica que a empresa teve sucesso em reposicionar suas vendas do canal on para o off-trade.

O mercado esperava crescimento de cerca de 15% para volume de cerveja, mas a performance veio acima do esperado com aumento de 25,4% A/A. Nossa projeção de crescimento de 26% A/A, portanto, cravou a alta, com volume reportado de 21,847 mn hl (XPe em 21,946mn hl). Os preços vieram de lado em R$ 304/hl, com isso a receita líquida também veio em linha com nossas projeções (-1% AoE) e 25% acima do 3T19.

Outubro, 2020

Os subsídios governamentais ainda foram fundamentais nesse trimestre para sustentar o poder de compra do consumidor. De acordo com a empresa, o número total de compradores de cerveja já voltou aos patamares pré-Covid-19 e através de sua estratégia comercial a AmBev conseguiu performar melhor que a concorrência no 3T20. Adicionalmente, o aplicativo Zé Delivery, plataforma de venda direta ao consumidor da AmBev, registrou aceleração contínua no número de ordens no trimestre, estando agora presente em todos os estados do Brasil.


Brasil – Bebidas Não Alcoólicas: recuperação de margens mais rápida do que o esperado

No segmento de bebidas não alcoólicas (NAB) no Brasil, o volume aumentou 4% versus o mesmo período em 2019 e ficou 4% acima de nossas estimativas. Já os preços médios caíram -3% A/A, mas ainda assim ficaram 2% acima das nossas expectativas. Assim, a receita líquida ficou 6% acima de nossas estimativas, cresceu 1% na comparação anual e 42% versus o segundo trimestre de 2020.

Segundo a AmBev, o desempenho do volume foi impactado positivamente pela retomada das ocasiões de consumo na medida em que as restrições foram gradualmente flexibilizadas ao longo do trimestre. Por outro lado, a receita líquida / hl continua a ser impactada por um mix desfavorável de canal, marca e embalagem.

Tanto custos quantos despesas ficaram significativamente abaixo de nossas projeções, levando a uma recuperação de margens mais rápida do que o esperado. Como consequência, o EBITDA ajustado atingiu R$ 319 milhões, com uma margem de 31%, +550 pontos base (bps) na comparação anual e +1,310 bps na comparação trimestral.


Internacional: resultado mais forte que o esperado em todas as operações devido a preços mais altos

América Central e Caribe apresentaram resultados positivos

  • O EBITDA da região foi de R$ 902mn, muito acima da nossa estimativa de R$ 612mn (+31% A/A), principalmente devido aos preços acima do esperado (+26% vs XPe e +38% A/A).
  • Também houve recuperação nos volume (-10% A/A mas 13% acima XPe) e, em relação ao preço, a empresa destacou alta na receita/hl principalmente devido à melhora no mix de produtos.
  • A margem EBITDA veio em 44%, em linha com nossa expectativa de 42% e +220bps A/A, sinalizando boas margens em função do mix de marcas e da disciplina com gastos gerais (SG&A), de acordo com a empresa.

Canadá divulgou resultados fortes, com destaque para volumes

  • O EBITDA do Canadá de R$ 840mn veio 30% acima da nossa estimativa de R$648mn (+49% A/A), principalmente devido aos preços acima do esperado (+24% vs XPe e +33% A/A). Destaque também para o forte crescimento no volume (+10% A/A e 5% acima XPe).
  • A empresa destacou que o clima mais seco e quente favoreceram as vendas, além de ganhos de participação de mercado decorrentes do forte desempenho do portfólio de Bebidas do Futuro.
  • A margem EBITDA de 29% veio em linha com nossas expectativas (11bps acima), mas recuou 220bps A/A, ainda assim sustenta um nível positivo, em nossa leitura

América Latina com preços acima do esperado mas margens em linha

  • A região da América Latinha do Sul (75% Argentina) apresentou EBITDA de R$ 804 milhões, 33% acima de nossa estimativa de 603 milhões (+7% A/A), principalmente devido a preços acima do esperado (+37% vs XPe e +51% A/A).
  • Volumes também vieram mais fortes (estáveis ano contra no e 9% acima do XPe). De acordo com a AmBev, os volumes aumentaram à medida que os países se recuperaram gradualmente em toda a região, enquanto os preços aumentaram como resultado das iniciativas contínuas de gestão de receitas da empresa mais a inflação na Argentina.
  • A margem EBITDA de 27% ficou abaixo de nossas expectativas de 30%, mas muito melhor do que os 15% do 2T20. Assim, a principal diferença no EBITDA veio de uma linha superior acima do previsto.

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