Vale a pena investir nas ações da ARZZ3?
Com recomendação de Compra e preço-alvo de R$105,0/ação, temos uma visão construtiva com a companhia uma vez que a vemos como uma empresa de alta qualidade com perspectivas sólidas de crescimento orgânico além de contar com diversas frentes de crescimento (com a entrada em infantil, chinelos e vestuário feminino). Além disso, vemos ela bem posicionada para se beneficiar da retomada/recuperação econômica dado que acreditamos que a categoria de calçados sofreu bastante em 2020, principalmente no que diz respeito a sapatos sociais/casuais (foco da Arezzo).
Performance da ação Arezzo&Co. desde Janeiro de 2021

Desde o início do ano, as ações da Arezzo vem tendo uma performance acima do Ibovespa, principalmente a partir de abril/maio após o pico da segunda onda da pandemia e divulgação de resultados. Atribuímos essa performance das ações principalmente ao fato de a companhia ter entregado desde o começo do ano bons resultados em suas marcas orgânicas, além de uma boa performance na linha internacional e com a marca Reserva também entregando resultados fortes, acima das expectativas da empresa. Além disso, a companhia é exposta a um público de classe mais alta que outras varejistas, o que acaba beneficiando suas vendas, dada a disponibilidade de renda de seus clientes no cenário que estamos vivendo.
Quer conhecer mais sobre outras empresas do setor de varejo discricionário? Acesse abaixo as análises e teses de investimentos da XP:
Nossos principais conteúdos sobre ARZZ3
Acesse o nosso último relatório mais completo sobre as ações de ARZZ3:
O ano de 2022: Mapeando os principais temas para Consumo Discricionário
Varejo: Escaneando nosso carrinho de compras; Revendo nossas recomendações e Preços-Alvo frente ao novo cenário macro
Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra
Últimos acontecimentos
Aquisição da My Shoes
- A Arezzo&Co anunciou a aquisição da My Shoes, uma marca de calçados e bolsas voltada para as classes B-/C+, e parceria com MELI para gestão da sua loja virtual e ecommerce;
- Vemos a transação como positiva uma vez que reforça uma das avenidas de crescimento da companhia ao expandir sua atuação e portfolio para classes B-/C+ (44% do mercado consumidor) enquanto vemos potencial para alavancar as vendas digitais através desse novo formato de parceria com MELI.
Aqusição da Baw
- A Arezzo&Co anunciou a aquisição da Baw Clothing, uma marca de streetwear nativa digital com forte apelo à Geração Z (20-30 anos), por R$105 milhões. A BAW teve um faturamento de R$40 milhões em 2020 e espera atingir pelo menos R$80 milhões em 2021, o que implicaria em um múltiplo EV/Receita entre 1,0-1,3x 2021e. Isso se compara ao múltiplo de Arezzo EV/Receita em 3,4x 2021e;
- Vemos a transação como positiva e em linha com a estratégia da companhia de reforçar a construção do seu portfólio de vestuário, através da aquisição de marcas aspiracionais. Essa foi a primeira aquisição desde a constituição da AR&CO.
Relatórios mais lidos
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear
Opinião sobre os resultados da Arezzo&Co.
- Vitrine XP 3T21: Analisando os resultados do setor do varejo da noite
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 2T21 de Renner, Arezzo, Americanas e Grupo Mateus
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Quais os principais riscos de investir nas ações da ARZZ3?
- Execução e novas categorias. Apesar de reconhecermos o sólido histórico de execução da Arezzo, esperamos que a companhia continua a avaliar oportunidades de fusões e aquisições, principalmente na categoria de vestuário feminino, enquanto desenvolve organicamente essa vertical. Com isso, destacamos que existem riscos de valuation e execução associados às fusões e aquisições, e reconhecemos que existem riscos de execução ao se entrar na categoria de vestuário feminino (orgânica ou inorganicamente);
- Sucessão criativa. A inovação da Arezzo é um de seus grandes diferenciais e enxergamos sua sucessão criativa como um tema importante. No entanto, a empresa já teve uma sucessão de diretoria criativa bem sucedida enquanto não vemos como um risco no curto prazo, dado que Alexandre Birman é ainda muito jovem e envolvido nas iniciativas de crescimento da companhia;
- Benefícios fiscais (ICMS). A companhia possui benefícios fiscais, equivalentes a 2%-3% da receita bruta (ou ~40% do lucro líquido). Destacamos que esses benefícios são válidos até pelo menos Dez/22, quando os Estados decidirão se eles serão renovados ou não. Em nossas estimativas, assumimos que os benefícios serão renovados em 2022, mas os retiramos na perpetuidade. Se os incluíssemos de volta ao nosso modelo, nosso preço-alvo seria beneficiado em R$11,0/ação;
- Operação Internacional. Apesar de as operações internacionais da Arezzo estarem em um processo de reestruturação, notamos que existem riscos de execução de se manter as operações rentáveis enquanto acelera o processo de crescimento e lançamento de novas marcas. A competição nos EUA é feroz e pode ser um desafio. Mesmo assim, a recente redução das operações e foco no e-commerce reduz a necessidade de investimento de capital, e deve trazer retornos melhores à frente;
- Renovação do contrato com a Vans. O contrato de licenciamento com a VF Corporation é valido até 2014, quando deve ser automaticamente renovado por outros 2 anos. Nós perpetuamos esse contato no nosso modelo, já que ele conta com mecanismos que tornam seu encerramento financeiramente pouco atrativo e a Arezzo tem tido uma execução sólida até agora. Como resultado, não enxergamos a renovação de contrato com a Vans como um risco significativo, apesar de destacarmos que, caso isso aconteça, nossas estimativas e preço-alvo seriam impactados negativamente.
Como a Arezzo & Co. está posicionado no tema ESG?
Além da visão fundamentalista das ações por parte dos nossos analistas fundamentalistas, temos um time dedicado ao tema ESG que analisa diversas empresas com a visão sobre o tema. Vemos com bons olhos os esforços e compromissos da Arezzo & Co. na agenda ESG, principalmente na frente G, enquanto esperamos ver mais avanços adiante nos pilares E e S.
Clique aqui para acessar o relatório completo sobre a visão ESG do Arezzo & Co.
Quem é a Arezzo & Co.?
Inovadora e pouco intensiva em capital
Uma empresa de alta qualidade. A Arezzo & Co. é líder no mercado de calçados, bolsas e acessórios femininos, com vasta capilaridade física em todos os estados do Brasil, atuando por meio de um modelo de negócios asset light e gestão eficiente da cadeia de suprimentos. Além disso, a empresa conta com um histórico de entregas sólido, com capacidade de criação e desenvolvimento de marcas e tendências de moda reconhecidas na indústria.
A inovação como um dos seus principais diferenciais. A ARZZ3 conta com uma sólida estrutura de Pesquisa & Desenvolvimento, com equipes criativas responsáveis por cada uma de suas marcas. Embora a maior parte de sua produção seja terceirizada (~90%), eles possuem uma fábrica de amostragem para mapear o uso da matéria-prima e fazer eventuais ajustes necessários. Outro diferencial importante é o prazo de entrega rápido – leva em média 40 dias do desenho do projeto até a disponibilização do produto aos clientes e reestocagem entre 3-4 semanas.
Abordagem de baixa utilização de capital. A empresa atua em diversos canais, com mais de 750 franquias, 5,7 mil lojas multimarcas, 130 lojas próprias e o canal online. Além disso, a maior parte de sua produção é terceirizada, embora a Arezzo controle o abastecimento de matéria-prima de seus fornecedores para garantir a qualidade e a eficiência dos custos. Como resultado, o principal foco da Arezzo é desenvolvimento de produtos e gestão/construção de marcas.
Um breve olhar sobre a Reserva
Aquisição da Reserva como o passo definitivo para a categoria de vestuário
Fundada em 2004 por Rony Meisler e Fernando Sigal, a Reserva é uma marca de vestuário nascida no Rio de Janeiro, com faturamento de R$ 400 milhões em 2019 e presença nacional através de suas 78 lojas próprias, 33 franquias e mais de 1,5 mil multimarcas (Out/2020). Além disso, a empresa possui seis marcas: Reserva (linha masculina), Reserva Mini (infantil), Reserva Oficina (alfaiataria masculina), Eva (feminino), Reserva Ink. (mercado de customização) e Reserva Go (calçados e acessórios).
O valor da transação totalizou R$ 715 milhões, dos quais R$ 175 milhões foram pagos aos acionistas da Reserva após o fechamento da transação e o restante deverá ser pago um ano após a data de fechamento da transação, sendo R$ 50 milhões em dinheiro e o saldo através de ações da ARZZ3. O negócio foi um marco importante para a empresa, uma vez que os fundadores da Arezzo passam a deter menos de 50% da empresa (~45,8%), enquanto os acionistas da Reserva passam a ter 8,7%. Além disso, houve uma reestruturação corporativa após a transação, com Rony Meisler se tornando CEO do segmento de estilo de vida da empresa (“AR&Co”), que é a plataforma da ARZZ focada no desenvolvimento do segmento de vestuário, incluindo oportunidades de fusões e aquisições em potencial.
Sinergias principalmente no lado da produção. O principal fruto da transação da Arezzo é o calçado, por meio de duas frentes principais: (i) internalização de P&D de calçados da Reserva e (ii) lojas Reserva Go (com foco em calçados). Além disso, a ARZZ está atualmente revisando o posicionamento de preço da Reserva (tornando-a mais competitiva) e seu sortimento de produtos, ao mesmo tempo em que trabalha para aumentar a sua presença no canal de multimarcas e converter lojas próprias em franquias. Por fim, existe muito crescimento potencial na expansão para os segmentos de moda feminina (Reserva Girl) e infantil (Reserva Mini), com mercados endereçáveis estimados (classes A/B) em R$ 12,8 bilhões e R$ 6,9 bilhões, respectivamente.
Para mais detalhes sobre a companhia, acesse o site de relação com investidores da empresa aqui.
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