XP Expert

Distribuidoras ganham mercado após operações contra o crime

Confira os destaques do setor de Agro, Alimentos e Bebidas.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
Banner Onde Investir em 2026 intratexto
  • Melhora nas margens estimula alta no confinamento de bovinos – Globo Rural
  • Exportações de carne bovina in natura atingem média diária recorde – Globo Rural
  • Os planos da Petrobras para reiniciar a produção de fertilizantes no Nordeste – Investnews
  • Com apetite pelo agro brasileiro, fundo canadense PSP vira sócio da Citrosuco – Agfeed
  • Refiners, Biofuel Producers Ask Trump For Year Round E15 Sales – Bloomberg
  • De Vibra a Ultrapar: Distribuidoras ganham mercado após operações contra o crime – Novacana

Heineken nomeia Alex Carreteiro como presidente das Américas – Valor

A Heineken nomeou Alex Carreteiro como presidente da região Américas na sexta-feira (5), sucedendo Marc Busain, com efeito a partir de 1º de março de 2026.

Australian Beef Exports Hit Record High Despite Trump Tariffs – Bloomberg

Australia’s beef exports have already hit a record high this year on strong demand from the US, according to Meat & Livestock Australia, with no sign of a rebuild in the American cattle herd.

Hormel Foods forecasts annual profit above estimates on higher prices – Reuters

Skippy peanut butter maker Hormel Foods forecast annual profit above estimates on Thursday, betting that its cost-cutting plan, higher prices and sustained demand for turkey will overcome high input costs of beef and pork.

Melhora nas margens estimula alta no confinamento de bovinos – Globo Rural

Desde 2020, o confinamento de bovinos para engorda e terminação no Brasil tem crescido, em média, 5,3% ao ano. Em 2025, a estimativa é de incremento de 11,9% no número de animais confinados, reflexo da melhora da rentabilidade do negócio após um ciclo de margens mais ajustadas. Os dados fazem parte da pesquisa Benchmarking do Confina Brasil, divulgada pela Scot Consultoria nesta sexta-feira (4/12).

Exportações de carne bovina in natura atingem média diária recorde – Globo Rural

As exportações de carne bovina in natura de novembro tiveram a maior média diária da história, informou nesta quinta-feira (4/12) a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic). Ao longo do mês, 16.762 toneladas por dia foram enviadas ao exterior.

Brazil soy exports jump 64% in November ahead of Chinese shift to US – Reuters

Brazil’s soybean exports jumped 64% in November from a year ago to 4.2 million metric tons, the government said on Thursday, with good local supply allowing elevated shipments before the world’s largest importer China shifts to United States’ beans.

European Union Reaches a Deal to Allow Gene Editing in Farming – Bloomberg

European Union negotiators reached a deal on new rules that pave the way for gene editing, a technique that will help farmers produce healthier animals and crops as they adjust to climate change.

Os planos da Petrobras para reiniciar a produção de fertilizantes no Nordeste – Investnews

A Petrobras está se preparando para reiniciar a produção de fertilizantes nas fábricas do Nordeste, o que deve acontecer até janeiro, afirmou nesta quinta-feira (4) o diretor-executivo de processos industriais e produtos da estatal, William França.

Com apetite pelo agro brasileiro, fundo canadense PSP vira sócio da Citrosuco – Agfeed

O interesse do fundo de pensão canadense Public Sector Pension Investment Board (PSP Investments), um dos maiores do Canadá e com quase 300 bilhões de dólares canadenses em ativos líquidos sob gestão, pelo agro brasileiro segue muito forte.

Fretebras indica que greve não tem adesão e não impacta fluxo logístico nacional – Notícias agrícolas

A paralisação de caminhoneiros convocada para esta quinta-feira, 4 de dezembro, não obteve adesão significativa e não gerou qualquer impacto no transporte rodoviário de cargas no Brasil. Essa é a conclusão da Fretebras, maior plataforma online de cargas e fretes da América Latina, após um monitoramento minucioso de suas métricas operacionais.

Brasil planeja reduzir importação de fertilizantes para 50% da demanda em 2050, diz Embrapa – Globo Rural

O Brasil planeja reduzir a dependência de fertilizantes importados com o incentivo da produção nacional, de olho no aumento da demanda previsto para os próximos 25 anos.  O Plano Nacional de Fertilizantes, elaborado pelo governo, estima uma importação de 50% da oferta de fertilizantes para atender a uma demanda prevista de 77 milhões de toneladas em 2050, afirmou Paulo Cesar Teixeira, pesquisador da Embrapa Solos.

Soja vira caso diplomático: China trava Brasil e Trump comemora – Agrimidia

A recente suspensão, pela China, de cinco unidades exportadoras brasileiras de soja reacendeu a disputa comercial no agronegócio internacional. O episódio, tratado como crise pela imprensa, entrou na agenda oficial dos EUA — em uma reunião de gabinete do presidente Donald Trump — e foi usado para reforçar a “superioridade” da soja norte-americana.

Novo recorde na soja: Brasil deve exportar 108,5 milhões de toneladas, diz Anec – Agfeed

Com a combinação entre a guerra tarifária travada por Estados Unidos e China, de um lado, e de outro, uma safra mais cheia nas lavouras do Brasil, a soja nacional caminha para bater um novo recorde de exportações este ano.

Por que o produtor aumentou a área de soja com crédito escasso e margens apertadas – Theagribiz

Os produtores brasileiros mantiveram o ritmo de aumento na área da soja na safra 2025/26 apesar de enfrentarem uma crise de crédito e queda nas margens. Com o plantio caminhando para a reta final, a expectativa é que a área aumente entre 2% e 4% — o que alguns analistas consideram surpreendente em meio ao cenário adverso.

Justiça gaúcha atende Santander e suspende blindagem judicial da Cotribá – Agfeed

A crise envolvendo a cooperativa gaúcha Cotribá, no caso que pode abrir brecha para recuperações judiciais no setor, ganhou novo capítulo nesta semana.

Governo lança app para atender exigências da UE nas exportações agrícolas – Theagribiz

O agronegócio brasileiro ganhou nesta quinta-feira um recurso para atender às exigências de rastreabilidade dos importadores estrangeiros, especialmente os requisitos da EUDR, a lei antidesmatamento da União Europeia.

Refiners, Biofuel Producers Ask Trump For Year Round E15 Sales – Bloomberg

The largest oil and gas trade group in the US has gone full circle on a proposal to allow year-round sales of fuels of higher ethanol blends — first backing it, then opposing and now supporting it again.

De Vibra a Ultrapar: Distribuidoras ganham mercado após operações contra o crime – Novacana

Uma série de operações que miram a participação do crime organizado e fraudes tributárias nos combustíveis têm ampliado a participação de mercado dos postos tradicionais em relação aos chamados “bandeira branca” e impulsiona as ações das distribuidoras na bolsa.

Um guia para investir no Agronegócio!

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

  • Este relatório de análise foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Resolução CVM 20/2021, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As informações contidas neste relatório são consideradas válidas na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas. A XP Investimentos não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base no presente relatório.
  • Este relatório foi elaborado considerando a classificação de risco dos produtos de modo a gerar resultados de alocação para cada perfil de investidor.
  • O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma independente, inclusive em relação à XP Investimentos e que estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado, e que sua(s) remuneração(es) é(são) indiretamente influenciada por receitas provenientes dos negócios e operações financeiras realizadas pela XP Investimentos.
  • O analista responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Resolução CVM nº 20/2021 está indicado acima, sendo que, caso constem a indicação de mais um analista no relatório, o responsável será o primeiro analista credenciado a ser mencionado no relatório.
  • Os analistas da XP Investimentos estão obrigados ao cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC Brasil para o Analista de Valores Mobiliários e na Política de Conduta dos Analistas de Valores Mobiliários da XP Investimentos.
  • O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos ou por assessores de investimento que desempenham suas atividades por meio da XP, em conformidade com a Resolução CVM nº 178/2023, os quais encontram-se registrados na Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários – ANCORD. O assessor de investimento não pode realizar consultoria, administração ou gestão de patrimônio de clientes, devendo atuar como intermediário e solicitar autorização prévia do cliente para a realização de qualquer operação no mercado de capitais.
  • Para fins de verificação da adequação do perfil do investidor aos serviços e produtos de investimento oferecidos pela XP Investimentos, utilizamos a metodologia de adequação dos produtos por portfólio, nos termos das Regras e Procedimentos ANBIMA de Suitability nº 01 e do Código ANBIMA de Distribuição de Produtos de Investimento. Essa metodologia consiste em atribuir uma pontuação máxima de risco para cada perfil de investidor (conservador, moderado e agressivo), bem como uma pontuação de risco para cada um dos produtos oferecidos pela XP Investimentos, de modo que todos os clientes possam ter acesso a todos os produtos, desde que dentro das quantidades e limites da pontuação de risco definidas para o seu perfil. Antes de aplicar nos produtos e/ou contratar os serviços objeto deste material, é importante que você verifique se a sua pontuação de risco atual comporta a aplicação nos produtos e/ou a contratação dos serviços em questão, bem como se há limitações de volume, concentração e/ou quantidade para a aplicação desejada. Você pode consultar essas informações diretamente no momento da transmissão da sua ordem ou, ainda, consultando o risco geral da sua carteira na tela de carteira (Visão Risco). Caso a sua pontuação de risco atual não comporte a aplicação/contratação pretendida, ou caso existam limitações em relação à quantidade e/ou volume financeiro para a referida aplicação/contratação, isto significa que, com base na composição atual da sua carteira, esta aplicação/contratação não está adequada ao seu perfil. Em caso de dúvidas sobre o processo de adequação dos produtos oferecidos pela XP Investimentos ao seu perfil de investidor, consulte o FAQ. As condições de mercado, mudanças climáticas e o cenário macroeconômico podem afetar o desempenho do investimento.
  • A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes.
  • Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo assessores de investimentos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.
  • 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710.
  • O custo da operação e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da XP Investimentos: www.xpi.com.br.
  • A XP Investimentos se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste relatório ou seu conteúdo.
  • A Avaliação Técnica e a Avaliação de Fundamentos seguem diferentes metodologias de análise. A Análise Técnica é executada seguindo conceitos como tendência, suporte, resistência, candles, volumes, médias móveis entre outros. Já a Análise Fundamentalista utiliza como informação os resultados divulgados pelas companhias emissoras e suas projeções. Desta forma, as opiniões dos Analistas Fundamentalistas, que buscam os melhores retornos dadas as condições de mercado, o cenário macroeconômico e os eventos específicos da empresa e do setor, podem divergir das opiniões dos Analistas Técnicos, que visam identificar os movimentos mais prováveis dos preços dos ativos, com utilização de “stops” para limitar as possíveis perdas.
  • Ação é uma fração do capital de uma empresa que é negociada no mercado. É um título de renda variável, ou seja, um investimento no qual a rentabilidade não é preestabelecida, varia conforme as cotações de mercado. O investimento em ações é um investimento de alto risco e os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, de forma expressa ou implícita, é feita neste material em relação a desempenhos. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, os eventos específicos da empresa e do setor podem afetar o desempenho do investimento, podendo resultar até mesmo em significativas perdas patrimoniais. A duração recomendada para o investimento é de médio-longo prazo. Não há quaisquer garantias sobre o patrimônio do cliente neste tipo de produto.
  • O investimento em opções é preferencialmente indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. No mercado de opções, são negociados direitos de compra ou venda de um bem por preço fixado em data futura, devendo o adquirente do direito negociado pagar um prêmio ao vendedor tal como num acordo seguro. As operações com esses derivativos são consideradas de risco muito alto por apresentarem altas relações de risco e retorno e algumas posições apresentarem a possibilidade de perdas superiores ao capital investido. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto.
  • O investimento em termos são contratos para compra ou a venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado. O prazo do contrato a Termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo o prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias corridos. O preço será o valor da ação adicionado de uma parcela correspondente aos juros – que são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato. Toda transação a termo requer um depósito de garantia. Essas garantias são prestadas em duas formas: cobertura ou margem.
  • O investimento em Mercados Futuros embute riscos de perdas patrimoniais significativos. Commodity é um objeto ou determinante de preço de um contrato futuro ou outro instrumento derivativo, podendo consubstanciar um índice, uma taxa, um valor mobiliário ou produto físico. É um investimento de risco muito alto, que contempla a possibilidade de oscilação de preço devido à utilização de alavancagem financeira. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto. As condições de mercado, mudanças climáticas e o cenário macroeconômico podem afetar o desempenho do investimento.
  • ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO.
  • A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


    Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.