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Mercado Livre (MELI): Resultado fraco no 2T; Sentindo o impacto da concorrência crescente e investimentos de longo prazo

O Mercado Livre reportou resultados do 2T25. Veja mais detalhes abaixo

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O Mercado Livre reportou resultados mais fracos no 2º trimestre, alinhados aproximadamente às nossas estimativas, mas abaixo do consenso. O crescimento da receita permaneceu sólido, mas a margem EBIT sofreu pressão ano a ano (-2,2 p.p contra -1,9 p.p da XP e -1 p.p do consenso Bloomberg), devido aos investimentos de longo prazo da empresa, principalmente em marketing, frete grátis e crescimento do crédito.

Ainda é cedo para aceleração da receita no comércio. O GMV total cresceu 37% (Câmbio Neutro), com crescimento sólido em todas as geografias chave – Brasil (+29%), Argentina (+75%) e México (+32%), este último enfrentando ventos contrários em uma categoria de alto preço médio no 1T. No Brasil, observamos que os itens vendidos aceleraram para +34% em junho após a empresa reduzir o limite para frete grátis, alcançando +26% no trimestre, enquanto a aceleração do GMV foi mais suave devido ao menor preço médio dos pedidos. Na Argentina, o crescimento permaneceu sólido, apoiado pelo mix (maior participação de produtos premium), lançamento do MELI+, maior penetração e parcelas incrementais financiadas pelo MELI. A taxa de take rate consolidada subiu 1,7 p.p ano a ano para 25,2% (Ads +0,3 p.p, 1P +1,6 p.p), levando a receita consolidada do comércio a crescer 45% ano a ano (Câmbio Neutro).

Rentabilidade como ponto negativo, conforme esperado. A margem bruta caiu 1,10 p.p ano a ano, provavelmente puxada pela redução da receita de frete devido à implementação do limite reduzido para frete grátis no Brasil. A margem EBIT caiu 2,2 p.p ano a ano (-0,20 p.p abaixo da nossa estimativa), pois os maiores investimentos em marketing e as maiores provisões para crescimento da carteira de crédito mais do que compensaram a diluição das despesas com desenvolvimento de produtos e administrativas. Na análise geográfica, o Brasil foi o ponto mais fraco, com contribuição de margem caindo 8,7 p.p ano a ano, enquanto a Argentina caiu 0,9 p.p e o México foi o único país com expansão de margem (+1,60 p.p ano a ano).

Dinâmica do NIMAL em evolução conforme o planejado. Para o Mercado Crédito, a carteira total cresceu 91% ano a ano (+US$ 1,6 bi trimestre a trimestre), ainda apoiada pelo crescimento dos empréstimos com cartão de crédito (+US$ 771 milhões trimestre a trimestre), com o Brasil sendo o principal impulsionador do crescimento sequencial da carteira, mas o México registrando o maior aumento nominal trimestre a trimestre. Quanto ao NIMAL, ficou em 23%, -1,9 p.p contra a XP e -8,1 pontos percentuais ano a ano, devido à maior penetração do cartão de crédito e à movimentação da empresa para o segmento premium na frente dos comerciantes. O TPV total cresceu 61% ano a ano (Câmbio Neutro).

Resultado líquido abaixo do esperado devido a perdas cambiais. O lucro líquido atingiu US$ 523 milhões (-14% contra a XP e -1,5% ano a ano), devido à queda nos resultados operacionais e ao aumento das perdas cambiais (US$ 117 milhões) devido à maior posição líquida em ativos da empresa no país desde a estabilização da economia.

Pontos interessantes: i) A inadimplência entre 15 e 90 dias melhorou em todos os principais países e produtos, atingindo 6,7% no trimestre (-1,50 p.p ano a ano e trimestre a trimestre), enquanto a inadimplência acima de 90 dias permaneceu estável ano a ano; ii) A Safra de 2023 do Brasil atingiu NIMAL positivo, levando o NIMAL do cartão de crédito do país a atingir o ponto de equilíbrio no 2T; iii) A empresa observou que continua a ver demanda por frete rápido (e pago) abaixo do limite de R$ 79 no Brasil; iv) O Mercado Pago teve o maior aumento nominal de ativos sob gestão trimestre a trimestre no Brasil, México e Chile, atingindo US$ 13,8 bilhões; v) Todos os KPIs monitorados desde a redução do limite para frete grátis estão evoluindo na direção certa, embora o Mercado Livre tenha ressaltado que se trata de um investimento de longo prazo.

Tabela de comparação: Estimativas vs. Resultados Divulgados

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