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Nikeland no metaverso – 🌎RADAR GLOBAL

Ford vs. Rivian, resultados do Zoom e Nikeland no Roblox

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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem negativas (EUA 0% e Europa -0,9%) enquanto investidores digerem a nomeação do Jerome Powell para continuar por mais 4 anos à frente do Federal Reserve. Ainda nos EUA, o volume de negociações do mercado deverá permanecer baixo até o final da semana com o feriado de Thanksgiving nesta quinta-feira. Na Europa, o foco ficará na prévia do PMI da zona do Euro que dará indícios sobre a saúde da retomada econômica do continente com o avanço dos novos casos de COVID-19. Na China, o índice de Hang Seng (-1,2%) encerrou no nível mais baixo das últimas 6 semanas com empresas de tecnologia estendendo perdas e o Alibaba (-3%) caiu para a sua mínima desde junho de 2017; ações locais (CSI 300), menos expostas ao escrutínio regulatório das Big Techs fecharam no zero a zero. Por fim, o petróleo (-1,3%) estendeu suas quedas com expectativas de que os EUA, em conjunto com outros países, poderão anunciar a liberação de suas reservas estratégicas da commodity ainda hoje.

Coronavírus: A chanceler alemã, Angela Merkel afirmou que medidas mais restritivas precisam ser tomadas para a contenção da COVID-19 no país e ministro da saúde ainda “não desconsidera a possibilidade de um novo lockdown“. O número de casos na Alemanha tem disparado, ameaçando a saúde de idosos cujas duas primeiras injeções da vacina foram ainda no início do ano.

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EMPRESAS

Zoom reporta receita em linha com o esperado pelo mercado: A plataforma de videoconferências Zoom (Z1OM34) reportou nesta segunda-feira uma receita do 3º trimestre de US$ 1,05 bi vs. US$ 1,02bi, em linha com as expectativas do mercado e 35% mais alta quando comparada com o mesmo período do ano passado; o lucro por ação foi de US$ 1,17, superando os US$ 1,11 do consenso. Apesar da desaceleração “pós-pandemia”, a empresa conseguiu manter um crescimento robusto, mas alertou que após o segundo trimestre, à medida que mais pessoas voltam aos escritórios e escolas, suas receitas podem ser afetadas. A plataforma de eventos que foi lançada recentemente e pode hospedar conferências em grande escala, juntamente com o Zoom Phone e Zoom Rooms ajudou a empresa a competir melhor com outras plataformas rivais como o Microsoft Teams (MSFT34), Cisco (CSCO34), Webex e Slack. Olhando para o futuro, a empresa projeta uma receita para o ano fiscal entre US$ 4,079 a US$ 4,081 bilhões, representando +54% de crescimento a/a. Além disso, a companhia espera se tornar uma plataforma indispensável para que empresas, indivíduos e desenvolvedores no mundo híbrido e flexível do trabalho.

Ford Motors Co. desiste de parceria com a Rivian Automotive Inc: A montadora de veículos americana decidiu abandonar os planos de desenvolver um veículo elétrico em conjunto com a startup após longo período de discussões. A Ford já vinha dando sinais de distanciamento da favorita da Amazon, cancelando planos de desenvolver o EV Lincoln e outros projetos consecutivos. A empresa tem escalado sua própria estratégia de elétricos, já havendo uma alta demanda dos modelos F-150 e Mustang Mach-E. Ambas optaram por focar em suas próprias marcas, entregas e projetos, embora ainda sejam aliadas. O CEO da Ford afirma sua confiança na companhia para conquistar espaço na indústria de veículos elétricos.

Com a notícia, as ações da Rivian despencaram -13,8% na Nasdaq no pregão desta segunda-feira devido ao anúncio da Ford ao passo que ações da última subiram +4,9% na bolsa americana. A montadora possui uma participação de 12% na startup, com uma contribuição inicial de US $500 milhões em 2019 e mais US$ 1,2 bilhão em rodada subsequente, tendo alta valorização do seu investimento com a abertura de capital da Rivian em novembro. Atualmente, startup apresenta um valuation de US $115 bilhões, ultrapassando a capitalização de mercado da Ford.

Nike cria mundo virtual em parceria com a Roblox: A Nike (NIKE34) anunciou nessa segunda-feira que vai entrar em um novo segmento, os jogos online; a empresa vai criar um mundo virtual chamado Nikeland na plataforma de jogos online da Roblox. À medida que o metaverso se torna mais importante, a Nike vê o valor em se conectar com uma nova geração e fazer com que eles se fidelizem à marca, podendo eventualmente se traduzir em vendas no mundo real.

A Nikeland será gratuita por enquanto e incluirá edifícios, campos e arenas da marca para os jogadores competirem em vários mini jogos. Pouco a pouco a empresa planeja integrar momentos online que simulem eventos esportivos globais como a Copa do Mundo e o Super Bowl. Além disso, os usuários também poderão entrar em um showroom digital para vestir seu avatar com produtos da Nike e conferir as ofertas dos lançamentos da empresa. Matt Friend, CFO da companhia afirmou que “O digital está cada vez mais se tornando parte da jornada de compra de todos e estamos bem posicionados para alcançar nossa visão de um negócio 40% digital até o ano fiscal de 2025”. Em setembro, nos seus resultados do terceiro trimestre, a Nike havia informado informado que as vendas digitais da marca aumentaram +29% ano a ano.

ANÁLISE

Fonte: Goldman Sachs

Hedge funds (fundos multimercado) historicamente caros?  Segundo o gráfico acima, do Goldman Sachs, a exposição dos fundos multimercado a empresas com múltiplo de Valor da empresa/Vendas (EV/Sales) acima de 10x se encontra em torno dos 34%. Traçando um comparativo, apenas 23% das empresas do índice Russel 3000, composto pelas 3 mil maiores empresas do mercado americano, possuem um múltiplo nesta magnitude. De acordo com o gráfico, esta maior exposição à empresas de crescimento ocorreu à partir de 2020, quando o Federal Reserve reduziu a taxa de juros e injetou liquidez na economia. Este cenário favoreceu empresas de crescimento, uma vez que ele reduziu a taxa de desconto nos modelos dos analistas, além de ter tornado ativos de renda fixa menos atrativos. Por outro lado, no momento atual, o mercado precifica um aumento da taxa de juros americana para meados de 2022, e alguns analistas começam a projetar um aumento ainda mais rápido que o esperado. Tendo isso em vista, os fundos multimercado nos EUA parecem estar mais expostos ao risco do que no seu passado, visto que ações de crescimento são mais sensíveis às taxas de juros do que empresas de valor e com múltiplos menos elevados.

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