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Cyrela (CYRE3): Resultados ligeiramente positivos apesar de uma base de comparação anual mais forte

Confira nossa visão sobre os resultados da Cyrela (CYRE3) do 2T25

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A Cyrela apresentou resultados ligeiramente positivos, apesar das difíceis comparações ano a ano. A receita líquida aumentou para R$ 2,11 bilhões (+13% ano a ano, -3% em relação ao XPe), impulsionada pelas vendas sólidas da Vivaz e da Cyrela. A margem bruta ficou estável em relação ao ano anterior, em 32,7%, apoiada pelo aumento das margens no segmento MCMV (+6 p.p. ano a ano), mas compensada pelas margens ligeiramente mais baixas da Cyrela. O EBITDA atingiu R$ 462 milhões (-6% em relação ao ano anterior), auxiliado por maiores receitas de participações e despesas administrativas e gerais controladas, mas prejudicado pelo aumento das despesas comerciais e comparações difíceis em relação ao ano anterior devido à venda das ações da Cury no segundo trimestre de 2024. O lucro líquido diminuiu para R$ 388 milhões (-6% em relação ao ano anterior, -12% em relação ao XPe, -7% em relação ao consenso), impactado por comparações difíceis, apesar dos resultados financeiros mais sólidos da Cash-Me. Isso resultou em um ROE UDM sólido de 19,5% (+4 p.p. em relação ao ano anterior, -1,4 p.p. em relação ao trimestre anterior). Por fim, a Cyrela registrou uma queima de ciaxa de R$ 392 milhões, principalmente devido a saídas de caixa para aquisições de terrenos e construção, em nossa opinião.

Receita líquida

A receita líquida atingiu R$ 2,11 bilhões, um aumento de 13% A/A e 8% T/T, ligeiramente abaixo de nossas estimativas e do consenso em 3% e 4%, respectivamente. Esse crescimento foi sustentado por (i) vendas líquidas elevadas da Vivaz (+179% A/A), que contribuíram para um aumento de 68% A/A nas receitas de MCMV, e (ii) desempenho sólido e sustentado da Cyrela, com receitas 8% A/A e vendas 14% A/A. Além disso, as receitas do backlog aumentaram 36% A/A, para R$ 9,8 bilhões, acompanhando o crescimento das vendas líquidas.

Margem bruta

A margem bruta ficou praticamente estável A/A, em 32,7% (-10 pb A/A), ligeiramente abaixo de nossas estimativas (-30 pb em relação ao XPe). A melhoria da rentabilidade no segmento MCMV, com margens subindo para 33,2% (+6 p.p. A/A), foi compensada por margens ligeiramente mais baixas da Cyrela (-2,4 p.p. A/A). As margens da carteira de pedidos permaneceram estáveis A/A e T/T em 36,3%.

EBITDA

O EBITDA atingiu R$ 462 milhões (-6% A/A, +13% T/T), ficando 14% abaixo de nossas estimativas. O EBITDA foi apoiado por (i) aumento da receita de R$ 140 milhões (+20% A/A) devido ao forte desempenho da joint venture e (ii) controle das despesas administrativas (-50 pb como porcentagem da receita T/T e estável A/A). No entanto, as despesas comerciais aumentaram para R$ 226 milhões (26% acima do XPe), impulsionadas pela expansão dos lançamentos e vendas da Cyrela. Além disso, os resultados dos investimentos diminuíram acentuadamente A/A devido às comparações difíceis com o 2T24, quando as ações da Cury foram vendidas, parcialmente compensadas pela venda das ações da PLPL no 2T25.

Lucro líquido

O lucro líquido atingiu R$ 388 milhões (-6% A/A, +18% T/T), abaixo de nossas estimativas em 12% e do consenso em 7%. O resultado final foi beneficiado por (i) crescimento da receita, (ii) margens sólidas sustentadas e (iii) melhores resultados financeiros (+49% A/A, +13% T/T) impulsionados pela Cash-Me (+24% T/T). No entanto, foi prejudicado pela comparação difícil com o 2T24, quando os resultados foram impulsionados pela venda das ações da Cury. Isso levou a um ROE UDM de 19,5% (+4 p.p. A/A, -1,4 p.p. T/T), mantendo níveis sólidos.

Geração de caixa

O fluxo de caixa livre registrou um consumo de R$ 392 milhões, em comparação com uma geração de R$ 71 milhões no 1T25, impulsionado pelo aumento dos desembolsos em terrenos e construção, em nossa opinião.

Nossa visão

acreditamos que a Cyrela apresentou resultados ligeiramente positivos, apesar das difíceis comparações A/A. Os pontos positivos incluem (i) sólida expansão da receita, apoiada por fortes métricas operacionais, (ii) margens brutas sustentadas com melhoria da lucratividade da Vivaz, (iii) aumento da participação no lucro e (iv) forte desempenho da Cash-me. No lado negativo, despesas comerciais acima do esperado levaram a um resultado final abaixo do esperado, e houve queima de caixa devido às maiores demandas de capital de giro. Mantemos nossa visão positiva sobre o nome, com um preço-alvo para o final do ano de 2026 de R$ 37,0/ação.

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