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Banco do Brasil (BBAS3): Feedback BB Day 2021

O Banco do Brasil sediou hoje o BB Day 2021 com a presença dos principais executivos da empresa.

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O Banco do Brasil sediou hoje o BB Day 2021 com a presença dos principais executivos da empresa. O evento abordou os seguintes temas: i) Transformação cultural; ii) Relacionamento com o cliente; iii) Transformação digital; iv) Agronegócio; e v) Riscos e Sustentabilidade. A principal mensagem da gestão foi a importância do negócio orientado ao cliente e a integração dos canais físicos e digitais para se adaptar ao atual cenário competitivo. De maneira geral, temos uma visão positiva do evento e reiteramos nossa recomendação de Compra para o BB com preço-alvo de R$ 52,0/ação, com base em: i) Múltiplos atrativos, atualmente negociando a 0,6x P/VP 2021; ii) Dividend yield atraente, pois vemos um dividend yield de 15% em 2022; e iii) Operacionalmente defendida, com participação relevante de crédito consignado e rural na carteira.

Principais tópicos

Transformação Cultural. O Sr. Ênio Mathias, Vice-presidente Corporativo, comentou sobre a necessidade da companhia de manter sua identidade e ainda ter a capacidade de se adaptar às novas gerações. Para isso, o BB vem investindo em 3 principais frentes: i) acelerar a transformação digital; ii) integrar os canais físicos e digitais do banco; e iii) oferecer treinamentos aos seus colaboradores para valorizar e reter talentos. Por fim, lembramos também que o banco abriu um concurso que contará com a contratação de 1500-2000 funcionários ao ano para agentes comerciais e de tecnologia, assim, renovando o quadro de colaboradores.

ESG (Ambiental, Social e Governança). O Sr. Ênio Mathias ainda comentou sobre o compromisso com a diversidade de gênero e raça. Com isso, o banco pretende desenvolver ações que promoverá maior igualdade de oportunidades e alcançar 23% de pretos e pardos e 30% de mulheres em cargos de liderança até 2025.

Relacionamento com Clientes. O Sr. Carlos Motta, Vice-presidente de Negócios de Varejo, e o Sr. João Carlos, Vice-presidente de Negócios de Atacado, comentaram sobre como manterão o cliente no foco de sua estratégia.

  • Varejo. No lado do Varejo, o Sr. Carlos Motta discorreu sobre os 3 principais focos: i) personalizar o relacionamento por meio de inteligência analítica; ii) oferecer uma experiência integral dos canais; e iii) adaptar às tendências do varejo, com maior aproximação do público jovem e universitário. Sobre os níveis de satisfação, o BB comentou que a nota média dos atendimentos em agosto foi de 4,8 (escala de 1 a 5).
  • Atacado. No lado do atacado, o Sr. João Carlos comentou sobre a reorganização do segmento que contou com a segregação do atendimento Corporate e Large Corporate e a concentração dos esforços em clientes de faturamento até R$800 milhões. Com isso, o BB busca conhecer melhor seus clientes e aprimorar seu relacionamento. Por fim, o BB pretende focar em: i) agronegócio, oferecendo crédito e serviços para PMEs e produtores rurais; e ii) originação no mercado de capitais e banco de investimentos por meio da parceria com o UBS que, durante o primeiro semestre de 2021, contou com a execução de 116 operações com volume total de R$93 bilhões e possui 78 mandatos em execução e 130 operações no pipeline.

Transformação Digital. O Sr. Marcelo Cavalcante, Vice-presidente de Desenvolvimento de negócios e tecnologia, o Sr. Pedro Bramont, Diretor de negócios digitais, e o Sr. Rafael Giovanella, Gerente da unidade cyber e prevenção a fraudes, comentaram sobre a integração dos canais físicos e digitais para alcançar uma estrutura mais leve. Com isso, o foco do banco na frente de inovações serão: i) contribuir com o crescimento do banco com novas soluções de negócios; ii) melhorar a experiência do cliente; e iii) ganho de eficiência operacional, com soluções de assistentes virtuais. Além disso, o BB tem investido fortemente na área de segurança cibernética para garantir os níveis de segurança e fluidez mesmo com os requisitos do Open Finance.

Agronegócio. O Sr. Renato Naegele, Vice-presidente de Agronegócios, comentou sobre a perspectiva positiva para o agronegócio e dos avanços digitais para agregar no atendimento especializado ao segmento com consultores virtuais. Lembramos que o BB disponibilizou R$135 bilhões no Plano Safra 2021-2022, o maior valor já disponibilizado.

Riscos e Sustentabilidade. A Sra. Ana Paula Teixeira, Vice-presidente de Controles internos e Gestão de riscos, e o Sr. Antônio Barreto, Vice-presidente de Governo e Sustentabilidade, comentaram sobre como a tecnologia permitiu antecipar possíveis situações críticas ao banco com a utilização de dados, e o direcionamento sustentável da carteira em todos os segmentos, que totaliza atualmente R$258 bilhões da carteira com características ASG.

Destaques das Perguntas e Respostas

  • Risco de interferência política: maioria do conselho é independente, com sólida estrutura de governança e Novo Mercado;
  • Múltiplos vs pares: níveis de desconto acima das médias históricas, enquanto o BB trabalha pare reduzir a diferença de rentabilidade vs players privados;
  • Agências: foco no “phygital”: estrutura mais leve com foco no aplicativo/digital;
  • Risco de crédito: baixa inadimplência (1,8% – julho) e alto índice de cobertura;
  • Estratégia para aumentar o ROE: melhora de mix com portfólio mais rentável; alta de juros e níveis de provisionamento voltando aos patamares pré-pandemia também devem influenciar positivamente os níveis de retorno.
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