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Lucros do Target caem 90% a/a, mas varejista reitera projeções – 🌎 Radar Global

Apple busca diversificação de produção fora da China, Tencent registra o primeiro declínio de receita e resultado de Target.

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MACRO

Mercados globais amanhecem levemente positivos (EUA +0,2% e Europa +0,4%) enquanto investidores digerem a última ata do Federal Reserve. O documento revelou que os membros concordaram que precisam continuar aumentando as taxas de juros para aliviar a inflação, mas indicou que o ritmo dos próximos aumentos pode diminuir de acordo com os dados econômicos. O mercado parece não ter interpretado a ata como dovish o suficiente para sustentar o atual rali e, o S&P 500 fechou em queda de -0,7% nesta quarta-feira. Na China, o índice de Hang Seng (-0,8%) encerra em baixa, após resultados abaixo do esperado da Geely Auto e Galaxy Entertainment. Além disso, analistas seguem cortando estimativas de crescimento para o país. O Goldman Sachs reduziu de 3,3% para 3% a projeção do PIB chinês em 2022 em meio à crise imobiliária e lockdowns. Por outro lado, um veículo de mídia estatal chinesa pontuou que os governos locais podem emitir mais de US$ 229 bilhões em títulos de dívida para financiar investimentos em infraestrutura e preencher lacunas orçamentárias em uma tentativa de estimular o crescimento econômico.

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EMPRESAS

Apple busca diversificação de produção fora da China: Os fornecedores da Apple (Nasdaq: AAPL | BDR: AAPL34) planejam produzir o Apple Watch, MacBook e HomePods no Vietnã pela primeira vez, informou o Nikkei Asia nesta terça-feira. A Apple pediu aos fornecedores que estabeleçam uma linha de produção de teste no Vietnã para o MacBook ainda neste ano, disse o relatório. A companhia acrescentou que o progresso na movimentação da produção em massa para o país tem sido lento, em parte devido a interrupções relacionadas à pandemia, mas também porque a produção de notebooks envolve uma cadeia de abastecimento mais complexa. Já os fornecedores chineses da Apple Luxshare Precision Industry e Foxconn iniciaram o período de produção teste do Apple Watch no norte do Vietnã.

A Apple está mudando algumas áreas de produção do iPhone da China para outros mercados à medida que planeja mitigar riscos, como o de novos lockdowns no país. A empresa está buscando uma maior diversificação geográfica para deixar sua cadeia produtiva mais resiliente e tentar reduzir também eventuais riscos, como escassez de componentes. Tendo isso em vista, a Apple tem feito um grande esforço para mover parte da produção de seus produtos para outros países onde o custo de produção também é barato, como o Vietnam e Índia.

Lucros do Target caem 90% a/a, mas varejista reitera projeções: A varejista Target (NYSE: TGT | BDR: TGTB34) reportou seus resultados no período pré-mercado com uma receita de US$ 25,7bi vs. US$ 25,8bi, em linha com as projeções; o lucro por ação foi de US$ 0,39 vs. US$ 0,72, uma decepção de -46%. A compressão nos lucros foi causada por várias frentes. O Target teve que realizar cortes de preços para conseguir vender mercadorias em excesso no estoque. Além disso, os custos de frete aumentaram à medida que os preços dos combustíveis subiram e, a empresa teve que aumentar o número de funcionários, principalmente nos seus centros de distribuição, para conseguir escoar o excesso de mercadorias. Mesmo com as liquidações, os estoques do Target ainda permanecem em US$ 15,3bi vs, US$ 15,1bi do primeiro trimestre, um patamar ainda bem elevado.

Além disso, a empresa relatou um arrefecimento no consumo dos produtos discricionários, como vestuário e eletrônicos, ainda maior que no mesmo período de 2019, desconsiderando os 2 últimos anos quando a empresa cresceu bastante com os ventos de cauda da pandemia. Olhando para o futuro, a empresa reiterou sua projeção de margem operacional em torno de 6% para o segundo semestre e um crescimento de receitas de um dígito para o ano fiscal.

Tencent, registra o primeiro declínio de receita de todos os tempos: A Tencent reportou uma receita de ¥ 134,0 bilhões vs. ¥  135,6 bilhões projetados pelo mercado, o LPA foi de ¥  2,95 vs. ¥  2,51  esperados pelos analistas. Durante o trimestre, a empresa enfrentou ventos contrários macroeconômicos, decorrentes do ressurgimento do Covid na China e subsequentes bloqueios de grandes cidades, incluindo a metrópole financeira de Xangai. A Tencent disse que a receita de jogos dentro da China caiu 1% no segundo trimestre em relação ao ano anterior, para ¥ 31,8 bilhões, enquanto a receita de jogos internacionais caiu na mesma porcentagem, para ¥ 10,7 bilhões. A gigante de tecnologia chinesa disse que o mercado internacional de jogos “viveu um período de digestão pós-pandemia”.

A receita de publicidade online da Tencent caiu um recorde de 18% no trimestre, mas foi melhor do que os analistas temiam. O feed no estilo TikTok dentro do superaplicativo da Tencent é a última esperança da empresa de combater a ByteDance, que está atraindo cada vez mais usuários e dólares de marketing. Olhando para o futuro, os executivos da Tencent disseram que jogos internacionais, software em nuvem e vídeo WeChat serão suas principais prioridades estratégicas.

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ANÁLISE

Fonte: Sanford Bernstein

Crescimento da demanda de energia da China é o menor em 20 anos: O gráfico acima, do Sanford Bernstein, mostra que o crescimento da demanda de energia na China é o mais baixo desde a crise financeira asiática. No acumulado do ano, aumentou apenas 1%, com petróleo apresentando um decrescimento de -3% e gás natural -1%. A economia chinesa deve crescer apenas 3,9% em 2022, de acordo com a última pesquisa da Bloomberg, abaixo da meta de 5,5% do governo e do crescimento de 8,1% no ano passado. Muitos esperam que a China comece a reabrir cada vez mais, o que deve apoiar os mercados de petróleo à medida que a economia começar a crescer novamente.

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