ABEV3

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Ambev : recomendamos posição Neutra, com preço alvo de R$ 15/ação

Recomendamos posição neutra nas ações da Ambev, com preço-alvo de R$ 15/ação. Vemos o segmento de cerveja como o mais prejudicado dentro do setor de Alimentos e Bebidas. Mantemos recomendação neutra para as ações da empresa, uma vez que entendemos que existem outras empresas expostas ao mercado doméstico mais interessantes, apesar da Ambev ser uma das empresas de nossa cobertura de melhor saúde financeira para passar por esse cenário desafiador no curto prazo. Além disso, as ações da Ambev negociam atualmente a 19,8x preço/lucro em 2020, patamar que vemos como justo.

A Ambev é uma empresa de bebidas brasileira e a maior produtora de cerveja da América Latina. Está presente em 18 países das Américas e é líder em 6 dos países onde opera – Brasil, Argentina, Canadá, Uruguai, Bolívia e Paraguai. No Brasil, as marcas Skol, Brahma e Antartica detêm mais de 50% de participação no mercado. É controlada pela ABI (Anheuser-Busch Inbev), que detém 62% da empresa.

Resiliência financeira em meio aos desafios operacionais do coronavírus

Diante dos recentes desdobramentos da crise do coronavírus, enxergamos a Ambev como uma empresa resiliente do ponto de vista financeiro. Apesar da redução dos lucros em função da mudança de mix de vendas, com possível queda no canal on-premise (restaurantes e bares), entendemos que a Ambev é plenamente capaz de passar por esse curto prazo mais desafiador com tranquilidade: trata-se de uma empresa caixa-líquida, ou seja, com mais caixa e equivalentes (R$11,9 bilhões) do que dívida bruta (R$3 bilhões).

Operacionalmente, 55% da receita da Ambev é derivada de bares e restaurantes, e por isso deve ter um impacto significativo nos volumes da empresa neste primeiro semestre de 2019. Apesar de compensação parcial de volumes pela venda de supermercados e do online, a situação financeira da população e priorização dos gastos para bens de consumo básicos deve manter a receita da Ambev deteriorada neste ano.

Além disso, custos mais elevados com matéria-prima e dólar em alta e dificuldade no repasse de preços (que já devem acontecer abaixo da inflação) com a renda disponível reduzida são fatores negativos.

Consequentemente, reduzimos nossa projeção de receita para 2020 em 11,6%, e a de EBITDA em 26,1%. Em termos de volumes, esperamos recuperação a partir de 2021, com a retomada gradual do PIB, mas as margens devem continuar depreciadas. Estimamos margem EBITDA de 35% em 2020 e 37,5% em 2021.

Clique aqui para acessar nosso relatório completo sobre os impactos do coronavírus nas empresas. 

Os quatro grandes assuntos de Ambev

Ações a Níveis Justos

Recuperação Econômica

Competição Acirrada

Inovação e Digitalização

#1 Ações a Níveis Justos

Enxergamos a Ambev negociando a um múltiplo de 19,6x preço/lucro 2020, que consideramos como um patamar justo. Por um lado, desde o início do ano até o dia da divulgação dos dados referentes ao 4Q19 da empresa, as ações já haviam caído mais de 24%, devido à expectativa de resultados pressionados. Desde o início do ano, em função sobretudo da crise do coronavírus, o preço das ações cai cerca de 25%, em linha com o Ibovespa, reduzindo ainda mais o numerador do múltiplo.

Por outro lado, quando atualizamos nosso preço alvo, incorporamos tal cenário mais desafiador reduzindo nossas estimativas de receita e EBITDA para a empresa, o que, por sua vez, reduz o denominador do múltiplo. Consequentemente, na nossa visão, entendemos que o múltiplo segue num patamar justo.

Olhando para o médio prazo, como risco positivo, vemos potencial para esse múltiplo ser ainda mais elevado caso haja um movimento geral de reclassificação dos múltiplos da Bolsa brasileira, impulsionado pelo momento de transformações estruturais pelo qual o país estava passando antes do início da crise do coronavírus.

Por outro lado, como risco negativo, destacamos dois pontos. Em primeiro lugar, destacamos os desafios políticos na Argentina, que responde por cerca de 9% do EBITDA da Ambev. Além disso, investidores devem priorizar papeis mais alavancados ao ciclo doméstico e, consequentemente, com maior potencial de alta.

À esquerda, gráfico da razão histórica de Preço / Lucro (PE) para Ambev (ABEV3), bem como sua média desde 2012. À direita, comparação com a razão média de Preço Lucro de pares internacionais comparáveis da Ambev, que incluem: Budweiser, Heineken, Carslberg, Constellation Brands, Asahi e Kirin.

#2 Recuperação Econômica

O mercado cervejeiro pode ser dividido em três segmentos: marcas premium no topo da pirâmide, marcas mainstream no meio, e marcas low-end na base. No caso da Ambev, por exemplo, uma Budweiser seria considerada premium; uma Brahma ou Skol seriam consideradas mainstream. No caso da Heineken, a própria marca Heineken seria considerada premium, ao passo que a marca Schin seria considerada low-end.

Nos últimos anos, o Brasil passou por uma crise econômica, e muitos dos consumidores mainstream passaram a consumir cervejas low-end. Com a retomada econômica e, consequentemente, um potencial aumento na renda disponível, poderíamos observar o movimento inverso: pessoas voltando a tomar cervejas situadas no meio da pirâmide. Isso beneficiaria bastante a Ambev, pois a empresa conta com marcas muito fortes exatamente nesse segmento. No entanto, por enquanto, a recuperação vem ocorrendo de forma gradual, e a atividade econômica permanece fraca.

#3 Competição Acirrada

No primeiro semestre de 2017, a Heineken adquiriu a Brasil Kirin, dona de marcas como Schin e Devassa. Ela se tornou, então, a 2ª maior empresa do mercado, com 19% de participação, que de certa forma levou a uma atuação mais racional para a competição de preços vista nesse mercado. Além disso, por meio dessa aquisição, a Heineken reforçou se posicionamento, passando a possuir marcas tanto no segmento premium (como a própria Heineken, além da Devassa e da Amstel) quanto marcas mais low-end (como a Schin, a Glacial e a Cintra). Atualmente a empresa está focada em ampliar a distribuição de suas marcas pelo país, bem como ampliar sua capacidade produtiva.

Segundo a empresa, durante o primeiro semestre de 2019, a categoria premium registrou crescimento de dois dígitos, sendo que a Heineken é a marca que mais cresce no país. Por outro lado, o portfólio de produtos premium da Ambev também cresceu dois dígitos em 2019, tanto em volume, quanto em participação de mercado. Na visão deles, a expansão do segmento premium é uma tendência global: nos Estados Unidos, para cada 3 cervejas vendidas, 1 é premium. Quando olhamos para o Brasil, essa realidade ainda é distante, mas está cada vez mais próxima – nos últimos 6 anos, o mercado aumentou 3 vezes.

#4 Inovação e Digitalização

Inovação é um dos principais focos da Ambev, em todo o portfólio, o que seria uma estratégia muito interessante no ambiente de competição acirrada. De acordo com a empresa, à medida que o mercado amadurece, há mais fragmentação: os consumidores começam a procurar cervejas diferentes, levando à criação de novas marcas. À título de referência, as quatro principais marcas da Ambev no Brasil representam 77% das vendas (no passado, esse valor já foi acima de 90%), enquanto as quatro principais marcas dos EUA, França e Reino Unido representam 30%.

A Ambev enxerga outras oportunidades nos próximos anos, como (i) a digitalização de sua rede de distribuição - 200 mil dos 1 milhão de clientes já estão usando o aplicativo Venda Certa para fazer pedidos, por exemplo e (ii) prestação de serviços incrementais como Fintech, que está sendo desenvolvido internamente e deve se beneficiar da capilaridade da Ambev. Em evento anual para investidores no fim de 2019, a Ambev apresentou suas prioridades estratégicas e principais iniciativas, com a força de seu ecossistema sendo o principal destaque. Clique aqui para ler o relatório completo.

Entenda mais sobre os últimos movimentos da ação ABEV3

Veja nossa visão para 2020 do setor de Alimentos e Bebidas

https://www.youtube.com/watch?v=ca1yjFQlN3s&feature=emb_title
Assista aqui uma explicação da nossa analista, Betina Roxo, sobre o setor de Alimentos e Bebidas
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